Nesta sexta-feira, 13 de Setembro, é comemorado o Dia da Cachaça! Sim, este destilado brasileiro, tão importante na história do país, tem um dia só pra ele! Portanto, para você comemorar neste fim de semana, listamos ótimos lugares no Rio e em São Paulo que oferecem drinques com cachaça! Aliás, se você gosta da bebida, tem que aproveitar para conhecer o Festival de Cachaça em Paraty, que acontece todo ano, no mês de agosto.

??Reserve aqui seu hotel no Rio pelo melhor preço.

Drinques para comemorar o Dia da Cachaça

Rio de Janeiro

Academia da Cachaça

Na sexta-feira, a casa vai oferecer rodadas de cachaças de vários estados brasileiros. Ou seja, uma ótima oportunidade de saber um pouco mais sobre as bebidas, como, por exemplo, as armazenadas e envelhecidas em madeiras. Além disso, no Leblon, vai ter ainda chorinho temático, de 18:30 às 22:30.

End: Rua Conde Bernadotte, 26, Leblon/Av. Armando Lombardi, 800 – Loja 65- L (Cond. Condado de Cascais)    

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

+11 sobremesas imperdíveis nos Restaurantes do Rio

Cachaças

Astor

Na carta de coquetéis do bar, a cachaça está presente em algumas receitas, como, por exemplo, no Tiki Brasil, drique que leva cachaça, manga, limão cravo e xarope de castanha do Pará. Além disso, a apresentação é linda!

End: Av. Vieira Souto, 110, Ipanema. 

+Al Fresco, novo restaurante italiano no Leblon

Tiki Brasil

Baretto-Londra 

No sofisticado bar do Hotel Fasano, o barman André Paixão prepara o drinque Very Fasano, feito com cachaça, cranberry, abacaxi e limão siciliano. Certamente uma boa pedida para celebrar a data!

End: Hotel Fasano: Avenida Vieira Souto 80 – Ipanema.

+Top 5 lugares para tomar café da manhã no Rio

Very Fasano

Capim Santo

A brasilidade da chef Morena também está presente na carta de drinques do seu restaurante. Entre as opções, por exemplo, a tradicional caipirinha é feita com ingredientes inusitados, como a combinação entre abacaxi e capim santo e gelo de uva e três limões com gelo de caldo de cana.

End: Shopping VillageMall – Avenida das Américas, 3900 – Loja 310/311- PavimentoL3.

Dia da Caipirinha com Abacaxi e Capim Santo

Churrasqueira Rio

Quem quiser degustar a típica cachaça mineira em terras cariocas, pode optar pela Tradição Mineira ou Canarinha. Já entre os drinques feitos com a bebida, uma das criações do mixologista Henrique Passos Miguel, por exemplo, é o Bossa Nova, com cachaça, mate, mexerica, xarope de açúcar e espuma de gengibre.

End: Rua Vinicius de Moraes, 130, Ipanema

Bossa Nova

Garoa Bar Lounge

Na nova carta de drinques do bar, destaque para o coquetel Amigos, servido em uma jarra adesivada com a inscrição “Amigos eu não fiz bebendo leite”. Enquanto isso, no copo, cachaça Yaguara Ouro, Licor 43 e refrigerante de leite de xarope de marshmallow. Além disso, de 10 a 21 de setembro, a casa de Ipanema promove uma celebração em torno da cachaça com cinco drinques servidos exclusivamente no período. Entre eles, por exemplo, o Bombeirinho, é preparado com a cachaça Pé na Areia, limão e grenadine.

Ends: Rua Dias Ferreira, 50 – Leblon/Rua Prudente de Morais, 1810 – Ipanema.

Amigos

Liga dos Botecos

No Dia da Cachaça, a sugestão de drinque é o novo estrela de Minas, preparado com infusão de gin com hibisco, cachaça e cedilla. Além disso, o bar conta com a cachaça mineira Claudionor, da família do chef Bruno Magalhães, envelhecida em barril de amburana, no próprio bar.

End: Álvaro Ramos 170, Botafogo.

