A ABRASEL RJ, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Rio de Janeiro, lançou uma cartilha com novas medidas para restaurantes e bares do Rio pós Covid-19. Por enquanto, ainda não há uma data definida para a retomada destas atividades no estado do Rio. Mas, a futura e gradual volta certamente exigirá uma série de cuidados. Portanto, todas as recomendações, que vão desde à organização dos estabelecimentos à maneira de realizar os pagamentos, seguem as orientações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e da OMS (Organização Mundial da Saúde). Vamos conhecê-las? Aproveite para ler também sobre delivery na Barra da Tijuca, delivery de hambúrguer e até delivery de drinques durante a quarentena.

+Onde comprar máscaras de tecido no Rio

Novas medidas para Restaurantes e Bares do Rio pós Covid-19

O documento, gratuito e disponível no site, reúne dezenas de dicas sobre orientações para a equipe, para os clientes e adaptação dos ambientes. A ideia é munir os bares e restaurantes de informações confiáveis sobre quais procedimentos seguir, fortalecendo a confiança das equipes e clientes de que aquele estabelecimento está preparado e seguindo as orientações de higiene e saúde.

+Tour virtual pelo Rio de Janeiro
+O futuro das viagens depois da pandemia

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Novas medidas para Restaurantes e Bares do Rio

A Cartilha

Confira algumas das medidas:

  • Diminuir a capacidade de público do estabelecimento, de modo que seja possível uma separação mínima de 1m (um metro) entre as cadeiras ou 2m (dois metros) entre as mesas.
  • Repensar o modelo do cardápio. Se não for possível abolir o menu físico (escrevendo os itens em uma lousa, por exemplo), prepare um modelo plastificado, que possa ser higienizado após o uso. Além disso, outra ideia é ter um cardápio digital, que o cliente pode acessar lendo um QR Code pelo celular.
  • Reforçar as boas práticas na cozinha e reservar espaço para a higienização prévia dos alimentos crus, como, por exemplo, frutas, legumes e verduras. Existem produtos específicos no mercado. Ou usar uma solução de água sanitária na proporção de 10 ml (veja no rótulo se pode ser usada para alimentos) para 1 litro de água. Deixe os alimentos na solução por 10 minutos e depois enxágue em água corrente.
  • Disponibilizar álcool em gel 70% para os clientes, na entrada e em pontos estratégicos do estabelecimento.
  • As comandas individuais em cartão devem ser higienizadas a cada uso.
  • Reforçar a higienização do piso e de superfícies com detergente e sanitizantes adequados, seguindo as orientações do fabricante. Existem no mercado produtos químicos 2 em 1, ou seja, detergente e sanitizante juntos no mesmo produto.

Por Duda Vétere. Maio 2020.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.