Petrópolis

Melhor hotel de Petrópolis: Solar do Império

Pelo charme de seu casario, temperaturas agradáveis e bons serviços, Petrópolis é um destino para se ir e retornar sempre. A Cidade Imperial tem muito a oferecer a seus visitantes, além de ar puro, tranquilidade e segurança em tempos de pandemia. A 1h30, porta a porta, do centro do Rio, o melhor hotel de Petrópolis, Solar do Império é tradicional e referência em hotelaria de luxo na região. Portanto, ele foi nossa escolha para um fim de semana em família tão relaxante quanto divertido. Aproveite para ler também sobre novos passeios com as vans do corcovado.

+Reserve AQUI seu passeio em Petrópolis.

+ Reserve seu hotel aqui por um melhor preço

Hotel tradicional em Petrópolis: um destino a se redescobrir

O hotel fica em dois lindos e recém-renovados casarões tombados pelo patrimônio histórico, na elegante Avenida Koeller, área central da cidade. Além disso, com paisagismo caprichado, o Solar se destaca no conjunto arquitetônico da rua.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

O hotel certamente tradicional da Cidade Imperial

Em meio a um passeio e outro pelos pontos turísticos de Petrópolis, como a Casa dos 7 erros (o nome oficial é Casa de Petrópolis Instituto de Cultura, e vale a pena desvendá-la), passamos dias deliciosos. Ficamos em uma das 25 suítes do palacete principal. Isso quer dizer que estávamos entre as piscinas, o jardim, e também o belo salão do restaurante Imperatriz Leopoldina.

O jardim é a melhor opção para aproveitar o ar puro

+10 Cuidados nos hotéis em tempos de pandemia

Suítes

O prédio principal data de 1875 e tem fachada neoclássica. Seu valor foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Aliás, o hotel recebeu a Princesa Isabel e seu marido, o Conde D’Eu, entre outros membros da corte de D. Pedro II.

Por isso, todas as suítes foram batizadas com nomes de figuras eminentes do Império. A nossa, por exemplo, era a D. Pedro I. Para quem celebra uma data especial, a dica é reservar a suíte master, que tem 38m2 e conta com acesso independente.

Nossa suíte, então, foi a D. Pedro I

A nossa acomodação também era digna da nobreza. Com pé direito alto, cama muito confortável, bom espaço de armários e TV a cabo, os quartos, como todo o hotel, foram revitalizados ano passado, após 14 anos desde que o Solar do Império abriu ao público.

Quarto bem confortável
O banheiro é lindo com uma decoração super delicada

Do nosso janelão, avistávamos o bem cuidado jardim, que tem no centro uma fonte. Pássaros, como, por exemplo, os quero-queros, embalam os dias com seus sons. Enquanto isso, os sapos-martelos fornecem a trilha sonora noturna.

+Os melhores restaurantes de Itaipava e arredores

Restaurante do melhor hotel de Petrópolis

Procurado pelos petropolitanos e por visitantes não hospedados no Solar, o Imperatriz Leopoldina fica num salão elegante, de frente para a Avenida Koeller. Era lá que ficava a antiga sala de estar da imponente construção original.

No café da manhã, por conta da pandemia, o bufê, de pães, bolos, frios, frutas e sucos, não está sendo montado. Portanto, o pedido é à la carte. E o hóspede continua podendo escolher comer onde quiser, na hora em que preferir – inclusive no jardim e na área da piscina. Ou seja, puro luxo! Aliás, essa possibilidade é destacada, na chegada, pelos atenciosos funcionários (tão prestativos que até conseguiram uma pipoca, fora do cardápio, para o meu filho ver um filme numa tarde chuvosa).

Para que os riscos sejam minimizados, o menu do restaurante pode ser acessado por um QR code, e o uso de máscara é requerido, como em todas as dependências comuns do hotel. Nos pratos, os chefs usam ingredientes frescos, comprados de produtores locais.

O restaurante é ótimo

+5 lugares perto do Rio para o fim de semana

Piscinas

O Solar do Império tem duas piscinas, que podem ser usadas sem agendamento, a qualquer hora do dia. Demos sorte de, apesar de o tempo instável, conseguir pegar sol na piscina aberta. Ela fica próxima a uma sala de ginástica e tem profundidade que permite que as crianças brinquem sem perigo.

Meu filho de 8 anos se apaixonou especialmente pela piscina coberta. Aquecida, e com uma cascata no meio, esta é contígua a duas saunas, uma seca e uma a vapor (para usá-las, é preciso agendar). Além disso, o ar fresco da serra à noite foi um convite para os banhos noturnos na água quentinha.

As piscinas são, certamente, pontos altos do hotel
A alegria do Vinicius ao chegar no hotel
Roberta e a família aproveitando a piscina do hotel

+Pousada Locanda della Mimosa, em Petrópolis

Localização do melhor hotel de Petrópolis

Certamente muito procurado para festas em tempos não pandêmicos, o Solar fica, então, na melhor localização possível para quem vai a Petrópolis para viajar ao tempo do Império. A pé, se chega ao Museu Imperial e ao Palácio de Cristal (presente do Conde D’Eu à amada Isabel). Ambos, neste momento ainda de cuidados sanitários, só podem ser admirados de longe. Entretanto, nada que comprometa a agradável estadia na eterna Petrópolis.

A localização é certamente privilegiada

Texto e fotos por Roberta Pennafort. Janeiro 2021.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a Seguro ilimitado e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Marina Moraes

Posts recentes

Onde comer hambúrguer no Rio: roteiro por bairros

Onde comer hambúrguer no Rio: roteiro por bairros

8 horas atrás

Hills, novo rooftop com vista para o Pão de Açúcar

Hills, novo rooftop com vista para o Pão de Açúcar, promete virar point entre cariocas…

2 dias atrás

Las Majadas: hotel de luxo nos arredores de Santiago

Las Majadas: sofisticado hotel perto de vinícolas no Chile, s apenas 45 minutos de Santiago…

2 dias atrás

Clássico Beach Club: café da manhã com vista em Ipanema

Clássico Beach Club: café da manhã com vista em Ipanema. Idealizado pelo chef consultor Pedro…

4 dias atrás

The Slow Bakery: nova padaria artesanal no Leblon

The Slow Bakery, a nova padaria artesanal no Leblon. Tudo é feito na casa e…

4 dias atrás

5 vinícolas no Vale do Maipo, no Chile

5 vinícolas no Vale do Maipo, no Chile.

5 dias atrás