Estrela de Minas

Quadrucci

Os famosos caipilés do Quadrucci, refrescantes e a cara do Rio, levam a cachaça Leblon e podem vir em três sabores: morango com picolé de tangerina, uva verde com picolé de limão e lichia com picolé de maracujá. Além disso, há também o drinque autoral Maracujá de Gaveta, que leva cachaça, redução de maracujá com manjericão, xarope de baunilha, água de coco e semente de cumaru.

End: Rua Dias Ferreira 233, Leblon.

Maracujá de gaveta

Rubaiyat

A casa de carnes investe em cachaças artesanais e oferece sete rótulos de branquinhas produzidas em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Além disso, elas também são usadas em drinques, como, por exemplo, o clássico rabo de galo, que leva a aguardente, Cynar, Angostura e limão.

End: Rua Jardim Botânico, 971 (Jockey Club Brasileiro).

Rabo de Galo

Sabores de Gabriela

Na carta de drinques assinada pelo barman consultor William Barão, há três opções com cachaça. Uma delas, por exemplo, é o Ilhéus, feito com cachaça branca, cacau em polpa, xarope de maçã verde, crosta de cacau e twist de siciliano. Outra pedida com a branquinha é o Glória, que leva cachaça envelhecida, suco de tangerina, sumo de siciliano, geleia de pimenta e canela.

End: Rua Maria Angélica, 197 – Jardim Botânico

Ilhéus, certamente uma boa sugestão!

iVenga!

Na carta de drinques, a Caipi Venga! ganha um toque espanhol. A bebida reúne, além de cachaça orgânica, o tradicional vinho fortificado Pedro Ximenez, maçã e limão. Além disso, outra dica é o El Raval, que traz cachaça orgânica com infusão de mel e gengibre, limão-tahiti, vinagre de Jerez e tomilho.

Ends: Av. Atlântica, 3880 – Copacabana/Rua Garcia D’Ávila, 147 loja B. Ipanema.

El Raval

São Paulo

CÔL

No novo restaurante de peixes e frutos do mar, uma das sugestões de drinques com cachaça é o Guanabara, com cachaça Nega Fulô Carvalho, redução de cumaru, creme de abacaxi, limão, mel e Angostura Bitter. Além disso, o Brazilian Mule, com cachaça Sagatiba, suco de limão, xarope de açúcar e espuma de gengibre também é uma boa pedida.

End: R. Manuel Guedes, 369 – Itaim Bibi.

Guanabara

Marakuthai

O restaurante da chef Renata Vanzetto sugere o drinque Sertão, que leva cachaça com melaço de capim  santo, limão cravo, taiti, siciliano e lima da pérsia.

Ends: Alameda Lorena, 1.295 – Jardins/R. Pais de Araujo, 77 – Itaim.

Sertão

Negroni

Para comemorar o dia do destilado mais brasileiro, o bartender Chris Carijó criou três drinques exclusivos para a data. Entre eles, por exemplo, o Amburana Fashioned, que leva cachaça branca, amburana e peychauds servido no copo defumado em canela. Além disso, ha também o Tropicalia, com cachaça, maracujá, hortelã, laranja e limão. E nos dias 14 e 16, ainda comemorando a cachaça, a casa recebe o “Negroni Ensina”, um workshop gratuito sobre a bebida nacional, voltado para bartenders, com palestras de 45 minutos.

End: Rua Padre Carvalho, 30 – Pinheiros.

Tropicália

riso.e.ria

O restaurante da chef Tássia Magalhães tem uma carta enxuta, com drinques clássicos e aromáticos, elaborados pelo renomado mixologista Felipe Rara. É claro que não podem faltar as clássicas caipirinhas com frutas da estação, ainda mais no dia da cachaça! A sugestão para a data é a de limão.

End: Rua João Cachoeira, 225, Itaim Bibi

Caipirinha de limão

Sal Gastronomia

No restaurante do chef Henrique Fogaça,  a sugestão é o drinque Sal, que levaa cachaça artesanal, calda de gengibre,suco de limão, Fernet branca, matcha,tônica, folhas e pó de hortelã.

End: Av. Magalhães de Castro, 12000 – Cidade Jardim

Sal, certamente uma boa pedida

Por Duda Vétere e Renata Araújo. Setembro 2019.

Fotos: Alexander Landau, Berg Silva, Filico, Guto Costa, Lucas Terribilli, Rodrigo Azevedo,

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.