Brasil

Festival Gosto da Amazônia nos Restaurantes do Rio

Entre os dias 9 e 25 de julho acontece o Festival Gosto da Amazônia em mais de 70 restaurantes do Rio de Janeiro e Niterói. Neste ano, casas tradicionais, chefs estrelados, estabelecimentos recém-abertos e bares da Zona Sul tem como objetivo apresentar diversas receitas de pirarucu selvagem de manejo nos seus pratos. Assim, a ideia é divulgar o consumo do peixe além de gerar renda para as comunidades ribeirinhas e indígenas. Ou seja, um evento imperdível. Portanto, separamos os detalhes neste post para você não perder! Aliás, aproveite para ler também sobre os festivais gastronômicos na Serra e Região dos Lagos.

+Reserve aqui seu hotel no Rio e em SP pelo menor preço

Festival Gosto da Amazônia

Asa Açaí

O restaurante que preza sobretudo por saúde e sustentabilidade, não poderia ficar de fora do Festival! Entre os pratos, estão o Pirarucu grelhado com arroz alegria e Pirarucu grelhado acompanhado de arroz de fruta pupunha. Além disso, vai ter também o Tucupi com bertalha e castanhas-do-Pará frescas.

End: Rua Jardim Botânico, 67| Tel: 21 3563-9179 

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Chez Claude

O icônico restaurante do chef Claude Troigros apresenta no Festival Gosto da Amazônia o Pirarucu assado com taioba, beurre blanc com tucupi, caviar mujol e espaguete de palmito pupunha.

End: Rua Conde de Bernadotte, 26| Tel: 21 3579-1185

Pirarucu assado com taioba

Escama

O mais recente restaurante de frutos do mar do Rio, comandado pelo chef Ricardo Lapeyre, vai ter Strudel de Pirarucu, acompanhado de tomatinhos confit, cogumelo, espinafre e molho champagne para o evento.

+Roi Méditerranée: restaurante francês no CJ Shops

Escama no Festival Gosto da Amazônia

Fairmont

O Marine Restô, que de fato é conhecido pela alta gastronomia, vai ter um menu especial para o festival. Como por exemplo, o Pirarucu na brasa aos sabores da Amazônia (na brasa com emulsão de tucupi, crispy de couve, tempura de quiabo).

End: Av. Atlântica, 4.240| Tel: 21 98303-1696

Farinha Pura

O empório preparou o Pirarucu à moda francesa para o festival. Ao molho cremoso de pirarucu, leva palmitos salteados na manteiga e vinho branco, farofa panko com pistache e raspas de limão siciliano.

End: R. Voluntários da Pátria, 446| Tel: 21 3239-8000

De fato, um lindo prato!

Frédéric Epicerie 

O restaurante do chef belga vai apresentar Lombo de pirarucu curado e assado na brasa para a data. Seu prato leva mini arroz com legumes, além de, aioli e farofa de pão da casa com especiarias.

End: Rua Gustavo Sampaio, 802 | Tel: 21 98011-9009

Guimas

O tradicional bistrô da Gávea vai preparar um Pirarucu ao curry, barriga de pirarucu com molho de leite de coco e curry, acompanha cuscuz marroquino e brotos.

End: Rua José de Macedo Soares, 5 | Tel: 21 2259-7996

Varanda do Guimas

Hotel Emiliano

O Emile, restaurante do hotel de luxo em Copacabana é um dos participantes do Festival Gosto da Amazônia. Portanto, o prato do evento é o Pirarucu defumado confitado com escamas de nabo, sofrito de tintade tinta de lula, ora-pro-nóbis e consomê de tucupi preto.

End: Av. Atlântica 3.804| Tel:  21 3503-6620

Pirarucu defumado com escamas de nabo

Itacoa

O Restaurante do Masterchef, Rafa Gomes vai ter um menu com Pirarucu sustentável da Amazônia, que é antes de mais nada um pirarucu com arroz pérola alla puttanesca.

End: Av. das Américas, 3900 | Tel:  21 3252-2837

Fachada do restaurante

+Barra da Tijuca: 7 sugestões de restaurantes

Meza

Localizado no Humaitá, o bar/restaurante preparou para o festival um pirarucu selvagem defumado com purê de banana-da-terra, salada de feijão vermelho, farofa ovinha e rúcula.

End: Rua Capitão Salomão, 69 | Tel: 21 32391951

Pobre Juan

Para o festival, o restaurante vai se especializar no peixe da vez. Ele preparou um pirarucu amazônico, ou seja, lombo de pirarucu servido com farofa crocante na manteiga, arroz de coco com castanha-do-Pará, purê de banana e molho de moqueca.

End: Avenida das Américas, 3900| Tel: 21 3252-2637

Sushimar

O restaurante de comida tradicional japonesa traz para o evento um diferencial do pirarucu. É o lamen de pirarucu grelhado, com caldo de vegetais , saquê e gengibre com macarrão oriental. Além disso, lascas de côco seco, cogumelos, nori, banana da terra, cebolinha e pirarucu grelhado com pimenta dedo de moça.

End: Travessa Euricles de Matos 40| Tel: 21 2285-7246 

Lamen de Pirarucu

Zazá

O restaurante que é sobretudo, um bistrô tropical, preparou um pirarucu com purê de banana da terra com emulsão de tucupi e vinagrete de carambola.

End: Rua Joana Angélica, 40 | Tel: 21 99530-7173

Então, aproveite o Festival para conhecer os sabores da Amazônia! Confira no site todos os restaurantes e os pratos.

Texto por Catarina Viamonte e Renata Araújo.  Julho de 2021.
Fotos: Ari Versiani, Renata Araújo, Rodrigo Azevedo, Erik Barros,

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Catarina Viamonte

Posts recentes

5 lugares incríveis para fazer ensaio fotográfico em NY

5 lugares incríveis para fazer ensaio fotográfico em NY.

18 horas atrás

Restaurantes no Meatpacking District | Onde comer em NY

Restaurantes no Meatpacking District - Onde comer em NYC. A cada semana novas casas são…

2 dias atrás

Onde comer em Beverly Hills

Onde comer em Beverly Hills. De fato, há uma variedade culinária que passeia pelas mais…

2 dias atrás

Os 10 filmes mais comentados do início de 2022

Os 10 filmes mais comentados do início de 2022. Entre dezembro e janeiro sempre pipocam…

4 dias atrás

Hotel de luxo no Meatpacking, em NY: Gansevoort

Hotel de luxo no Meatpacking, em NY: Gansevoort. Assim como a região se transformou, o…

4 dias atrás

Um dos melhores hotéis da Flórida: Acqualina Resort & Residences

Um dos melhores hotéis da Flórida: Acqualina Resort & Residences. Uma vila mediterrânea luxuosa, de…

6 dias atrás