Guias de turismo na pandemia: brasileiros se reinventam

O turismo foi certamente o setor que mais sofreu por conta da Covid-19. Fronteiras fechadas, hotéis sem funcionar e aviões no solo. O resultado disso tudo foram milhares de profissionais sem trabalho. Nós, que vivíamos viajando para o exterior também sentimos o baque. Entretanto, continuamos acompanhando nosso amigos, guias de turismo na pandemia. E ficamos impressionados como os brasileiros se reinventam. Portanto, neste post você vai saber as novas atividades e planos dessa galera que nos recebe tão bem quando viajamos, em diferentes partes do mundo.

+Reserve seu hotel AQUI pelo melhor preço

+Balanço da pandemia no mundo e fechamento de fronteiras

Guias de turismo na pandemia: brasileiros se reinventam

Dubai, Emirados Árabes – @rogeriaguiadubai

A Rogeria Loureiro mora em Dubai desde 2010 e é guia por lá desde 2011. Este tempo de pandemia não foi fácil. “Em Dubai não foi diferente. Tivemos lockdown por alguma semanas e as fronteiras ficaram fechadas por meses. Com os vôos suspensos durante esse período, não tivemos nenhum turista e portanto foram meses sem trabalho.” afirma ela.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Mas Rogeria aproveitou esse tempo para estudar e fazer cursos online. Além de participar de lives e promovê-las. “De fato, a ação mais importante dessa pandemia foi o grupo que formei, o Empreendedoras do Turismo! Somos guias, fotógrafas e uma blogueira de viagem, todas brasileiras pelo mundo. Com intuito de nos conectarmos, trocarmos informações sobre a situação em diferentes lugares, compartilhar experiências e por último, pela amizade, nos unimos”

Segundo ela, agora as fronteiras estão abertas. Aliás, ela afirma que o fluxo de brasileiros tem sido bem grande. As atrações, então, estão abertas. O uso de máscaras é obrigatório, assim como o distanciamento.

+Brasileiros não precisam mais de Visto para Dubai

+10 atrações em Dubai

Rogeria em Dubai

+10 Cuidados nos hotéis em tempos de pandemia

Doha, Catar – @turistandoemdoha

Leila Martinez vive no Catar há nove anos e foi uma das guias de turismo na pandemia com quem conversamos. “Reinventar tem sido a palavra chave desse período louco que estamos vivendo. Entretanto, ela sempre fez parte da minha vida, desde que casei com piloto em 1987. Já morei em dois países diferentes além do Brasil e por causa disso já mudei de profissão quatro vezes.

Financeiramente não dependo do turismo, então pude tomar esse tempo para estudar mais sobre a história do Catar e fazer vários cursos de marketing digital. Além disso, retomei o projeto de um livro sobre o país. Também aproveitei para intensificar minha presença no Instagram. Hoje faço tours sem turistas gratuitamente e a comunidade do @turistandoemdoha acabou crescendo muito, fiz collabs excelentes. Portanto, hoje me vejo mais como uma influenciadora digital.

Finalmente, os convites de hotéis e restaurantes para divulgação estão começando a surgir e a agenda para a Copa de 2022 já está lotada! Alhamdulillah! (Graças a Deus)! Vou investir fundo no projeto de divulgar o país da Copa, desmistificar a cultura tão diferente da nossa e mostrar que o Oriente Médio vai muito além de Dubai.

Leila Martinez no Souq Waqif

Jerusalém – Israel – @alineguiaemisrael

A gaúcha Aline Szewkies se mudou para Israel e é uma das nossas personagens guias de turismo na pandemia. Ela certamente está na nossa lista de brasileiros que se reinventam. “Criei o canal ‘Israel com a Aline’ no YouTube, com o intuito de fazer passeios virtuais por Israel. A idéia é mostrar alguns dos maiores pontos turísticos do país, mas também lugares desconhecidos do público em geral. O canal já alcançou 10 milhões de visualizações, o que mostra grande interesse dos brasileiros por Israel e à Terra Santa. Também estou realizando palestras e eventos virtuais para diferentes comunidades, e assim, criando as bases do turismo no futuro, que será tanto presencial quanto virtual”, diz ela.

