Colômbia

2º melhor restaurante da América Latina – El Chato: onde comer em Bogotá

Publicado por
Renata Araujo

A culinária latino-americana está fervilhando, e Bogotá é uma cidade a ser observada com carinho por quem busca experiências gastronômicas excepcionais. Estive recentemente na capital colombiana e fiquei impressionada! Sem falar na variedade de ecossistemas do país, com os oceanos Pacífico e Atlântico, as montanhas dos Andes, a floresta amazônica e os impressionantes vales e planícies, que refletem diretamente na sua cultura e cozinha. Portanto, o número de restaurantes colombianos na lista dos 50 melhores da América Latina e do mundo é notório, impulsionada pelo talento culinário local. É em Bogotá, por exemplo, que fica o 2º melhor restaurante da lista do Latin America’s 50 Best Restaurants. o El Chato, onde tive uma experiência de alto nível que você lê em detalhes logo abaixo.

Além disso, a cidade é conhecida por sua abundância de comida de rua, oferecendo várias empanadas, arepas e chicharrón, assim como mercados de alimentos, que são de interesse tanto para os locais quanto para os turistas. Confira então neste post todas as nossas dicas de onde comer em Bogotá!

Aliás, se você tem planos de viajar para Bogotá, não esqueça de conferir aqui nossa seleção dos melhores hotéis e de reservar com o Booking, nosso parceiro! Não muda nada e desta maneira você consegue nos ajudar a monetizar nosso trabalho.

2º melhor restaurante da América Latina

Localizado em um imponente casarão de dois andares, recém reformado, o El Chato também figura na lista dos melhores restaurantes do mundo pelo 50 Best, na 25ª colocação. Com ambientes de muito bom gosto, elegantes, porém casuais, no primeiro piso são servidos os pratos à la carte, enquanto o segundo, com a famosa biblioteca de especiarias e a moderna cozinha aberta, é dedicado ao menu degustação. Enquanto isso,a trilha sonora pop e rock’n roll ajuda os comensais a entrarem no clima da contemporaneidade do restaurante casual de alta gastronomia e com serviço bilíngue extremamente ágil. À frente do segundo melhor restaurante da América Latina está o premiado chef Álvaro Clavijo, que retornou ao país há alguns anos, depois de passar por algumas das melhores cozinhas da Europa e América do Norte, como, por exemplo, Per Se e L’Atelier de Joël Robuchon em Paris.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Na fachada do 2º melhor restaurante da América Latina
Ambiente do El Chato
Renata Araújo e o chef Alvaro Clavijo
A cozinha aberta, onde podemos acompanhar o balé dos cozinheiros

El Chato em Bogotá

De fato, o chef leva a gastronomia colombiana a outro patamar, usando os melhores ingredientes locais, vindos de propriedades da zona rural, super frescos. Portanto, um bistrô moderno que mostra a incrível biodiversidade do país através de seu cardápio. Álvaro mescla pratos locais clássicos e adiciona toques únicos que surpreendem colombianos e turistas, que visitam a casa com frequência. Embora o menu mude sazonalmente, alguns pratos se tornaram assinatura, como, por exemplo, os Corações de frango com batatas fermentadas, cream cheese salgado e azedinha, e o Milho baby com consomé de manteiga marrom, queijo frito e crumble de milho. Não à toa, o melhor restaurante da América Latina!

Reservas e valores no site. End: Calle 65 # 4-76

Ostras com erva cidreira
Menu degustação no El Chato
Pratos frescos e saborosos
Certamente uma experiência fora de série em Bogotá
Delicadeza nas etapas do menu do 2º melhor restaurante da América Latina

Aproveito para destacar, além do melhor restaurante da América Latina, mais dois lugares fantásticos em Bogotá, premiados, que tive a chance de conhecer e ter experiências sensacionais!

Humo Negro – premiado restaurante em Bogotá

Este é mais um restaurante colombiano presente na lista do Latin America‘s 50 Best Restaurants, em 44º lugar, e onde tive uma experiência gastronômica fantástica! Idealizado pelo chef Jaime Torregrosa, o Humo Negro é um izakaya, aquele bar japonês, só que no caso, colombiano, que oferece tanto menu degustação quanto à la carte. Depois de anos anos trabalhando como chef de cozinha no renomado El Chato, Jaime deu início à uma aventura solo com a criação do Humo Negro (que significa ‘fumaça preta’). Afinal, da sua inventiva churrasqueira que se adapta de várias formas saem receitas consistentes e inventivas. Certamente um restaurante criativo e sofisticado, que busca unir sabores nórdicos, japoneses e latino americanos, usando insumos nacionais.

