Itália

19 imperdíveis restaurantes em Roma

Publicado por
Renata Araujo

A Itália é o país de uma das gastronomias mais queridas do mundo. Afinal, quem dispensa uma autêntica massa artesanal ou uma saborosa pizza? Portanto, é difícil você errar quando está em Roma. Mas são tantas as opções de restaurantes, pizzarias e trattorias que o turista fica confuso. Decidimos, então fazer uma lista de 19 restaurantes em Roma que são imperdíveis!

Aproveite para ler também:

Se quiser sugestão de ajuda para reservas de hotéis, atrações e/ou restaurantes em Roma, é só mandar um e-mail para contato@youmustgo.com.br.

E aproveite para reservar o seu hotel direto aqui com o Booking, nosso parceiro!

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

19 restaurantes em Roma

Aroma

Com uma estrela Michelin e um visual belíssimo de Roma (o Coliseu está bem em frente), o Aroma fica no rooftop do luxuoso Hotel Pallazzo Manfredi. O menu autoral do chef Giuseppe Di Iorio privilegia os ingredientes locais. Destaque também para a adega, com mais de 600 rótulos!

End: Via Labicana, 125, 00184.

Colline Emiliane

Aberto em 1931, este tradicional restaurante oferece culinária da região da Bologna. Daqueles autênticos pequenos negócios familiares, sem glamour, mas dificilmente você erra nos pratos, já que tudo é delicioso! Além disso, as massas são feitas na própria fábrica, enroladas manualmente, e as matérias primas selecionadas de ótima qualidade. Destaque, por exemplo, para o tortelli di zucca e o tagliatelle al pomodoro: perfeitos! 

End: Via degliem Avignonesi, 22.

Fachada Colline Emiliane
Tortelli di zucca
Ambiente Interno
Tradicional

Da Enzo al 29

Trattoria tradicional de 1929, no boêmio bairro de Trastevere, e já na terceira geração da família. O simpático Roberto, que faz parte da família do Enzo, ainda me levou para conhecer a cozinha e toda a equipe. Pequeno e um pouco confuso, não faz reserva e há sempre filas de clientes, então a dica é chegar cedo! No menu, os clássicos são carro-chefe, como o legitimo cacio e pepe, que estava magnífico. De fato, vale a pena esperar por este must go em Roma!

End: Via dei Vascellari, 29, 00153.

Renata Araújo na cozinha do Da Enzo
Ambiente interno

Da Vittorio

No badalado bairro de Trastevere, este simpático e autêntico restaurante, desde 1988 oferece pratos clássicos italianos, mas também com reinterpretações. Além disso, há ótimas opções de pizzas!

End: Via di San Cosimato, 14ª.

Il Giardino

Localizado no topo do Hotel Eden Roma, que faz parte da Dorchester Collection e onde estive hospedada, o restaurante tem ambiente descontraído, e serve uma culinária italiana clássica, com opções saudáveis. O chef Fabio Ciervo utiliza ingredientes frescos e locais. Comi a melhor sopa de alcachofra da vida! Há também um imponente bar e uma vista belíssima da cidade. O serviço é gentil e há um imponente bar. Além disso, é vizinho ao estrelado La Terrazza.

Il Giardino
Renata Araújo no Il Giardino, no hotel Eden

End: Via Ludovisi, 49, 00187.

Il Vero Alfredo

Restaurante tradicional, de 1908, e onde surgiu o verdadeiro Fettuccine al Alfredo. Ao longo dos anos, foi frequentado por personalidades famosas variadas do mundo inteiro, como, por exemplo, Frank Sinatra e até Pelé. Bem turístico, mas vale conhecer uma vez!

Il Vero Alfredo

End: Piazza Augusto Imperatore, 30, 00186.

Imàgo

Considerado um dos melhores restaurantes de Roma, ele fica no Hotel Hassler e conta com uma estrela Michelin! Comandado pelo chef Francesco Apreda, ele oferece cozinha italiana contemporânea e tem como trunfo ter Roma aos seus pés. Decoração elegante, música suave e uma atmosfera romântica completam o ambiente!

End: Piazza Trinità dei Monti 6.

Ginger – Corte Laica

Restaurante com pegada mais saudável, que conta com quatro endereços pela cidade, mas fomos no mais recente deles, dentro da Corte Laica, no Palazzo Raggi. O edifício do século XVIII reabriu após anos fechado, e o ambiente é belíssimo, espaçoso, com pé direito alto, bar, e iluminado por claraboias. Os chefs Carlo Ruta e Sharon Landersz oferecem um menu com 80% de vegetais, de preferência orgânicos, complementados por opções de crudos e sempre equilibrados em termos de nutrientes. Além disso, fica aberto do café da manhã ao jantar.

End: Via del Corso, 173

Ginger, dentro do Palazzo Raggi
O belo bar
Há ótimas opções de massas, como, por exemplo, o linguine com anchovas
Certamente um ótimo restaurante em Roma

Glass Hostaria

Alta gastronomia em Roma! Aberto em 2014 em pleno buchicho de Trastevere, conquistou uma estrela Michelin. Comandado pela chef Cristina Bowerman, oferece uma abordagem moderna à cozinha italiana, mas sem deixar de lado as tradições. Comi um ravioli ao foie gras inesquecível! Além do à la carte, há também menu degustação, inclusive vegetariano.

End: Vicolo del Cinque, 58, 0015.

Gusto

Em frente ao bom e velho Alfredo (que dispensa adjetivos e falaremos abaixo) está este moderninho restaurante. Frequentado por locais, é um charme e não menos gostoso! O menu é bem variado, com bruschettas, pizzas, massas, e ainda por cima, conta com uma bela varanda, se o tempo permitir. Portanto, uma super dica!

