Categorias: EuropaSuíça

O que fazer em Lucerna, na Suíça

Publicado por
Renata Araujo

Considerada a mais linda cidade da Suíça, a 70km da capital Berna, Lucerna tem diversas características de outro país europeu, a Alemanha. Nesse post, saiba O que fazer em Lucerna, na Suíça:

Com 75 mil habitantes e uma localização privilegiada às margens do Lago Lucerna,  atrai aproximadamente 2 milhões de turistas por ano. A cidade, conhecida como “síntese da Suíça”, transborda cultura com a grande variedade de prédios históricos e por isso é destino certo de visitantes de todo o mundo.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Na minha primeira visita à cidade, fiquei encantada, apesar do sol não ter colaborado muito.

Pequena e charmosa, Lucerna é a porta de entrada para o centro histórico da Suíça central, com clima de interior, pessoas andando a pé pelas ruas estreitas e aquela simpatia dos lugares onde todos parecem se conhecer. A apenas 45 minutos de Zurique, os visitantes encontram um diferente lado do país ao desembarcar do trem. Um lugar onde o tempo parece ter parado.

A atmosfera às margens do lago e as montanhas Rigi, Pilatus e Stanserhorn, tornam Lucerna o destino preferido de muitos  turistas que percorrem a Suíça central. Com geografia variada, cultura e arquitetura típicas suíças, o  lago tem a mais extensa navegação da Europa, cuja viagem pelo interior dá um panorama fantástico dos Alpes; o rio que atravessa o centro histórico, onde montanhas estão à vista, além de prédios com arquitetura fantástica, e tudo isto pode ser feito a pé, já que é possível andar com muita tranquilidade.

Tive a oportunidade de conhecer o Monte Pilatus e enfrentar a subida mais íngreme do mundo, acessível de teleférico e trenzinho, que funciona desde 1889,  leva 35 minutos para chegar e nos brinda com uma vista espetacular de Lucerna. Lá de cima, infelizmente a neblina ofuscou a paisagem, mas foi possível ver muita neve e conhecer o hotel construído no alto, ideal para uma noite romântica.

Outro passeio imperdível é o de barco, que pode durar até três horas e passa por dez vilarejos da região. É um visual único, completamente diferente do que estamos acostumados.

 Voltando pro solo, a melhor maneira de conhecer suas belas paisagens, é através das andanças onde se descobrem os encantos e a história da cidade. Explorando suas ruelas levemente desniveladas e cruzando as pontes que atravessam o Rio Reuss. A mais famosa delas é o símbolo da cidade: a Ponte da Capela, que fazia parte das fortificações erguidas quando Lucerna se separou da dinastia dos Habsburgs, no século XIV. Até o século XVII a ponte era fechada e, quando ela finalmente foi aberta ao público, o artista Henry Wagmann fez pinturas ilustrativas para decorar a passagem. Os painéis, restaurados no século XX, contam lendas, combates e histórias referentes à cidade. No meio da ponte há a Wasserturm – torre de água, que já foi prisão, câmara de tortura, torre de observação e arquivo municipal.

Sob forte influência alemã, a capela Hofkirche, com suas duas torres pontudas, também é um belo símbolo da cidade. Essa é considerada uma das igrejas mais valiosas da época do renascimento alemão. Um dos edifícios mais importantes é a Igreja dos Jesuítas, que chegaram a cidade em 1574, fugidos da reforma religiosa ocorrida no país.

Diferentemente da maioria dos Estados suíços, que aderiram ao protestantismo, Lucerna não o fez. Hoje, ela é metade católica, metade protestante. Próximo à igreja está o Palácio do Governo, construído em estilo renascentista para ser uma casa particular. Uma curiosidade: todas as casas que possuem as janelas pintadas em azul e branco pertencem ao Estado ou têm caráter histórico.

E já que estamos na Suíça alemã, é imprescindível provar a comida típica. Desde barraquinhas de rua que vendem pretzel e cachorro quente, até o tradicional restaurante Stadtkeller, com direito a show folclórico e tudo.

Em termos de hospedagem, recomendo o Hotel des Balances , confortável, com uma bela vista e um ótimo café da manhã.

Destino atraente, paisagens deslumbrantes, a história contada em sua bela arquitetura, são apenas algumas das razões para conhecer Lucerna e conferir de perto “a mais linda cidade da Suíça”.

Renata Araújo viajou a convite do governo da Suíça.

Texto: Renata Araújo e Isabel Vergara

Fotos: Renata Araújo  e Tomás Rangel

Leia também:

Onde assistir aos jogos da Copa, no Rio
Exposições em cartaz em Paris
O que fazer em Amsterdã
O que fazer em Genebra
Primavera em Portugal e no resto de Europa

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Tour pela destilaria da Jack Daniel’s perto de Nashville, no Tennessee

Com a mesma produção artesanal desde 1876, o uísque Jack Daniel’s é suavizado gota a…

11 horas atrás

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace. No dia 20…

1 dia atrás

Os preferidos da chef Ariani Malouf, do Mahalo e Mahá, em São Paulo

À frente do Mahalo Mistura Criativa, em Cuiabá, e do Mahá Cozinha Criativa, em São…

2 dias atrás

Grand Ole Opry: mais famosa casa de shows de música country em Nashville

Você sabia que a música country nasceu em Nashville, capital do Tennessee?

3 dias atrás

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta. Reunimos um time fera de jurados,…

6 dias atrás

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP.

6 dias atrás