Por Isabella Saes

Nosso objetivo de viagem era descansar e, ao mesmo tempo, desfrutar da região onde está localizado o Inhotim, museu a céu aberto com um dos mais relevantes acervos de arte contemporânea do mundo. Depois de alugar um carro no próprio aeroporto, viajamos 1h30 até a pousada Estalagem do Mirante, localizada no alto da Serra da Moeda, a 1.200 m de altitude, com vista para o Vale do Paraopeba.

Lugar perfeito pra quem quer paz, equilíbrio e distância da cidade grande. A Estalagem do Mirante fica a 35 Km do Inhotim, um passeio de aproximadamente uma hora de carro por uma linda estrada (de mão dupla) e pouco movimentada.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

O Instituto Inhotim abriga uma série de pavilhões e galerias, com obras de arte expostas ao ar livre. Além de conhecer trabalhos dos principais artistas contemporâneos da atualidade – que vão de Yayoi Kusama e Adriana Varejão a Tunga e Cildo Meireles – o público é convidado a caminhar por belos jardins, onde arte e natureza se misturam de forma orgânica, fazendo da visita um momento daqueles que a gente lembra pra sempre e um programa para toda a família.

Percorremos o trajeto inteiro a pé, em dois dias, mas o parque conta com carrinhos de golfe, cujo passe é comprado junto com o ingresso na entrada. Para aqueles com necessidades especiais ou até mesmo mais preguiçosos, essa é a melhor opção.

O Inhotim merece a sua apreciação. Portanto, viaje com tempo. Pare, contemple e observe as obras de arte, sem olhar no relógio. Aproveite para deitar à beira dos lagos e relaxar nas espreguiçadeiras que estão por toda parte. E separe um tempinho para comer com calma, num dos deliciosos restaurantes do complexo.

Se você puder fazer sua visita ao Inhotim durante a semana, vai encontrá-lo mais vazio. Nós escolhemos a terça (neste dia a entrada é gratuita e o parque fica um pouco mais cheio) e a quarta. Dois dias são suficientes para a visita, mas você pode separar um terceiro para voltar às instalações de que mais gostou e curtir a natureza local, que integra a Rede Brasileira de Jardins Botânicos.

O Inhotim possui obras permanentes e itinerantes. Entre as minhas favoritas está o Galpão Cardiff & Miller, onde você vai encontrar uma intervenção sonora chamada “The Murder of Crows”: 98 caixas de som e algumas cadeiras colaboraram para uma das experiências artísticas mais interessantes e divertidas que já vivi.

O grande trunfo do Inhotim é cativar não só os amantes da arte como também formar um novo público que – depois dessa visita – vai descobrir o gosto por pintura, escultura, fotografia, instalações, ou seja, pela arte em suas mais diversas formas.

Eu diria que Inhotim é uma experiência, acima de tudo, sensorial e divertida. Entregue-se e boa viagem!

Fotos: Paulo de Barros

Leia mais:

O que fazer em BH

Lasai – alta gastronomia no Rio

Casas Brancas: luxo e conforto em Búzios

Tiradentes – uma cidade mágica no interior de Minas

Setembro de 2014.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Waldorf Astoria, novo hotel de luxo em Beverly Hills

Waldorf Astoria, novo hotel de luxo em Beverly Hills. Com vistas de tirar o fôlego…

13 horas atrás

Exposição do Andy Warhol no Museu do Brooklyn, em Nova York

Exposição do Andy Warhol no Museu do Brooklyn, em Nova York. Até 19 de junho,…

1 dia atrás

Personalidades e chefs revelam lugares e restaurantes preferidos no aniversário de São Paulo

Personalidades e chefs revelam lugares e restaurantes preferidos no aniversário de São Paulo. A maior…

2 dias atrás

Seguro de viagem cobre isolamento em caso positivo para COVID-19

Seguro de viagem cobre isolamento em caso positivo para COVID-19. é indispensável contratar um seguro…

4 dias atrás

7 séries para viajar sem sair de casa

7 séries para viajar sem sair de casa. Eis aqui uma seleção variada de tramas…

4 dias atrás

Dia da Torta: sugestões deliciosas no Rio e SP

Dia da Torta: sugestões deliciosas no Rio e SP. Doce, salgada, em fatia ou para…

6 dias atrás