End: Piazza Augusto Imperatore, 9.

Restaurante Gusto
Menu com diversas sugestões

Le Jardin de Russie

Sofisticado restaurante do Hotel de Russie, um clássico da hotelaria de luxo em Roma, que tem um dos terraços mais disputados da cidade. Com ambiente refinado e romântico, o restaurante, indicado no Guia Michelin, oferece uma gastronomia italiana, contemporânea e criativa, com pratos elaborados pelo estrelado chef Fulvio Pierangelini. Destaque para as mesas ao ar livre, dispostas em um belíssimo pátio, cercado de palmeiras, plantas e pedras floridas.

End: Hotel de Russie, Via del Babuino, 9

O pátio externo do Le Jardin de Russie
Renata Araújo no Le Jardin de Russie, em Roma

Maccheroni

Localizado no coração de Roma, entre o Panteão e a Piazza Navona, o restaurante tem ambiente intimista, com cozinha aberta e mesas ao ar livre durante o verão. No cardápio, tradicional cozinha romana com especialidades como Amatriciana e Saltimbocca alla Romana, e produtos frescos e de qualidade que variam de acordo com as estações. Certamente difícil errar no pedido!

End: Piazza della Coppelle, 44.

Porto Fluviale

Esta é uma recomendação de local! Um dos poucos lugares onde não se vê turista. Em um antigo armazém de 900 metros quadrados, engloba trattoria, a pizzaria, o bar, o lounge e a Street-food kitchen. Portanto, vale tanto para tomar um drinque antes do jantar, como fazer uma refeição. Além de boa comida, o lugar é um charme e um point dos romanos, já que está fora do eixo turístico.

Porto Fluviale
A gastronomia
Diversos drinques

End: Via del Porto Fluviale, 22, 00154.

Retrobottega

Restaurante moderno indicado pelo Guia Michelin, que serve apenas menu degustação. Com ambiente sofisticado, as mesas são comunitárias e o serviço exemplar. Por sua criatividade e contemporaneidade, realmente se destaca entre os restaurantes no centro histórico de Roma. Tive uma experiência gastronômica fantástica, com pratos delicados e bem apresentados! Além disso, é um restaurante consciente, que tem compromisso com ”zero waste” (zero desperdício).

Renata Araújo no Retrobottega
Restaurantes em Roma

End: Via della Stelletta, 4, 00186.

Ristorante La Villetta dal 1940

Outro tradicionalíssimo e familiar restaurante! Com um belo visual à beira do rio e ambiente aconchegante, no menu encontramos uma mescla de receitas típicas romanas com pratos mais modernos.

End: Viale della Piramide Cestia, 53, 00153.

Ristorante Tullio

Trattoria tradicional, comandada pela mesma família desde 1950, frequentado por políticos, empresários e artistas do mundo todo. Já na terceira geração, o cardápio valoriza ingredientes locais e sazonais, com produtos vindos da Toscana, de pequenos agricultores, assim como peixes frescos. Portanto, no menu encontramos embutidos, entradas frias, massas, peixes, frutos do mar e carnes. Já o ambiente é clássico e elegante, com direito a uma simpática área externa com mesas na calçada.

End: Via di S. Nicola da Tolentino, 26

Renata na fachada do Tullio
Entradinhas como embutidos e caprese
A escolha do principal foi spaghetti com amêijoas
O ambiente do clássico Tullio Trattoria, em Roma

Roscioli Salumeria e Vineria

Recomendado pelo Guia Michelin, o exterior do restaurante pode até enganar, já que parece uma loja. É um mix de cantina, loja de vinhos, mercearia e padaria, que vende itens de ótima qualidade. Mas há também mesinhas, onde tive uma das mais autenticas experiências gastronômicas de Roma! Comi carpaccio de foie gras… Ah, reservas são imprescindíveis. Certamente faz jus à fama! Aliás, esta foi uma super indicação da chef Janaína Rueda, da A Casa do Porco, em São Paulo.

Roscioli Salumeria e Vineria
Renata Araújo no Roscioli, em Roma
Vários itens de ótima qualidade!

End: Via dei Giubbonari, 21, 00186.

Signorvino

Com algumas unidades por toda a Itália, e três em Roma, o Signorvino é uma enoteca onde, além de fazer compras, você come muito bem em meio aquela atmosfera que lembra uma adega. Com ambiente descontraído e charmoso, optei no clássico carbonara, que ganhou meu coração!

Signorvino
Renata Araújo no Signorvino, em Roma

End: P.za Barberini, 12, 00187.

Sora Margherita

Histórica tratoria romana, aberta em 1927 no coração do centro histórico de Roma. No menu, que muda diariamente de acordo com a disponibilidade de matérias-primas e sazonalidade dos ingredientes, pratos tradicionais romanos. Ou seja, simples e delicioso!

End: Piazza delle Cinque Scole, 30.

Dezembro de 2013. Atualizado em Outubro de 2023.
Texto e fotos por Renata Araujo.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Tour pela destilaria da Jack Daniel’s perto de Nashville, no Tennessee

Com a mesma produção artesanal desde 1876, o uísque Jack Daniel’s é suavizado gota a…

20 horas atrás

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace. No dia 20…

1 dia atrás

Os preferidos da chef Ariani Malouf, do Mahalo e Mahá, em São Paulo

À frente do Mahalo Mistura Criativa, em Cuiabá, e do Mahá Cozinha Criativa, em São…

3 dias atrás

Grand Ole Opry: mais famosa casa de shows de música country em Nashville

Você sabia que a música country nasceu em Nashville, capital do Tennessee?

4 dias atrás

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta. Reunimos um time fera de jurados,…

6 dias atrás

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP.

7 dias atrás