L’Andana – luxo e conforto na Toscana.

Um hotel que leva a marca Alain Ducasse já provoca expectativa, principalmente na parte de gastronomia. Agora, a surpresa é que este hotel seja na Itália e não na França. Na verdade, o renomado chef francês, que gerencia não apenas restaurantes, mas também hotéis,  se apaixonou pela Toscana, na região de Maremma. Na verdade, por uma vila que data do ano 1800, chamada Tenuta La Badiola. O lugar que pertenceu a um duque ficou abandonado por décadas e acabou comprado pela tradicional família Moretti, que em seguida se juntou a Ducasse.

O resort, que faz parte da marca Leading Hotels of the World, depois de passar por várias reformas, foi aberto em 2004, tem 500 hectares e 33 quartos. No mesmo terreno, a nova Casa Badiola de Golf foi aberta mais tarde, em 2010, e tem 14 quartos e suítes com vista para os impecáveis campos de golfe e pode tranquilamente agradar também a quem não joga e está interessado em outras atividades.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

O silêncio absoluto e os campos verdes dão uma sensação de tranquilidade, cada vez mais necessária aos moradores das grandes cidades, mas o serviço atencioso e o conforto dos quartos e das áreas comuns do hotel nos remetem à imediata sofisticação dos hotéis de luxo urbanos. A decoração do interior do L’Andana combina com o ar rural do lugar, com um leve toque francês.

O hotel fica ao sul de Chianti e Siena, entre a praia e a montanha, está perto de Grosseto, uma região da Toscana muito particular, já, que a vegetação vai mudando quando você se aproxima do Mediterrâneo e encontra o mar. O nome L’Andana é uma referência ao extenso caminho que temos que percorrer para chegar ao hotel, onde um imponente portão, de pé direito altíssimo,  nos espera. Quando se abre, um lindo caminho, rodeado de árvores enormes nos recebe e parecemos estar em um cenário de filme.

A produção de vinho e azeite, que data de séculos atrás, continua a pleno vapor e é parcialmente responsável pela magnífica paisagem. A época da colheita manual das azeitonas é entre Outubro e Novembro e a vidima pode acontecer um pouco antes.

A área do resort é tão extensa que para chegar até o restaurante – imperdível, claro –  há carrinhos de golfe disponíveis para os hóspedes. O Trattoria tem decoração clássica rococó do início do século e um cardápio de culinária francesa com toques toscanos.

Tive um jantar impecável, exatamente o que se espera de um dos chef mais renomados do mundo, com  33 estrelas Michélin em 28 restaurantes diferentes. Sua filosofia é baseada “na interpretação pessoal de ingredientes e produtos naturais que são transformados em pratos”, segundo o próprio Ducasse. Resultado: um carpaccio de langostinos levíssimo e um raviolli de peixe fresco ao molho de frutos do mar indescritível! Quem tiver disposto, pode ainda pedir o menu degustação, uma experiência que deve ser inesquecível!

No dia seguinte, o café da manhã segue uma linha bem de “casa no campo”, com o chef preparando ovos, panquecas e waffles na cozinha, enquanto nos servimos de pães, bolos, frutas e afins.

Depois tanto comer, é preciso gastar as calorias e no L’Andana não é tarefa difícil: há campos de golfe, quadras de tênis, bicicletas e cavalos à disposição dos hóspedes, e ainda um spa maravilhoso da marca inglesa ESPA, reconhecido como um dos melhores do mundo.  Dar umas braçadas em uma das piscinas, apreciando o belo entorno natural pode ser uma boa ideia.

E para quem estiver mais disposto vale uma ida ao  vilarejo de Castiglione della Pescaia – uma cidade medieval construída em cima de um morro – literalmente a cinco minutos de carro do hotel. E dependendo da temperatura, dá até para pegar uma prainha.

Um lugar onde o cenário rural toscano se junta ao gosto salgado do Mediterrâneo sob um céu azul turquesa. Só vendo para entender. L’ Andana é o lugar se você procura luxo e conforto na Toscana.

Esta matéria foi escrita para o site do Caderno Ela do jornal O Globo.

Texto e Fotos: Renata Araújo

Leia também:

O que fazer em Orvieto, na Itália

Roteiro de viagem em Cinque Terre

10 restaurantes em Roma

Capri, a ilha mais romântica do mediterrâneo

Grand Hotel Miramare: luxo na Riviera Italiana

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Paraíso na Ilha: hospedaria de luxo em Florianópolis

A exclusiva Casa do Canto, hospedaria de luxo em Florianópolis, é uma espécie refúgio urbano…

12 horas atrás

11 restaurantes ao ar livre em SP

Listamos onze restaurantes ao ar livre em SP, para que você possa desfrutar de uma…

1 dia atrás

Black Friday gastronômica: lugares com descontos no Rio

Nesta sexta-feira, dia 27 de novembro, acontece a Black Friday. Por isso, nós listamos alguns…

2 dias atrás

10 hotéis para o fim de ano no Rio de Janeiro

2020 está acabando e resolvemos dar dicas de onde comemorar as festas de fim de…

3 dias atrás

Festival de hambúrguer no Rio de Janeiro

A 15ª edição do Burger Fest acontece entre os dia 15 de novembro a 15…

4 dias atrás

Os melhores hotéis de luxo do Rio de Janeiro

Os melhores hotéis de luxo do Rio A Cidade Maravilhosa tem diferentes lugares para conhecer.…

5 dias atrás