Les Pantagruels - jantar com chef francês estrelado em Búzios

Estive esse final de semana na Região dos Lagos para um encontro gastronômico em Búzios, o Les Pantagruels, que está em sua 8ª edição e é realizado pelo Hotel Le Relais La Borie. O jantar é todo elaborado e executado por chefs convidados de diferentes lugares, e neste ano, um deles é o estrelado francês Patrick Gauthier, do restaurante La Madeleine, em Sens, na Borgonha. A ideia do evento é preparar um menu com ingredientes bem brasileiros, imprimindo o estilo de cada um dos chefs! Portanto, confira abaixo como foi este delicioso jantar. E, se ficar com água na boca, aproveita que dia 30 tem mais, desta vez com menu dos chefs pernambucanos Claudio Manoel e César Santos e o baiano Marcones Deus.

+Reserve o seu hotel em Búzios aqui pelo melhor preço.

Nada mal este cenário!

Les Pantagruels – jantar com chef francês estrelado em Búzios

Além do chef francês estrelado, estavam também os seguintes chefs: goiano Humberto Marra, a carioca Joana Gallo, a argentina Sônia Persiani, do Cigalon e o buziano Paulo Cezar Cordeiro, do Chez Françoise, restaurante do La Borie! Portanto, neste encontro gastronômico em Búzios, a Borgonha e o Cerrado se uniram através dos temperos e alguns raros ingredientes que merecem ser resgatados e trabalhados na memória afetiva dos brasileiros e turistas.

+Beach Lounge em Búzios: Rocka, na Praia Brava

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Aliás, antes de falar dos pratos, uma característica que adorei do evento é ter os chefs jantando na mesa ao lado! Achei um máximo poder observa-los provando seus próprios pratos e ver a interação entre eles na mesa entre uma preparação e outra. O Les Pantagruels acontece uma vez por ano e reúne vários nomes de peso da gastronomia francesa e brasileira.

+Top 5 restaurantes em Búzios

O menu

Para começar este jantar com chef francês estrelado em Búzios,  um amuse bouche de sopa de feijão amarelo do cerrado com Caranha, um peixe raro de água salgada, defumada. Confesso que lendo no cardápio não sabia o que esperar até porque os dois ingredientes me eram desconhecidos, e me surpreendi com a força dos sabores, principalmente do peixe defumado.

+Melhor hotel da Orla Bardot: Casas Brancas

Amuse Bouche

Em seguida, veio a entrada de camarão com tapioca de camarão seco e molho vinagrete de cagaita, uma fruta bem ácida do Cerrado. Queria um pacote dessa tapioca para levar pra casa de tão boa que é!

+Réveillon no Rio de Janeiro: saiba onde curtir a virada.

Como prato principal, um carré de porco com purê de baroa e ceviche de abobrinha com jenipapo. Estava tudo no ponto perfeito, mas o destaque do prato foi o ceviche de abobrinha! Com a acidez do jenipapo ficou realmente incrível.

A pré sobremesa era um creme de baunilha do cerrado com mangas, servido num potinho. Muito delicado e bem refrescante! E para finalizar, a sobremesa, que além da linda apresentação, encerrou o jantar com chave de ouro. Um creme de chocolate, com sorbet de maracujá e texturas de côco. Divino!

A sobremesa

Aliás, tudo isso harmonizado perfeitamente com vinhos do Vale do São Francisco. Ou seja, mais brasileiro impossível!

O Hotel

O Le Relais La Borie que recebeu o jantar com chef francês estrelado em Búzios, tem uma localização privilegiada! Está de frente para a praia de Geribá, ao lado do restaurante e beach club badalado Fishbone. Ou seja, bem central em uma das praias mais disputadas de Búzios. O hotel tem 33 anos e era a antiga casa de praia dos donos franceses. Ao todo são 41 quartos com estilo navy, bem praiano clean, a cara de Búzios!

+Conheça o Spirit, bar do novo Fairmont Rio

O quarto

São 2 piscinas, sendo uma aquecida, de frente pro mar de Geribá. Além disso, há também um serviço de bar. Já o buffet de café da manhã é servido no espaço do restaurante francês Chez Francoise, bem completo com variedade de frutas, pães, ovos e ainda um cardápio com crepes e tapiocas preparadas na hora.

+Onde encomendar cestas de café da manhã no Rio

Delícia de café da manhã!

O La Borie certamente é uma excelente opção para quem gosta do agito da praia de Geribá mas também preza pelo conforto e exclusividade.

Informações do Jantar Les Pantagruels 30/11 : R$230 por pessoa com harmonização dos vinhos Rio Sol.

Texto e fotos por Marcella Maia. Novembro 2019.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.