Gastronomia

Guia Michelin 2024: 21 restaurantes estrelados no Rio e São Paulo

Publicado por
Duda Vetere

A gastronomia brasileira está em festa com o relançamento do Guia Michelin Rio e São Paulo, de volta ao país após quatro anos! Estivemos na cerimônia de premiação, que aconteceu nesta segunda-feira no Belmond Copacabana Palace, para conhecer os mais novos estrelados das cidades. O destaque da noite foi a conquista de 2 estrelas Michelin para os restaurantes Lasai, no Rio, do chef Rafa Costa e Silva, e do Evvai , do chef Luiz Filipe, e do Tuju, do chef Ivan Ralston em São Paulo! O número nesta categoria dobrou, já que o D.O.M., em São Paulo, do chef Alex Atala, e o Oro, do chef Felipe Bronze, e Oteque, do chef Alberto Landgraf, no Rio de Janeiro, mantiveram suas 2 estrelas. Ao todo, 15 restaurantes ganharam 1 estrela Michelin, sendo 7 deles estreantes na categoria!

Portanto, agora temos 21 restaurantes estrelados no Rio e São Paulo! Continue lendo o post para saber de todos os detalhes da seleção do Guia Michelin 2024!

Portanto, se estiver com planos de viajar para o Brasil, não esqueça de reservar o seu hotel com o Booking, nosso parceiro! Não muda nada e desta maneira você consegue nos ajudar a monetizar nosso trabalho.

21 restaurantes estrelados no Rio e São Paulo

Para ganhar de 1 a 3 estrelas, são levados em conta cinco critérios: qualidade dos ingredientes utilizados; domínio do sabor e técnicas culinária; a personalidade do chef em sua culinária; valor pelo dinheiro (value for money;) e consistência entre as visitas. O Brasil duplicou o número de estabelecimentos na categoria 2 estrelas Michelin, classificado como “excelente cozinha; vale a visita”, com seis restaurantes. Os recém-premiados são o Lasai (RJ), do chef Rafa Costa e Silva, que faz um lindo trabalho valorizando ingredientes brasileiros, orgânicos e sazonais; o Evvai (SP), do chef Luiz Filipe Souza, com um menu criativo que mescla influências brasileiras e italianas, e o Tuju (SP), do chef Ivan Ralston, que combina produtos e sabores sazonais brasileiros (especialmente paulistas) com as técnicas europeias mais contemporâneas.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Cerimônia do Guia Michelin 2024 no Belmond Copacabana Palace
Duda Vétere e o chef Rafa Costa e Silva, do Lasai
Ivan Ralston, chef do Tuju, com 2 estrelas
Luiz Filipe Souza, do Evvai
Duda Vétere e o icônico mascote do Michelin
O estrelado Lasai em Botafogo
Renata Araújo no Evvai

Além das três novidades, mantiveram suas 2 estrelas com consistência os restaurante D.O.M (SP), do chef Alex Atala, Oro (RJ), do chef Felipe Bronze e Oteque (RJ), do chef Alberto Landgraf.

Os restaurantes e chefs que mantiveram sua estrela Michelin
Rafa Costa e Silva, do Lasai, com o chef Felipe Bronze, do Oro

Aproveite para ler:

Guia Michelin 2024: 1 estrela

O Guia Michelin agora conta com 15 restaurantes com 1 estrela no Rio e São Paulo, classificados como “uma cozinha requintada; vale conhecer”!. Dentre eles, sete fazem sua estreia na categoria. Do Rio, apenas o San Omakase, no Leblon, do chef André Nobuyuki Kawai, entrou na seleção. De São Paulo, são eles: Kazuo, do chef Kazuo Harada, que faz uma viagem pelos países asiáticos; Kuro, do chef Henry Miyamo, que oferece um menu omakase no balcão; Murakami, do extrovertido chef homônimo Tsuyoshi Murakami; Oizume Sushi, do chef Danilo Maciel; Tangará Jean-Georges, no luxuoso Palácio Tangará, administrado pelo chef Filipe Rizzato; e o Fame Osteria, do chef Marco Renzetti, de cozinha italiana clássica.

Restaurantes com 1 estrela Michelin
Duda Vétere com o chef André do San
Renata Araújo e o chef Filipe Rizzato do Jean-Georges
Com o estrelado Murakami
O Kuro, nos Jardins, ganhou 1 estrela

Para efeito de comparação, na última edição em 2020, o Brasil contava com 13 restaurantes na lista. Um aumento de 8 estabelecimentos na seleção! Ainda não há nenhum restaurante com 3 estrelas no Brasil, classificado como “gastronomia excepcional; vale uma jornada especial”.