Renata Araújo no Humo Negro
Otimos drinques em ambiente agradavel
Chef Jaime Torregrosa
Detalhes dos snacks do menu
Cozinha do Humo Negro

Mas o ambiente é descontraído, dialoga com arte e tem murais grafitados na varanda. Com foco em produtos sustentáveis da Colômbia, o chef utiliza ingredientes como, por exemplo, o pirarucu, e compra de fornecedores responsáveis, ajudando assim a proteger a Amazônia e apoiando as comunidades locais de pescadores. Os pratos do à la carte são ideais para serem compartilhados, enquanto o menu degustação conta com ostras colombianas à la parrilla, barriga de pirarucu com fruta camu camu, arroz amanteigado e sorvete de coco torrado com nibs de cacau e quinoa. Já a criativa harmonização é feita pelo craque Manuel Barbosa, sócio do restaurante.

Reservas online. End: Cra. 5 #56-06, Chapinero

Delicadeza das ostras
Ambiente descontraído e grafitado
Chef Jaime Torregrosa e Manuel Barbosa
Renata Araújo no Humo Negro
O bar do Humo Negro

Debora

No bairro de Chapinero, ao lado de outros grandes nomes da gastronomia colombiana, o Debora traz ingredientes de rio, costa e campo, com uma pitada de Caribe. O chef Jacobo Bonill, com ampla experiência em fine dining, faz uma cozinha autoral em versão à la carte, como também em menu degustação. Sempre privilegiando produtos locais, frescos e sazonais, Jacobo se concentra no ingrediente – orgânico – e na técnica. Assim, os pratos apresentam sempre dinamismo e são repletos de cores e texturas. Destaque para o chipi chipi (uma pequena amêijoa do Caribe) em um ensopado de pimenta doce e leite de coco, acompanhado de arepa de banana verde (pão de milho).

Mais uma experiência incrível em Bogotá
A delicadeza e atenção na cozinha
Chef Jacobo Bonill explicando os pratos
Atum com azeitona, clorofila e legumes em uma das etapas do menu
Frango estufado, feijão bóer e leite de coco

O ambiente do Debora é estiloso e moderno, com cozinha aberta e luz baixa seduz pelo cuidado em todos os detalhes: a apresentação dos seus pratos, a combinação dos sabores, a qualidade dos seus ingredientes e a sua atmosfera moderna e suntuosa. Além disso, tem uma carta de vinhos de primeira! O sócio e diretor de bebidas Valentino Galán tem consistente carreira, tendo passado por restaurantes premiados, como, por exemplo, Central, Kjolle e Mil no Peru e contribui com sua vasta experiência, além de expertise na arte de receber.

Reservas pelo site. End: Cl. 69 #4-80, Chapinero

Renata Araujo e o chef Jacobo Bonill
Ambiente do Debora

Aproveite para ler também:

Onde comer em Bogotá

Andrés Carne de Res

Restaurante bem tradicional e famoso de Bogotá, com mais de 30 anos. Há várias casas pela capital colombiana, mas a original fica em Chia, município que fica a 27km de Bogotá. Se você fizer o passeio para a Catedral de Sal de Zipaquirá, por exemplo, pode parar na volta para almoçar. O espaço é enorme e a decoração é inusitada, muito diferente. O cardápio traz comidas típicas colombianas, então, se você quer conhecer mais da gastronomia local, está no lugar certo. Já o restaurante que fica em Bogotá tem 4 andares e funciona como bar e balada. Além disso, é cheio de performances e vai literalmente do “céu” ao “inferno”, passando pelo purgatório.

Casa San Isidro

No topo do Cerro Monserrate, importante santuário da cidade a 3.150 metros acima do nível do mar, o restaurante francês existe há mais de 40 anos. Certamente é uma ótima dica para quem fizer este passeio. O ambiente é super acolhedor, todo de madeira, com uma lareira e uma vista linda para Bogotá. Conhecido por sua tradição europeia, o menu reúne pratos feitos com ingredientes frescos e locais da maior qualidade, entre peixes, carnes, aves e opções vegetarianas.

Tradicional restaurante no topo do Monserrate
Vista do restaurante

Castanyoles

Restaurante mediterrâneo do Hotel Four Seasons Casa Medina, inspirado em clássicos da cozinha espanhola. Um dos ambientes é um lindo pátio interior em forma de estufa, com jardim, decoração de bom gosto, e à noite ideal para um jantar a dois. O bar também é ideal para um drinque antes ou depois da refeição. Além disso, o restaurante tem uma boa carta de vinhos, assim como várias opções de sangria. Entre os pratos exclusivos do menu, por exemplo, estão o Gambas Pil Pil, receita clássica da Espanha com camarões, smoke sweet chili powder, alho frito e pão sourdough.

