Paris

As exposições da Fundação Louis Vuitton, em Paris

Publicado por
Renata Araujo

O museu Fundação Louis Vuitton é uma ótima dica de passeio cultural em Paris. Aberto desde 2014, o prédio, projetado pelo arquiteto Frank Gherry, é a maior atração da região. Em forma de navio e todo envidraçado, com 12 placas, a estrutura não passa desapercebida e não à toa, custou R$ 143 mil euros e levou cinco anos para ficar pronta. Todo ano, inúmeras exposições passam pela fundação e encantam não só turistas como locais. Em minha mais recente visita a Paris, visitei a mostra do pintor Mark Rothko, que reúne cerca de 115 obras das coleções da National Gallery of Art e da Phillips Collection, em Washington, da Tate, em Londres, e do acervo privado da família do artista. Além desta, outras duas exposições ficarão em cartaz até 2024. Portanto, caso passe pela Cidade Luz, vale a pena conhecer as exposições da Fundação Louis Vuitton!

Aproveite para ler mais dicas de Paris:

Aliás, se você tem planos de viajar para Paris, não esqueça de conferir aqui nossa seleção dos melhores hotéis e de reservar com o Booking, nosso parceiro! Não muda nada e desta maneira você consegue nos ajudar a monetizar nosso trabalho.

As 115 obras de Mark Rothko

Distribuídas por todos os espaços da Fundação Louis Vuitton, seguindo um percurso cronológico, as obras de Mark Rothko traçam toda a trajetória do artista, desde as primeiras pinturas até à abstração que define a sua identidade. Em cartaz até abril de 2024, a exposição começa com cenas íntimas e paisagens urbanas – como as cenas do metrô de Nova York – que dominaram a década de 1930. Além disso, a mostra traduz um repertório inspirado em mitos antigos e na dimensão trágica da condição humana durante a guerra.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

As obras de Mark Rothko
O jardim da aclimatação
Renata Araújo na exposição

A partir de 1946, Rothko dá uma guinada decisiva com as Multiformas. Assim, a organização da sua pintura evolui rapidamente para as obras “clássicas” da década de 1950, onde formas retangulares se sobrepõem com tons de amarelo, vermelho, ocre e laranja. Ah, e vale a pena subir no terraço da Fundação Louis Vuitton para ter belíssimas vistas de Paris, para o Jardim da Aclimatação!

Renata Araújo na Fundação Louis Vuitton
Abstração que define a identidade do pintor
As pinturas

Mark Rothko foi um pintor americano do movimento contemporâneo do expressionismo. Começou a carreira em 1925, em Nova York, e foi um dos grandes artistas do século XX, conhecido por suas pinturas abstratas e intensas. “Tornei-me pintor porque queria elevar a pintura ao mesmo nível de intensidade da música e da poesia”, disse Rothko, certa vez.

A estrutura da Fundação Louis Vuitton

A fundação é composta por mais de 10 galerias e o sucesso do local, sem dúvidas, é a vista para o jardim da aclimatação que faz parte do Bois de Bologna, no terraço. Aliás, em 2016, o prédio ficou ainda mais bonito, todo colorido e chamando a atenção de quem passava por ali. O artista francês Daniel Buren instalou placas de vidro que criaram um jogo de luz e cor de acordo com o movimento do sol. No entanto, recentemente, a estrutura voltou a ficar com o conceito monocromático, mas nunca perdeu o caráter artístico.

O conceito estrutural da Fundação Louis Vuitton

Quem quiser estender a programação para almoçar ou fazer um lanche, o museu tem o “Le Frank”, comandado por Jean Louis Nomicos. Aliás, o chef também é dono do “Les Tablettes”, restaurante que lhe rendeu uma estrela Michelin.

Como chegar na Fundação

Para chegar até lá é super fácil. Basta pegar um shuffle – que os franceses chamam de navette – pertinho do Arco do Triunfo, na Place Charles de Gaulle, que parte a cada 20 minutos.

Exposições da Fundação Louis Vuitton

Até o dia 19 de fevereiro de 2024, a exposição “Adeus”, de Alex Ayed, apresentará um projeto único que assume a forma de uma expedição à vela pelo mundo. A princípio, esta mostra inaugura o início da viagem e reconstitui as observações e experiências cotidianas vividas no mar pelo artista.

Já a exposição “Além”, ficará em cartaz – assim como a de Mark Rothko – até o dia 2 de abril. As pinturas de Xie Lei visam traduzir um universo sensível e um campo de experimentação que serve para explorar o mundo contemporâneo. Inspiradas no imaginário tradicional chinês, nos rituais antigos e na mitologia ocidental, as obras remetem para situações conturbadas ou perturbadoras. Os temas abordados são muitas vezes sombrios e perturbadores, como o sono e a morte ou o tormento e o erotismo.

Fundação Louis Vuitton, certamente um ótimo passeio cultural em Paris

Agora, resta saber quais as próximas surpresas que a Fundação Louis Vuitton em Paris nos reserva!

Veja no site todos os horários de funcionamento e preços!

Endereço:  8 Avenue du Mahatma Gandhi, 75116 Paris
Texto e Fotos: Renata Araújo
Junho de 2016. Atualizado em Dezembro de 2023

Salvar

Salvar

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Pendry, o melhor hotel de Newport Beach -destino de luxo na Califórnia

O novo Pendry certamente é o melhor hotel de Newport Beach, destino de luxo na…

7 horas atrás

Um dia em Santiago de Compostela, na Galícia: atrações, restaurantes e hotéis

Roteiro de um dia em Santiago de Compostela, Patrimônio Mundial da UNESCO, capital da Galícia…

2 dias atrás

18 Restaurantes para o Dia dos Namorados em São Paulo

A vibrante metrópole brasileira oferece uma vasta oferta gastronômica para casais em busca de momentos…

3 dias atrás

Loire Bistrô: restaurante francês na Barra da Tijuca

Inspirado na região do Vale do Loire, restaurante francês na Barra da Tijuca tem menu…

4 dias atrás

Restaurantes românticos no Rio para comemorar o Dia dos Namorados

Restaurantes românticos no Rio para comemorar o Dia dos Namorados. O Dia dos Namorados está…

6 dias atrás

Melhores restaurantes do mundo: 50 Best 2024 em Las Vegas

Na lista dos melhores restaurantes do mundo, o vencedor é o Espanhol Disfrutar! E tem…

6 dias atrás