Jantar de Natal com Bacalhau da Noruega

Direto das águas congelantes da Noruega, salgado por lá mesmo e exportado para o mundo inteiro. Essa iguaria delicada, o bacalhau, é a estrela do fim de ano, ao lado do peru. E chega por aqui em receitas que vão muito além do azeite, azeitonas e batatas. Aliás, são mais de 20 mil toneladas que chegam por ano aos portos brasileiros. Portanto, tivemos a oportunidade de participar do Jantar de Natal com Bacalhau da Noruega no Escama, restaurante do chef Ricardo Lapeyre especializado em peixes e frutos do mar. De fato, foram pratos deliciosos que podem te inspirar nas ceias de fim de ano. Além disso, aproveite para ler também nossas sugestões de panetones.

+Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço.

Jantar de Natal com Bacalhau da Noruega

Aproveitado, literalmente de cabo a rabo, pelo chef Ricardo Lapeyre, o pescado brilhou no jantar. O início surpreendeu com toque francês ancestral do chef e seu Dauphine de Bacalhau. Uma releitura da receita do avô, com purê de batata e bacalhau envoltos numa massa choux. De fato um amuse bouche levíssimo, capaz de roubar a atenção de qualquer bolinho de bacalhau clássico.

A entrada também seguiu o roteiro francófono com Escabèche de Bachalhau. Preparada na hora pelo chef, perfumou o ar com vinagre e vinho branco mornos acrescentados ao pescado desfiado e a temperos como alecrim, tomilho, gengibre, cebola roxa e tomatinhos. Servido com uma tepanade de azeitonas pretas, saladinha de ervas e pão.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Enquanto isso, para o prato principal, a melhor parte. Uma posta do lombo encorpado do bacalhau confitado no azeite e pimenta e dessalgado por 72h. A carne delicada desmanchava no prato ao lado de uma mousse levíssima de batata-baroa e caponata do chef.

O bacalhau só escapou da sobremesa, que encerrou a experiência com um Choux de chocolate, café e chantilly de caramelo.

Choux de Chocolate

Por Fabio Dobbs e Guilherme Scarpa. Dezembro 2021.

Fotos: Paulo Vitor Rodrigues,

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.