Categorias: EuropaSuíça

Hotel Bellevue Palace, em Berna

Publicado por
Duda Vetere

Construído no início do século em estilo neoclássico, o Hotel Bellevue Palace, em Berna, é o mais tradicional da cidade. Hotel oficial do governo suíço, por estar ao lado do Parlamento – e também por pertencer ao próprio governo – está sempre cheio de políticos, mas, não por isso deixa de ter ambiente aconchegante, já que, na Suíça, os políticos são muito low profile e não andam cercado de seguranças, como no Brasil ou em outros países.

O mote do hotel é: história, luxo, emoção e swissness (não necessariamente nesta ordem). Mas as plaquinhas com estas palavras mágicas estão espalhadas em lugares chaves para que os funcionários nunca se esqueçam delas. Eles são treinados para lidar com o hóspede sempre de maneira única, prestando atenção nos mínimos detalhes, sem esquecer tratá-lo com carinho.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Além de ser um hotel histórico, a palavra aqui, também se refere à storytelling, ou seja, o ato de contar histórias, já que muito se passou ali, como bem lembra o gerente geral Urs Buhrer, uma simpatia de pessoa e que ainda fala português e não poderia ter tornado minha estadia mais especial. Assim que entramos no Hotel Bellevue Palace, sentimos a imponência do lugar, com seus vitrais coloridos no teto e um belíssimo arranjo de flores no centro do lobby.

No mesmo andar, temos o salão Royal, de 300 metros quadrados e que chama atenção por seus grandiosos lustres e ainda os salões Rouge, Casino, d’Honner e Lafayette, um pouco menores e palcos de grandes jantares e festas.

Políticos ilustres como Churchill, Fidel Castro, Rainha Elisabeth, Gorbachev, além de lendas como Walt Disney e celebridades, como Prince e Johny Cash, passaram por ali. Mas isto não quer dizer que não seja o lugar ideal para o hóspede que vai a Berna a passeio, já que está muito bem localizado, tem um restaurante top e serviço exclusivo.

Com uma vista deslubrante para o rio Aare – daí o nome Bellevue – é o tipo de hotel com alma, glamour, mas que nos deixa inteiramente à vontade e com uma certa tristeza na hora de ir embora.

Minha suíte era bem espaçosa, com dois ambientes, vários armários, escravaninha, sofá, uma cama bem confortável, mini bar recheado, máquina de café expresso com cafés de cortesia, além de garrafa d’água e chocolates oferecidos todas as noites. O banheiro também era bem grande, com direito à banheira e chuveiro, todo em mármore e bons produtos de beleza.

Claro que os chefes de estado ficam em quartos ainda mais luxuosos, como a suíte presidencial, de 160 metros quadrados e que inclui até uma cozinha particular. O hotel procura oferecer todo serviço que o hóspede possa vir a precisar, como, lavanderia, babysitting, motorista particular e serviço de transfer, para citar alguns.

E a equipe de concierge está sempre a postos com as melhores recomendações de restaurantes e programas culturais na cidade, além de excursões ali por ali perto, algo muito comum na área, já que há várias cidades interessantes por perto, como Gruyere, Emmental e Fribourg.

Mas o que mais chama atenção é realmente o visual tipicamente suíço, os inúmeros telhados, as montanhas ao fundo e o rio, que no verão fica repleto de gente que se aventura a nadar.

A temperatura não me permitiu que ousasse a este ponto, mas posso dizer que dei uma boa caminhada à beira dele e vi um pouco de tudo. Desde gente fazendo yoga, a outros jogando conversa fora, namorando, uns correndo e o que mais chamou a atenção foram os restaurantes ali por perto, sobretudo o Terrasse, praticamente flutuante e disputado nesta época de primavera/verão.

Do hotel também é possível andar pela principal rua de Berna e até à estação de trem, bem pertinho. São 6 kms de comércio sobre os antigos arcos da cidade, dizem que a maior extensão de lojas da Europa, e com ares da idade média. Vale um passeio até à Torre do Relógio, construção do século XIII. Infelizmente, com o câmbio nada favorável, fica difícil fazer compras, mas um pouco de window shopping não mata ninguém.

Voltando ao Bellevue, outro de seus pontos altos é o restaurante Vue, sempre procurado por turistas e também moradores que primam pela alta gastronomia. Com capacidade para 80 pessoas, ali também é servido o delicioso café da manhã.