Aline Szewkies em Israel

+O que fazer em Tel-Aviv

Londres – @melevalondres – Guias de turismo na pandemia

A Julia, do Me Leva Londres tem investido em conteúdo para seu Instagram. Desde o princípio da pandemia criou maneiras de continuar mostrando e falando de Londres sem sair de casa. Seu perfil cresceu bastante mesmo sem viajantes podendo aproveitar o turismo em Londres pessoalmente.

Além disso, ela fez muitos cursos e estudou bastante até se juntar a Paty (@nyorquina) para criar uma mentoria de conteúdo digital: o Me Conecta (@meconectamkt). Juntas, elas tem atendido diversos empreendedores que querem aprender a usar as redes sociais de forma estratégica, com qualidade e conversão. “Hoje em dia não bastam os números e sim o engajamento. Portanto, é preciso entender e dominar seus negócio”, diz ela, um dos nossos depoimentos de guias de turismo durante a pandemia.

Julia do Me Leva Londres

Nova York – @nyorquina

A Paty que tão bem nos recebeu no Brooklyn em 2019 não podia faltar na nossa lista dos brasileiros que se reinventam. Por isso, é uma das guias de turismo na pandemia deste post. “Tenho 80% de clientela vinda do Brasil, e isso foi um balde de agua fria para mim, já que tinha muitas expectativas para o ano. Comecei, portanto, a colocar em prática um projeto que nunca tive tempo para realizar – um tour auto guiado via aplicativo. Ele é narrado por mim, no bairro de Brooklyn Heights, chamado Nyorquina Audio.”

+Uma homenagem aos musicais da Broadway


Depois disso, vieram as férias de julho e aproveitei para descansar um pouco com a família  fazendo day trips. Depois disso, decidi estudar marketing digital e me juntei com a Julia do @melevalondres, onde ajudamos mulheres empreendedoras a usar o Instagram como ferramenta de vendas.

Enquanto isso, preciso me manter constantemente ocupada para não ficar, aqui em NYC, deprimida com a situação. Portanto, estou aproveitando e fazendo uma série de cursos, como, por exemplo, de fotografia e design. Além disso, tenho um projeto encaminhado de um infoproduto onde vou ensinar meu público a fazer algo que tenho muita experiência”, diz ela.

Paty em NYC

+Restaurantes do chef Jean Georges em NYC voltam à ativa

Paris – @beminparis – brasileiros se reinventam

A Edis Lima é guia cultural em Paris e vive na cidade há 20 anos. Em 2020, ela promoveu várias séries de lives com temas culturais. Entre eles, um ciclo literário, o que levou à uma demanda do público das redes sociais da @beminparis por cursos on-line de história da arte. Aliás, também fizemos uma live com ela, mostrando as ruas de Paris. “Tenho trabalhado desde novembro para estruturar os cursos que serão lançados em breve, além de continuar meu trabalho de criação de conteúdo para as diversas plataformas”, diz ela.

Edis Lima, do Bem in Paris

+Locações de Emily in Paris

Por Renata Araújo, Janeiro 2021

Fotos: Alessandra Ribeiro e divulgação

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Filmes e musicais para celebrar os 80 anos de Roberto Carlos

Na coluna You Must See! desta semana, Guilherme Scarpa fala sobre filmes e musicais para…

8 horas atrás

Reabertura da Tailândia: novas medidas para turistas

A reabertura da Tailândia aconteceu em dezembro de 2020. Mas agora o país tem novas…

1 dia atrás

Dia Mundial do Café: 10 doces e bebidas para aproveitar a data

Dia Mundial do Café: 10 doces e bebidas para aproveitar a data. Neste 14 de…

2 dias atrás

Delivery de hambúrguer no Rio: descubra os melhores

Delivery de hambúrguer no Rio: descubra os melhores. Opções para todos os gostos!

3 dias atrás

Baguete francesa pode virar Patrimônio da Unesco

A Baguete francesa é candidata para se tornar Patrimômio Cultural Imaterial pela Unesco. O item…

4 dias atrás

9 Deliveries imperdíveis em São Paulo

Deliveries imperdíveis em São Paulo para você não deixar de pedir. Lista feita pela digital…

5 dias atrás