Esqueci o certificado da febre amarela para a África do Sul

Publicado por
Renata Araujo

Na minha recente viagem para Capetown e Ilhas Mauricio, eu esqueci o certificado da febre amarela para a África do Sul. Quem me acompanha sabe o quanto eu emendo uma viagem na outra. Resultado: recebi o convite da rede One & Only para uma press trip – quando um grupo de jornalistas é convidado para conhecer um hotel e/ou destino e depois divulgá-lo entre seus leitores/seguidores – e nem percebi no e-mail que precisava do comprovante.

One&Only Le Saint Géran | Hotel nas Ilhas Maurício

*Update sobre o Certificado de Vacina da Febre Amarela

Ao todo, são 131 países que exigem o certificado da vacina, como África do Sul, Tailândia e Colômbia. Recentemente, para combater o surto de febre amarela em algumas regiões do Brasil, o Ministério da Saúde lançou uma campanha de vacinação com doses fracionadas do imunizante. Estas doses serão aplicadas em municípios de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, entre fevereiro e março. MAS ATENÇÃO: A DOSE FRACIONADA NÃO VALE PARA OS VIAJANTES! Quem for para algum país que exija o certificado, deve tomar a dose-padrão da vacina, de 0,5 mililitros e que imuniza para a vida toda. A dose fracionada contém 0,1 mililitros e dura 8 anos. É preciso tomar a vacina com pelo menos 10 dias de antecedência da viagem ?

Esqueci o certificado da febre amarela para a África do Sul

Foi só ao fazer o check in na South African Airways, quando a atendente me pediu, que me dei conta que eu não o havia levado. E o pior: o voo saía do Aeroporto de Guarulhos, ou seja, como moro no Rio, nem tinha a possibilidade de passar em casa para pegar.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

O dia em que esqueci meu laptop no avião

Suei frio quando ela disse que era imprescindível o certificado da febre amarela para a África do Sul e ainda mais para as Ilhas Maurício. Falei que tinha em casa, que tirei quando viajei para a Amazônia e que tinha usado este ano na minha viagem para a Tailândia, mas de nada adiantou. Era óbvio que ela precisava vê-lo. Na verdade, ela só podia concluir meu check in com o documento em mãos.

10 passeios imperdíveis em Bangcoc

No One&Only Le Saint Géran, nas Ilhas Maurício

A primeira coisa que fiz foi ligar para a casa e pedir para a minha empregada fotografar o documento. Pelo menos assim, eu teria um prova. Mas mesmo assim, a funcionária da South African Airways disse que a foto não adiantaria. Só mesmo o certificado da febre amarela para a África do Sul, se eu quisesse entrar no país.

O jeito então, foi ir até à Anvisa que fica no Terminal 2 do Aeroporto de Guarulhos para ver se eles me ajudavam. Neste momento eu estava no Terminal 3 – são apenas 15 minutos andando. Eu continuava ligando desesperadamente para a casa, para ver se alguém atendia. Eu sabia exatamente onde estava o troço, tinha olhado para ele na véspera, ao pegar o passaporte e nem me dei conta que era necessário o certificado da febre amarela para a África do Sul.

Seguidores que viram companheiros de viagem

Table Mountain em Cape Town

E agora?

Fui correndo até à Anvisa e quando cheguei lá, soube que quem tinha hora marcada tinha prioridade. Mas nessas horas sempre aparece alguém generoso. Um santo homem que viajaria no dia seguinte me deu a vez quando disse que meu embarque para Joanesburgo era em duas horas e eu corria o risco de não viajar.

A atendente, a princípio, não pareceu muito comovida com meu desespero que beirava o choro, quando contei a história. Disse que tinha tomado a vacina há anos, tinha o comprovante e na correria esquecera o certificado da febre amarela para a África do Sul.

Conclusão

Ela perguntou há quantos anos e quando eu falei dez, ela não foi muito otimista. “Ih, se tem dez anos, não sei se você vai estar aqui no sistema não…”. Gelei! Dei meus dados: CPF, RG, endereço, etc e ela começou a procurar no sistema. Só para criar mais suspense e eu quase enfartar ela diz “peraí que o sistema parou”. E dá-lhe pânico geral! Depois de alguns minutos, ela digita mais um pouco e fala “olha, você deu sorte, não é que te achei”?!!? Nem acreditei! Minha vontade foi enchê-la de beijos!!

Dicas para não perder o trem na Europa

Ufa! Depois do susto, um ótimo voo

Ela imprimiu o certificado da febre amarela para a África do Sul, eu voltei correndo ao Terminal 3 e pude concluir o check in. A essa altura faltava uma hora para o voo. Deu tudo certo e apesar do susto, eu embarquei. Mas fica a lição: checar sempre todos os documentos requeridos para cada destino: vistos, vacinas, etc. Por um esquecimento bobo, pode-se criar um problemão. Já pensou? E com você, já aconteceu algo parecido, bem na hora do embarque?

Renata Araújo viajou a convite da rede One & Only e da South African Airways e foi assegurada pela GTA seguros.

Texto e fotos por Renata Araújo

Janeiro de 2018


Leia mais:

7 restaurantes em Los Angeles

O que fazer em Midtown Manhattan

Um dos cafés mais antigos da Europa | New York Cafe Budapeste

2 chefs estrelados em Paris que vale a pena conhecer

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

1 dia atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

1 dia atrás

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas. Fomos conhecer o…

3 dias atrás

Boka: restaurante descolado em Ipanema

Recém inaugurado no coração do bairro, o Boka é um restaurante descolado em Ipanema, com…

4 dias atrás

19 guias brasileiros pelo mundo

A melhor escolha para conhecer um novo lugar é contratar um guia de turismo local…

5 dias atrás

Comediante Jerry Seinfeld em turnê nos Estados Unidos, Canadá e Austrália

Um dos mais importantes comediantes do mundo, Jerry Seinfeld está em turnê nos Estados Unidos,…

6 dias atrás