A ideia do Vue é apresentar um cardápio internacional com toques suíços. Alguns dos pratos típicos estão ali, como, o plat bernois, típico do interior do país, mas que ali foi revisitado e é apresentado de maneira mais leve. Mas quem quiser um simples club sandwich ou uma mera pizza, também será atendido prontamente.

Já a famosa sobremesa crepe suzette, é feita à moda antiga, ali, no salão, com direito a fogaréu e tudo. Estava leve e deliciosa. De principal, fui de bouillabaisse, tradicional sopa francesa de frutos do mar, que estava perfeita!

A adega do Vue conta com mais de 500 rótulos e Bordeaux exclusivos, além de mais de 100 variedades de champanhes. Durante os meses mais quentes, de Abril a Outubro, é possível jantar na La Terrasse – também muito disputado no happy hour – e ver o magnífico entardecer com a vista do rio Aare.

Tive a chance de visitar a cozinha depois do jantar conversar um pouco com com o chef e pude constatar que ali se trabalha bastante. Afinal, são servidos cerca de 300 pratos por hora, e chegam diariamente uma tonelada de peixe e 70 de carne. Não há estoque, tudo é muito fresco e sempre que possível, os ingredientes são comprados de produtores locais. Esses números são altos assim porque são feitos cerca de dois mil eventos por ano, desde casamentos à reuniões de políticos de alto escalão.

O Bellevue Bar, aberto diarimante até à meia noite, é ponto de encontro conhecido na capital suíça, sempre frequentado por diplomatas, políticos, artistas e diretores de cinema, e business men/women em geral. Vale lembrar que também é possível jantar no bar, com um cardápio reduzido.

O hotel, que foi renovado em 2002, conta com 128 quartos – 24 suítes entre eles – salas de conferência, sauna e academia de ginástica muito bem equipada, com direito até à bike ao ar livre – quando a tempo está bom – e uma vista espetacular da cidade, já que ela fica no último andar.

Apesar de todo luxo e elegância, o preço do Bellevue Palace, que tem o selo Leading Hotels of the World e também faz parte da exclusiva Victoria-Jungfrau Collection, não assusta. As diárias começam em U$440, podendo variar de acordo com a época do ano.

O Hotel Bellevue Palace, que sobreviveu a duas guerras e recebe anualmente 40 mil hóspedes, é um hotel emblemático na Suíça que reúne luxo e conforto sem soberba e mantém o bom gosto e a elegância típicas da Belle Epoque. Não vejo a hora de voltar.

E atenção: o turista que passar pelo menos uma noite na cidade, pode usufruir gratuitamente do Bern Ticket, que inclui viagens de graça em transporte público em zonas centrais, além de entrada no funicular, muito usado na cidade, assim como transfer até o aeroporto. O Bern Ticket é válido durante toda a estadia do viajante. A reserva do hotel já garante transfer gratuito da estação de trem ou aeroporto à sua acomodação. Isso sim é primeiro mundo!

Texto e Fotos por Renata Araujo

Junho de 2015.

Leia mais:

Fábrica dos relógios Hublot na Suíça

O que fazer em Lucerna, na Suíça

Estudio I na Suíça

O que fazer em Zurique

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Boka: restaurante descolado em Ipanema

Recém inaugurado no coração do bairro, o Boka é um restaurante descolado em Ipanema, com…

19 horas atrás

16 guias brasileiros pelo mundo

A melhor escolha para conhecer um novo lugar é contratar um guia de turismo local…

2 dias atrás

Comediante Jerry Seinfeld em turnê nos Estados Unidos, Canadá e Austrália

Um dos mais importantes comediantes do mundo, Jerry Seinfeld está em turnê nos Estados Unidos,…

2 dias atrás

Da Brambini: clássico restaurante italiano no Leme

Da Brambini: um clássico com mais de 30 anos no Leme que soube manter a…

5 dias atrás

Com assinatura do Hard Rock, Hotel Guitarra nos arredores de Miami entrega luxo e diversos programas

Com assinatura da Hard Rock, Hotel Guitarra perto de Miami entrega luxo e diversos programas.…

6 dias atrás

Onde tomar café da manhã em Nova York

Opções variadas em diferentes pontos da cidade de onde tomar café da manhã em Nova…

6 dias atrás