Restaurantes no Rio

Escama: novo restaurante de frutos do mar no Rio, no Jardim Botânico

Atenção cariocas e amantes da boa gastronomia: acaba de ser inaugurado um excelente restaurante de frutos do mar no Rio. O Escama, comandado pelo premiado chef Ricardo Lapeyere (ex Laguiole) veio para mudar o cenário de quem gosta de peixes e afins. Uma cozinha autoral, com produtos frescos e ainda por cima, toque francês! Fomos conhecer em primeira mão, adoramos a comida e o ambiente em um casarão de dois andares, e contamos todos os detalhes pra você! Aproveite para ler também os melhores deliveries de risoto e 10 opções de delivery em Botafogo.

+7 restaurantes com a cara do verão no Rio

+5 restaurantes na Barra da Tijuca

Escama: novo restaurante de frutos do mar no Rio, no Jardim Botânico

Localização

O primeiro restaurante de frutos do mar com a cara e o espírito da cidade está localizado no Jardim Botânico. Na Rua Visconde de Carandaí, o Escama é em uma casa simples mas cheia de personalidade. O ambiente é jovem, descontraído e acolhedor. Para os amantes de frutos do mar, de fato, é mais que necessária a visita. Que é local talvez se lembre do Venga e do Volta, que funcionaram no mesmo lugar.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Fachada do Escama
Interior do restaurantes

Projeto

O projeto da casa foi feito pelo escritório MZNO. Eles tentaram reaproveitar cada espaço do local. Aliás, a casa ficou completamente diferente do que era! Móveis, azulejos e piso ganharam outra roupagem. O lugar tem paredes brancas de tijolinho e móveis de madeira criando, um contraste bem elegante. Além disso, são duas cozinhas.

No primeiro andar, fica a fria, comandada pelo subchef Hugo Devaux. Lá acontece o preparo de pratos como por exemplo, ostras, saladas e conservas cheias de frescor. No segundo, está a quente, com uma churrasqueira de onde saem assados na brasa e o restante do cardápio. Os garçons usam uniformes com detalhes em escama de pirarucu sustentável da Amazônia, que foram desenvolvidos pelo Projeto Fio. Achamos um charme!

O lugar é lindo!
Detalhes da mesa

+Feijoadas em fevereiro no Rio

Passeio de barco – restaurante de frutos do mar no Rio

Antes de irmos ao Escama, o chef nos proporcionou um passeio de barco até às Ilhas Cagarras. Fomos com o Nuno Greeman pescador e dono do barco, para acompanhar de perto o processo desde o mar até à mesa. No restaurante é assim: os cozinheiros selecionam os melhores pecados, com toda atenção e cuidado. Sem falar que eles valorizam toda história por trás daquele produto e também dos produtores, de fato. Aliás, a pesca é sustentável! Além disso, era dia de Iemanjá, e claro que fizemos uma homenagem à Rainha dos Mares. Confira no Igtv:

+5 trilhas com as melhores vistas do Rio de Janeiro

Cardápio

A ideia do chef Ricardo Lapeyere é fazer uma cozinha de frutos do mar com os melhores insumos e excelente custo-benefício. Sendo assim, no cardápio preparado especialmente para os jornalistas presentes, tinham pratos, como por exemplo, Carpaccio de Vieira e Salada de Camarão, de entrada. Já nos principais, saboreamos o Arroz de Bacalhau Laguiole, com arroz jasmin, fiapo de batata baroa, azeitona preta e tomate. Mas é claro que não deixaríamos de experimentar o Elenco Escama. Nele, você escolhe um pescado, que vem em diversas opções. A forma de cocção e um acompanhamento como, por exemplo o risoto de quinoa com molho champagne. Para fechar, a sobremesa era Tartelette de Mate com Limão Galego. Perfeita, por sinal: refrescante e com a massa levinha.

Carpaccio de Vieira e Salada de Camarão ao fundo
Arroz de Bacalhau Laguiole
Pescados à escolha
Tartelette deliciosa

+Pratos para aproveitar o verão no Rio

Drinques – restaurante de frutos do mar no Rio

Enfim, os drinques, que são assinados pela mixologisra Laura Paravato, são a cara do carioca. Refrescantes, saborosos, leves mas sem perder a sofisticação. Além disso, eles tem ingredientes sazonais que valorizam a cultura brasileira. Pedimos o Matias, feito com cachaça branca, caju, pimenta rosa, laranja.

Drinque Matias
Drinques leves e refrescantes, de fato

+18 Drinques para refrescar o verão no Rio

Para os amantes de vinho, a carta do Escama é assinada pela sommelière Elaine de Oliveira. Espumantes, vinhos brancos e laranjas são as grandes estrelas, num ‘match‘ perfeito com os frutos do mar do menu.

Portanto, estamos muito animados com esta grande novidade na cena gastronômica carioca e certamente voltaremos!

Renata Araújo no Escama

Texto por Marina Moraes e Renata Araújo. Fevereiro 2021.

Fotos por Renata Araújo.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Marina Moraes

Posts recentes

Festival de Gastronomia no Brasil: Fartura 2021

Festival de Gastronomia no Brasil: Fartura 2021.Começa neste sábado e vai até o dia 24…

5 horas atrás

A nova frota de aviões da Azul em parceria com a Disney

A nova frota de aviões da Azul em parceria com a Disney. Ela começa a…

1 dia atrás

Os vinhos do Novo Chile

Os vinhos do Novo Chile. O mundo quer vinhos mais originais e mais puros, com…

2 dias atrás

Atenção para as compras exageradas na volta das viagens

Atenção para as compras exageradas na volta das viagens.As compras compulsivas caracterizam-se pelo excesso de…

3 dias atrás

90 anos do Cristo Redentor: história e curiosidades

Nesta terça-feira, 12 de Outubro, celebramos uma data muito importante: os 90 anos do Cristo…

4 dias atrás

Restaurantes para crianças no Rio e Menus Especiais

Restaurantes para crianças no Rio e Menus Especiais. Afinal, não é só de hambúrguer e…

5 dias atrás