Rio Gastronomia

Henriqueta: novo restaurante português no Leblon

Publicado por
Duda Vetere

Fomos conhecer mais uma novidade gastronômica no Rio que mal abriu e já é sucesso! O Henriqueta é uma tasca contemporânea luso-carioca, comandada pelo experiente chef Alexandre Henriques (da tradicional Gruta de Santo Antonio em Niterói, de 1977). Batizado em homenagem à sua mãe, tanto no nome como na culinária, o novo restaurante português no Leblon oferece uma gastronomia portuguesa de qualidade com toques modernos. Além disso, o ambiente é super agradável com mesas na calçada e ombrelones. Aproveite para ler também sobre o Sebastián, novo gastrobar na Gávea.

+Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço.

A varanda

Novo restaurante português no Leblon

Localizado na Rua Aristides Espínola, quase esquina com a Dias Ferreira, o ambiente é simpático e acolhedor, com decoração em tons de rosa e verde. Uma releitura poética das cores da bandeira portuguesa. Enquanto isso, na parede, pratos coloridos e garrafas nas prateleiras.

No ambiente interno
O chef Alexandre e sua equipe

Segundo o chef, a inspiração para o Henriqueta veio de suas viagens por Portugal e pela Europa, mescladas com traços cariocas. Portanto, no menu encontramos petiscos para compartilhar, acepipes e pratos clássicos que não podem faltar. Já para beber, há opções de drinques, vinhos portugueses servidos em taças e chope gelado!

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Vinhos
Chope

O cardápio

Portanto, para começar, destaque para o sensacional bolinho de bacalhau com queijo Serra da Estrela, empanado com farinha Panko. Além disso, há também o croquete de alheiras, um embutido de carne de caça e miolo de pão, acepipes Henriqueta e lulas à Guilho (puxadas na frigideira de bronze com azeite e alho triturado).

Acepipes Henriqueta
Bolinhos e Lulas
Os croquetes

Entre os pratos principais, o levíssimo arroz de pato, receita típica da terra da D. Henriqueta (Estremadura), certamente é uma boa pedida. Assim como o polvo à lagareiro, que estava bem macio! Também não pode faltar o clássico Bacalhau da Henriqueta, com batatas ao murro, maionese de bacalhau e cebola.

Arroz de Pato
Polvo à Lagareiro
Bacalhau

Se tratando de culinária portuguesa, os docinhos são um capitulo à parte. O toucinho do céu, por exemplo, estava divino! O tradicional pastel de natal, e o pastel de nata com Nutella são outras opções de sobremesas.

Henriqueta chega para reafirmar a vocação gastronômica do bairro do Leblon e adoração dos cariocas pela culinária portuguesa.

Já quero voltar!

Texto e fotos por Renata Araújo. Maio de 2022.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Tour pela destilaria da Jack Daniel’s perto de Nashville, no Tennessee

Com a mesma produção artesanal desde 1876, o uísque Jack Daniel’s é suavizado gota a…

18 horas atrás

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace. No dia 20…

1 dia atrás

Os preferidos da chef Ariani Malouf, do Mahalo e Mahá, em São Paulo

À frente do Mahalo Mistura Criativa, em Cuiabá, e do Mahá Cozinha Criativa, em São…

2 dias atrás

Grand Ole Opry: mais famosa casa de shows de música country em Nashville

Você sabia que a música country nasceu em Nashville, capital do Tennessee?

4 dias atrás

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta. Reunimos um time fera de jurados,…

6 dias atrás

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP.

7 dias atrás