End: Cl. 69a #6-24, Chapinero

Lindo ambiente do restaurante
Renata Araújo em 2016 no Castanyoles
Gambas Pil Pil, um dos carros-chefe da casa

Central Cevicheria

O restaurante conta com quatro unidades em Bogotá, e fui na que fica na Zona T, bem ao lado do Four Seasons. O ambiente é bem espaçoso, com salão interno e varanda climatizada, descontraído e familiar, ao som de música caribenha. No menu, peixes frescos, ceviches, naturalmente, assim como paellas, tiraditos, sopas e saladas. Certamente uma boa dica de onde almoçar em Bogotá.

Fachada do Restaurante
Balcão com mesinhas
Otimo lugar para quem gosta de peixes e frutos do mar
Iscas de Camarões
Central Cevicheria em Bogotá

Mercado Paloquemao

Os mercados de rua também são uma ótima maneira de conhecermos mais sobre a gastronomia local. Frequentado por moradores, alguns dos melhores ingredientes de chefs renomados saem de lá. O Mercado Paloquemao, que tem mais de 50 anos, é um enorme e rico labirinto de frutas, vegetais, peixes, flores e ingredientes frescos. Há alguns anos era complicado transportar ingredientes pelo país, mas a cena mudou e a disponibilidade de produtos indígenas exóticos é farta. Recomendo o tour guiado (fiz com a Foodies e adorei!), e vá com fome pois há diferentes degustações, como de queijos, além da harmonização de café, licor e cacau.

O tour que fiz na Foodies tem duração de duas horas e US$43 a US$80 por pessoa, em inglês ou espanhol. End: Av. Cdad. de Lima #25-04.

Mercado de rua em Bogotá
Variedade incrível de frutas
Com os guias do Foodies
Muitos produtos locais
Peixes e frutos do mar frescos
Degustações variadas

Osaka

Restaurante de culinária nikkei, ou seja, com influências japonesas e peruanas, que está presente em diversas cidades, como, por exemplo, Lima, Santiago, Buenos Aires, Miami e até São Paulo. No menu, pratos que fazem mescla da precisão japonesa com ousados ​​sabores peruanos. Ele é dividido entre ceviches, tiraditos, nigiris, makimonos, assim como receitas autênticas do Peru.

End: Kr 13 #8525

Renata Araújo no Osaka
O bar do Osaka em Bogotá
Gyozas no menu
SushiBar do Osaka

Ushin Japanese & Grill

O restaurante japonês do Grand Hyatt Bogotá fica no 14º andar e tem uma vista 360º linda da cidade. Além disso, o ambiente é super elegante, com cozinha aberta e um bar ideal para drinques antes do jantar. No cardápio, pratos deliciosos da culinária oriental, como, por exemplo, gyozas, tempuras e stir fry, combinados de sushis e sashimis, assim como carnes preparadas no carvão Binchotan. Além disso, há também a opção de um menu degustação de cinco tempos.

End: Cl. 24a #57-60

Menu oriental do Ushin
Vista panorâmica de Bogotá
Cozinha aberta
Vista linda da cidade

Por Renata Araújo e Duda Vétere. Setembro de 2024.
Fotos: Duda Vétere, Renata Araújo e Divulgação

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a SegurosPromo e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Ara: restaurante de sobremesas em São Paulo

Primeiro estabelecimento do gênero no país, o restaurante de sobremesas em São Paulo tem uma…

1 dia atrás

Tijolada, novo bar em Ipanema do chef Thomas Troisgros

A essência do boteco carioca está presente no Tijolada, o novo bar em Ipanema do…

3 dias atrás

Os 50 anos do Sheraton Grand Rio, clássico hotel de luxo no Leblon

Os 50 anos do Sheraton Grand Rio, clássico hotel de luxo no Leblon. Que honra…

4 dias atrás

Casa Lucia: hotel boutique de luxo na Recoleta, em Buenos Aires

Casa Lucia: hotel boutique de luxo na Recoleta, em Buenos Aires. No bairro mais elegante…

5 dias atrás

A família Troisgros: o chef francês mais famoso do Brasil

Dinastia Troisgros: A família mais famosa da gastronomia brasileira. Com certeza você já ouviu falar…

1 semana atrás

Evento do chef Felipe Bronze na Serra do Rio une gastronomia e fogo

O estrelado chef realiza a primeira edição do seu evento autoral ''No Fogo com Bronze''.…

1 semana atrás