Depois de uma reforma milionária que durou 4 anos, finalmente o Lutetia foi reaberto em Paris. Com o selo Leading Hotels of the World, ele é agora o único hotel cinco estrelas da Rive Gauche. Portanto, também o único hotel de luxo à margem esquerda do rio Sena, em Saint Germain de Près. Com título de hotel palácio, fica em um prédio de 1910 que abrigou judeus sobreviventes do Holocausto. Totalmente transformado, o Lutetia consegue unir tradição à modernidade. O resultado são ambientes contemporâneos, serviço exemplar e alta gastronomia em um prédio histórico e em endereço querido de tantos e tantos brasileiros. Leia também 5 restaurantes que já foram cenários de filmes e 15séries pra você viajar sem sair de casa.
+Reserve o seu hotel em Paris AQUI com a gente.
+ CLIQUE AQUI PARA COMPRAR O NOSSO ROTEIRO DE 3 DIAS EM PARIS.
Certamente um edifício que chama atenção de longe!
Por mais de cem anos, o hotel Lutetia fez parte da comunidade parisiense. Um marco no bairro de Saint Germain, ele foi aberto pela mesma família dona do Bon Marché, loja de departamentos vizinha à propriedade. (Além disso, os donos também eram proprietários do champanhe Taittinger). Os clientes que vinham de outras cidades da Europa certamente precisavam de um lugar para ficar mais tempo.
+Os 7 melhores museus em Paris
O icônico Le Bon Marché
Portanto, surgiu a ideia de abrir este tradicional hotel parisiense. O design do único hotel cinco estrelas na Rive Gauche em si é uma transição do Art Nouveau da época para o estilo emergente do Art Deco. Mas sua maior inovação foi conseguir “roubar”a clientela sofisticada dos arredores da Torre Eiffel para o outro lado do rio. E agora ele faz de novo. É o luxo moderno à margem esquerda do Sena.
+O lugar mais instagramável de Paris
Quem assinou a reforma do único hotel cinco estrelas na Rive Gauche, foi o experiente arquiteto francês Jean-Michel Wilmotte. Ele é autor de inúmeros projetos renomados mundo afora e especialista em design de interiores e urbanismo. O arquiteto modernizou o edifício sem mexer nos vitrais e na fachada, símbolos da arquitetura Art Nouveau. Jean-Michel também valorizou a iluminação natural, com grandes janelões de vidro e áreas abertas. Além disso, deixou a acústica de maneira perfeita. Mesmo estando em uma área de grande movimento, não se ouve um ruído se quer.
+7 restaurantes duas e três estrelas em Paris
Certamente um hotel com ares modernos, mesmo sendo histórico
As 184 acomodações estão divididas em quatro categorias. Além disso, há 47 suítes, espalhadas por sete andares. A reforma reduziu o número de quartos (eram 233), mas aumentou o espaço interno em cada um deles. São todos muito confortáveis funcionais e oferecem um luxo contemporâneo Os controles são todos automáticos, desde o sinal de “não perturbe”, até o ar condicionado, abertura de cortinas e a intensidade de luz em cada ambiente.
+7 cidades próximas de Paris para visitar
Detalhes do quarto
Fiquei em um quarto deluxe (cerca de 40m², com varanda), com vista para o Boulevard Raspail. A cama king size era deliciosa e o banheiro bem grande. Todo em mármore Statuario, contava com duas pias e portas separadas para o chuveiro e o vaso. Além disso, os produtos de beleza eram da clássica marca francesa Hermès.
Meu Quarto Deluxe
Detalhes do banheiro
Adorei a mistura do azul marinho com o branco, além dos quadros e esculturas que sempre dão um tom mais sofisticado ao ambiente. As luminárias Murano eram práticas, além de muito charmosas. O moderno mini bar contava com cafeteria Nespresso.
+A nova Galeries Lafayette, na Champs-Elysées
+Conheça o novo Eataly, em Paris
Olha só que charme esta mesa de trabalho!
A brassérie Lutetia é o restaurante mais importante do hotel e tem supervisão do chef Gerald Passedat, com três estrelas Michelin em seu restaurante em Marseille. Ele faz um menu francês-mediterrâneo, com ênfase em frutos do mar. Comi pela primeira vez um suflê de polvo e achei maravilhoso! Aliás, o caneloni de vitela também estava ótimo. A cozinha aberta dá um ar bem moderno ao ambiente e os janelões deixam o restaurante super claro.
+Melhor restaurante três estrelas Michelin em Paris
Detalhes do almoço no Lutetia
No L’Orangerie, cercado por laranjeiras, é servido o excelente café da manhã. Ele tem buffet e alguns pratos à la carte.
Ambiente lindo e bem claro
Certamente uma delícia de café da manhã!
Já o lindíssimo Salon Saint-Germain é aberto do café ao jantar. Ele oferece refeições leves em ambiente despojado sob um lindo vitral e uma biblioteca. Comandado pelo chef Benjamin Brial, é lá que fica também o novo pátio do hotel, em estilo Art Deco, que não existia antes da reforma. Um lugar ideal para marcar uma reunião rápida, ficar trabalhando no laptop, ler ou apenas ficar conversando.
+Restaurantes estrelados em Paris por menos de 50 euros
Lindo este ambiente!
O bar Joséphine é esplêndido, com vista para o Boulevard Raspail. É desses que dá vontade de passar horas ali só degustando um drinque da extensa carta e apreciando o ambiente.
O belíssimo Bar, certamente uma boa pedida para antes do jantar
O spa de 700 m² tem uma piscina de 17 m banhada por luz natural, uma raridade em Paris. Ele é aberto a não hóspedes e além de tratamentos relaxantes e estéticos, conta com uma pequena academia de ginástica.
+5 melhores restaurantes japoneses em Paris
Detalhes do Spa
A arte, a filosofia, a ciência e a política sempre estiveram presentes no hotel. Afinal, ele era frequentado por Ernest Hemingway, James Joyce, Picasso e Matisse, entre outros. Portanto, nada mais natural, que séculos depois, o único hotel cinco estrelas na Rive Gauche apresente dezenas de obras de arte espalhadas pelos quartos e também pelos diferentes ambientes da propriedade.
+Exposição do Van Gogh no Atelier des Lumiers
Muitas obras de arte pelo hotel
Exatamente como se espera de um hotel cinco estrelas na Rive Gauche, o Lutetia tem serviço primoroso. O staff todo sempre muito simpático, sorrindo e disposto a ajudar. Desde o bellman, passando pelos recepcionistas, camareiras e garçons, achei toda a equipe bem preparada e com vontade de trabalhar. Destaque para a excelente conciergerie! Sou daquelas hóspedes que inferniza a vida dos concierges, principalmente quando estou em uma cidade que conheço bem. Afina, sou ávida por novidades e procuro sempre o melhor restaurante, a exposição mais bem cotada e por aí vai. Pois os concierges do Lutetia deram show, com indicações na ponta da língua e sugestões inesperadas. Ou seja, aprovadíssimo!
Destaque para o concierge eficiente do Lutetia!
Por Renata Araújo. Março 2019
Fotos: Renata Araújo e Gerson Lírio
Onde comer hambúrguer no Rio: roteiro por bairros
Hills, novo rooftop com vista para o Pão de Açúcar, promete virar point entre cariocas…
Las Majadas: sofisticado hotel perto de vinícolas no Chile, s apenas 45 minutos de Santiago…
Clássico Beach Club: café da manhã com vista em Ipanema. Idealizado pelo chef consultor Pedro…
The Slow Bakery, a nova padaria artesanal no Leblon. Tudo é feito na casa e…