Em Barra de Guaratiba, Burle Marx criou o jardim dos sonhos

Publicado por
Renata Araujo

Por Nathaly Ducoulombier

Um dos belos visuais do jardim

Foi numa quinta-feira que visitei o sítio Burle Marx pela segunda vez. E me dei conta de que poderia ir toda semana, e ainda assim não faltariam surpresas. Na primeira vez, fui gravar uma matéria sobre o paisagista. Mas foi uma visita corrida, de olho no relógio. Agora pude ver tudo com mais calma. E não dá a menor vontade de ir embora…

Recanto à beira do lago

 

Flores de várias cores dão vida ao jardim

O sítio foi comprado em 1949 pelo paisagista e pelo irmão, Guilherme, para abrigar a enorme quantidade de plantas que Burle Marx coletava em excursões pelo Brasil. Era a sede de uma antiga fazenda, a Santo Antônio da Bica. Cada vez mais apaixonado pelo lugar, o paisagista se mudou de Laranjeiras para a bucólica Barra de Guaratiba. E no sítio viveu até morrer, 21 anos depois.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

São mais de 3.500 espécies de plantas

Em pleno maciço da Pedra Branca, o sítio impressiona: Nos 360 mil metros quadrados existem cerca de 3.500 espécies, incluindo plantas da Amazônia, África , Índia, Equador e muitos outros lugares, que se adaptaram muito bem. A sensação de paz é indescritível! Dá pra ficar horas nesse cantinho, só ouvindo o som dos pássaros e o barulho da água correndo…

Caminhando pela estrada de paralelepípedos, chegamos a capela dedicada a Santo Antônio. Construída no século XVII, ela foi restaurada por Burle Marx com a ajuda dos amigos arquitetos Lúcio Costa e Carlos Leão. A capela é um dos tesouros do sítio e muito usada hoje para casamentos e batizados. No dia 13 de junho, dia do santo, os moradores de Guaratiba se encontram no portão do sítio e seguem em procissão até a capela. Depois, é celebrada uma missa.

A estrada de paralelepípedos conduz os visitantes

 

A linda capela de Santo Antônio

 

A capela vista de outro ângulo

A poucos metros da capela fica a casa principal, também restaurada por Burle Marx e onde ele morou. Agora funciona aqui o museu com mais de 3 mil peças, obras de arte que o paisagista colecionou ao longo da vida e algumas que ele mesmo produziu. A paixão pelo atesanato fez com que Burle Marx reunisse peças de barro do Vale do Jequitinhonha, terracotas e carrancas. Algumas estão decorando a enorme varanda.

A casa onde Burle Marx morou

 

A varanda com peças de artesanato

 

Detalhe de uma das carrancas da varanda

Numa entrevista, Burle Marx disse: ” Gostaria que os que viessem depois de mim pudessem, pelo menos, ver alguma coisa que ainda lembrasse o país fabuloso que é o Brasil do ponto de vista botânico, dono da flora mais rica do Globo.” Claudia Storino, diretora do sítio, afirma com orgulho:  “Esse é um acervo único, as pessoas ficam maravilhadas com o jardim. Recebemos visitantes brasileiros, mas a maioria é de estrangeiros. Agora em maio vem um grupo de Portugal. Depois, outro da Bélgica”.

Sede da administração do sítio

O sítio foi doado por Burle Marx ao Iphan em 1985, 9 anos antes da morte do paisagista. O espaço é aberto ao público, mas não se pode ir direto: tem que agendar a visita com antecedência. São dois horários: 9:30 e 13:30, e sempre os visitantes são acompanhados por guias. Informações pelo telefone 2410-1412.

Sítio Burle Marx: Estrada Roberto Burle Marx, 2019- Barra de Guaratiba.

 

Final de tarde em meio à natureza

 

 

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

9 horas atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

18 horas atrás

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas. Fomos conhecer o…

2 dias atrás

Boka: restaurante descolado em Ipanema

Recém inaugurado no coração do bairro, o Boka é um restaurante descolado em Ipanema, com…

3 dias atrás

19 guias brasileiros pelo mundo

A melhor escolha para conhecer um novo lugar é contratar um guia de turismo local…

4 dias atrás

Comediante Jerry Seinfeld em turnê nos Estados Unidos, Canadá e Austrália

Um dos mais importantes comediantes do mundo, Jerry Seinfeld está em turnê nos Estados Unidos,…

5 dias atrás