A Estrela Verde Michelin

Fazendo a sua estreia no Brasil, a Estrela Verde Michelin, lançada mundialmente em 2020, homenageia restaurantes pioneiros e que apostam numa gastronomia mais sustentável. Ou seja, estabelecimentos que oferecem experiências gastronômicas que combinam excelência culinária com compromissos ecológicos excepcionais. Três restaurantes, todos em São Paulo, receberam a Estrela Verde Michelin. A Casa do Porco, dos chefs Jefferson Rueda e Janaína Torres, que controlam toda a cadeia alimentar, do campo à mesa, com rebanhos próprios, criados com técnicas sustentáveis; a Corrutela, que trabalha com produtos orgânicos de agricultores locais, assim como peixe e carne de origem sustentável, e o Tuju, que possui um centro de pesquisa que visa dar visibilidade aos produtores que trabalham de forma justa, ética e sustentável.

Os premiados com a Estrela Verde Michelin

Prêmios Especiais Michelin

A vencedora do Prêmio Michelin Sommelier foi Maíra Freire, do Lasai, que faz um trabalho impecável na adega do restaurante, agora com 2 estrelas, com vinhos em sua maioria naturais. Já o Prêmio Michelin Abertura do Ano foi para o Tuju, do chef Ivan Ralston, que desde setembro de 2023 ocupa um novo lugar em São Paulo.

Maíra Freire, Sommelier Michelin
Mais um prêmio para o Tuju

Bib Gourmand

Dentro da seleção do Guia Michelin, há também o Bib Gourmand, que destaca restaurantes que oferecem uma experiência gastronômica de qualidade com preço justo. Ao todo foram 37 estabelecimentos premiados com Bib Gourmand, sendo 12 novos. Entre eles, dois estão no Rio de Janeiro: o Brota, da chef Roberta Ciasca, e o Sult, do chef Nelson Soares, ambos em Botafogo. Os demais estão sediados em São Paulo: A Baianeira – MASP, Capim Santo, Cora, Cuia, Feriae, Kotori, Mocotó Vila Leopoldina, Nomo, Più Higienópolis e Shihoma Pasta Fresca.

Os Bib Gourmand do Michelin

Os recomendados do Guia Michelin

Além dos estabelecimentos premiados com as famosas Estrelas ou Bib Gourmand, o Guia Michelin Rio de Janeiro & São Paulo 2024 também recomenda inúmeros restaurantes cuja culinária de qualidade convenceu os Inspetores. 38 restaurantes foram adicionados à esta seleção, que se juntam aos 44 estabelecimentos que se mantiveram. Dessas novidades, 15 estão no Rio e 23 em São Paulo. Entre elas, por exemplo, lugares que exaltam a gastronomia brasileira, como o Rudä, em Ipanema, do chef Danilo Parah (que também garantiu a entrada do Izär e do Maskä), além de outras propostas culinárias, como a japonesa, com o Haru Sushi (RJ), do chef Menandro Rodrigues, italiana, com o Nelita (SP), da jovem chef Tássia Magalhães, francês, com o Mesa do Lado (RJ), do chef Claude Troisgros, entre outros.

A chef Tássia Magalhães, do Nelita, e Duda Vétere
O chef Claude Troisgros e Renata Araújo, no Mesa do Lado
Renata Araújo e o chef Danilo Parah
Haru Sushi entrou na lista dos Recomendados

Como é feita a avaliação

Os inspetores são profissionais da área, geralmente com curso em renomadas escolas do mundo ou viajantes gourmets com vasta experiência, que chegam nos restaurantes à paisana sem aviso prévio, fazem o pedido e pagam a conta como qualquer outra pessoa. Cada avaliador viaja o ano todo, em média três semanas por mês, e provam o mesmo restaurante mais de uma vez.

Todas as recomendações do Guia Michelin Rio de Janeiro e São Paulo estão disponíveis gratuitamente no site e aplicativo do Guia Michelin.

Parabéns a todos os restaurantes estrelados do Rio e São Paulo, e também aos que entraram neste seleto grupo de Bib Gourmand e recomendados do Guia Michelin!

Por Duda Vétere
Maio de 2024
Fotos: Duda Vétere, Divulgação, Renata Araújo

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Pendry, o melhor hotel de Newport Beach -destino de luxo na Califórnia

O novo Pendry certamente é o melhor hotel de Newport Beach, destino de luxo na…

7 horas atrás

Um dia em Santiago de Compostela, na Galícia: atrações, restaurantes e hotéis

Roteiro de um dia em Santiago de Compostela, Patrimônio Mundial da UNESCO, capital da Galícia…

2 dias atrás

18 Restaurantes para o Dia dos Namorados em São Paulo

A vibrante metrópole brasileira oferece uma vasta oferta gastronômica para casais em busca de momentos…

3 dias atrás

Loire Bistrô: restaurante francês na Barra da Tijuca

Inspirado na região do Vale do Loire, restaurante francês na Barra da Tijuca tem menu…

4 dias atrás

Restaurantes românticos no Rio para comemorar o Dia dos Namorados

Restaurantes românticos no Rio para comemorar o Dia dos Namorados. O Dia dos Namorados está…

6 dias atrás

Melhores restaurantes do mundo: 50 Best 2024 em Las Vegas

Na lista dos melhores restaurantes do mundo, o vencedor é o Espanhol Disfrutar! E tem…

6 dias atrás