Categorias: Gastronomia

Fasano Al Mare – sofisticação em Ipanema

 
Sofisticação em Ipanema. Essa é o primeiro pensamento que me vem à cabeça quando tento descrever o Fasano al Mare, um dos melhores restaurantes do Rio, que deixa qualquer amante da boa mesa feliz.
Quer conhecer melhor o restaurante? É só clicar e assistir o vídeo.

Além do ambiente elegante, sem exageros, o restaurante do Hotel Fasano é comandado pelo chef italiano Paolo Lavezini, que faz uma cozinha autêntica de sua terra natal. Apesar de alguns acharem que, pelo nome, é classificado como um restaurante de frutos do mar, na verdade, ele foi batizado em homenagem à praia de Ipanema. Mesmo assim, os peixes e afins tem destaque no cardápio e merecem uma conferida.
O Fasano al Mare conta, na hora do almoço, com o menu mezzo giorno: entrada, prato principal e sobremesa a preço fixo, de segunda à sexta. No jantar, são oferecidos os clássicos italianos e um menu autoral do chef, que muda de tempos em tempos.
Fui convidada para provar as novidades e saí encantada. Foi um almoço de três horas, daqueles bem prazeirosos que a gente não quer que termine, devidamente harmonizado com os excelentes rótulos da casa.
Nossa festa de Babette começou com uma stracciatella de burrata com atum cru,  limão siciliano e hortelã, excelente entrada, bem leve. Em seguida, veio o robalo grelhado servido com fregola sarda, ervas e bottarga, muito saboroso,  e depois um dos meus favoritos, o tagliolini de massa levemente apimentada, lagostine e ervilha, massa bem al dente e com o toque certeiro de pimenta.
Depois, chegaram a ribollita toscana – uma espécie de minestroni – com ovo poche e queijo pecorino, que deram um gostinho maravilhoso, e em seguida,  o super macio agnolotti de “stracotto” de cordeiro, creme de mozzarella e funghi porcini trifolati, com aquele aroma inconfundível das trufas e a massa que parecia derreter na boca. Para encerrar, um delicioso frango caipira alla diavola com legumes no forno e manjericão. Foi muita comida, mas saí com uma sensação de satisfação sem estar empanturrada, exatamente o que devemos sentir depois de uma refeição farta mas sem exageros.
E como ninguém é de ferro, vieram as sobremesas, que tive a chance de comer na piscina, admirando uma das vistas mais bonitas do Rio de Janeiro: o tiramisu Fasano, considerado por muitos o melhor da cidade e o clássico baba ao rhum zacapa, geléia de laranja amarga, fava de cacau e creme de leite batido. Sem palavras.
O ambiente do Fasano al Mare é um capítulo à parte. Com assinatura do francês Philippe Starck e peças garimpadas pelo próprio Rogério Fasano, o espaço tem lindas mesas de jacarandá, poltronas com pés palito e colunas de mármore branco nacional; como as do Aeroporto Santos Dumont, ideia do empresário, que quis um ambiente que remetesse à época da bossa nova dos anos 50/60.
O bar chama atenção com sua estante vazada e revestida por espelho, deixando um pouco da visão do mar do lado de fora.
Texto e Fotos: Renata Araujo
Leia também:
Setembro de 2014.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Como evitar perrengues de viagens – episódio do nosso Podcast

Quando viajamos, ficamos tão felizes e ansiosos que às vezes acabamos nos esquecendo de coisas…

1 dia atrás

Cardápios de Primavera nos Restaurantes do Rio

Cardápios de Primavera nos Restaurantes do Rio. Na estação das flores, que vai até o…

2 dias atrás

Barra da Tijuca: 7 sugestões de restaurantes

Aqui no YMG, já demos algumas sugestões de restaurantes e bares pela Zona Sul do Rio…

3 dias atrás

Início da Primavera no Hemisfério Sul

Início da Primavera no Hemisfério Sul. A estação das flores começa nesta terça-feira, dia 22…

3 dias atrás

Experiências ao ar livre nos arredores do Rio

Experiências ao ar livre nos arredores do Rio. A preferência dos viajantes está sendo por…

4 dias atrás

Restaurante de Alain Ducasse na Provence: La Bastide de Moustiers

Imperdível o Bastide de Moustiers, restaurante de Alain Ducasse na Provence, e hotel homônimo. Parada obrigatória…

5 dias atrás