Gastronomia que "Volta" no tempo

Publicado por
Renata Araujo

Por Renata Araújo

Se a ideia era voltar ao passado, mais especificamente à infância, o restaurante Volta acertou em cheio: com uma decoração vintage que traz mesas e cadeiras estilo anos 50 e 60, garimpadas em feiras e antiquários, e louças de linhas descontinuadas ou achadas em brechós, o restaurante começa a encantar pelo visual.

O projeto do arquiteto Chicô Gouveia, com iluminação de Maneco Quinderé – que criou luminárias com ajuda de bules, xícaras e pratos antiguinhos, que parecem esculturas – ficou perfeito!

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Sem contar a charmosa varanda, para os dias de temperatura amena – que estão prestes a chegar – e agradável do bairro do Jardim Botânico.

O sobrado de dois andares foi restaurado e manteve detalhes da construção original, como o piso de tacos e os tijolos das paredes descascadas, com o intuito de preservar a história do lugar. O mural em grafite feito pelo artista plástico Mateu Velasco, em uma das paredes da casa, deu um toque especial.

Mas como o assunto aqui é gastronomia, não podemos deixar de comentar a originalidade do cardápio, que traz pratos um tanto inusitados, com ingredientes pouco usados em restaurantes descolados, como quiabo, moela ou fígado. Mas as misturas deram muito certo e o capricho na cozinha somado à apresentação dos pratos faz com que tenhamos vontade de experimentar mais e mais.

O chef Fernando Pavan (ex-restaurante Brasil a Gosto, de SP) usou a criatividade e a memória afetiva ao incluir macarrão ao forno, carne assada com gratinado de raízes com queijo coalho e galinha e ravioli de quiabo.

Nos almoços de fim de semana, os simpáticos “Pratos que todos repetem”, sugestões apresentadas em travessas maiores e colocadas no centro da mesa para dividir, imitando um tradicional almoço de família, como, a peixada no sábado e o cozido de domingo. Já no almoço de segunda a sexta, é possível escolher entre o menu Trivial Simples, com salada de entrada, um prato principal com uma carne na brasa, feijão, arroz e outro acompanhamento, e doces variados de sobremesa, e o Trivial Variado, que, além da salada de entrada e da sobremesa, oferece receitas mais elaboradas como prato principal.

Falando em sobremesas, elas foram criadas pelo chef Frédéric de Maeyer e são um capítulo à parte, como o autêntico Romeu e Julieta e as compotas de doces.

Em minha primeira incursão ao Volta, fui de tapioca de sardinha marinada, saborosíssima, e ovos mimosas bem gostosos.

Depois, apostei no estrogonofe, que é feito da maneira mais tradicional possível, sem creme de leite, acompanhado de uma arroz bem soltinho e de uma batata no ponto, em formato de cogumelo, que achei a coisa mais fofa e gostosa do mundo! Minha companheira de mesa pediu a panqueca de carne, que veio em uma linda apresentação e estava uma delícia!

De sobremesa, não pude resistir aos churros com doce de leite. Quem já foi ao Venga!, que pertence aos mesmos sócios, sabe do que estou falando.

O restaurante tem ainda uma simpática vendinha, com produtos artesanais apetitosos, como goiabada, pão de mel, licores de frutas, etc, vindos de diferentes partes do Brasil.

Um lugar assim, não dá pra deixar de voltar.

Fotos: Renata Araújo

Leia também:

Novo café gourmet no Forneria

Almoço Mandarin Oriental no Rio

Restaurantes do Rio aderem ao Ano Novo Chinês

Encontro de bloggers e jantar no Alloro

Novidades gastronômicas no Rio

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Tour pela destilaria da Jack Daniel’s perto de Nashville, no Tennessee

Com a mesma produção artesanal desde 1876, o uísque Jack Daniel’s é suavizado gota a…

15 horas atrás

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace. No dia 20…

1 dia atrás

Os preferidos da chef Ariani Malouf, do Mahalo e Mahá, em São Paulo

À frente do Mahalo Mistura Criativa, em Cuiabá, e do Mahá Cozinha Criativa, em São…

2 dias atrás

Grand Ole Opry: mais famosa casa de shows de música country em Nashville

Você sabia que a música country nasceu em Nashville, capital do Tennessee?

4 dias atrás

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta. Reunimos um time fera de jurados,…

6 dias atrás

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP.

7 dias atrás