Maior estação de esqui da América do Sul, Valle Nevado é o lugar mais perto do Brasil para ver neve. É só pegar um voo para Santiago (3hs30 de SP ou Rio) e andar mais uma hora e meia de carro para chegar ao alto da montanha. O complexo, que fica a 3 mil metros de altitude, tem 85% de dias ensolarados e a melhor neve do Chile, com uma área esquiável de 900 hectares.
Este ano, a temporada começou mais cedo, já que a neve vem caindo desde Junho. Então, quem está a fim de fazer uma viagem de inverno, não pode perder. Acabei de voltar de lá e adorei! Vamos, então, às nossas dicas do Valle Nevado.
Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!
Leia também o que fazer em Santiago.
Veja aqui o nosso vídeo e aproveite para se inscrever no nosso canal do Youtube:
O Valle Nevado conta com três hotéis: o primeiro de mesmo nome, com saída diretamente para as pistas de esqui, o Três Puntas a 150 metros das pistas e ideal para quem vai com amigos ou família, e o que fiquei hospedada, Puerta del Sol, a 50 metros das pistas. Eles estão bem perto um do outro e as áreas comuns, como academia, piscina e restaurantes podem ser usadas pelos hóspedes dos três hotéis.
Os 124 quartos do Puerta del Sol contam com duas camas e alguns deles podem ser interligados, já que muita gente viaja em grupo. Mas quem preferir uma cama de casal, é só pedir às camareiras para juntar as camas.
Os quartos com vista tem o bônus da varanda e são um pouco mais caros mas o visual é deslumbrante!
Na hora do check in, o hóspede recebe o ingresso de esqui, imprescindível para ter acesso às pistas e aos teleféricos e gôndolas. Ou seja, mesmo se você não for esquiar, você vai precisar dele.
Ao todo, os hotéis tem cinco restaurantes e quatro bares, mais o bar da piscina, que funciona de 16hs às 20hs, é uma ótima opção pós esqui, já que, naturalmente, ela é aquecida e ideal para relaxar depois de um dia intenso de exercício físico, além visual impressionante da Cordilheira dos Andes. Assistir o pôr do sol ali é inesquecível. O céu parece até pegar fogo.
Os hotéis também oferecem um tipo de happy hour (sem álcool) après ski, das 17hs às 18hs, com direito a chocolate quente, sopa, biscoitos e outras guloseimas. Claro que pode beber álcool, mas só comprado à parte.
Quem vai para o Valle Nevado pela primeira vez e nunca esquiou, não precisa se preocupar. É possível fazer aulas particulares – com mais de 90 professores bilíngues – e em grupo, tanto crianças, como adolescentes e adultos, desde o nível principiante a avançado, em esqui ou snowboard todos os dias, de 8:45AM até 17:45.
Aluguel de roupa e o equipamento completos, todas em bom estado e das melhores marcas internacionais estão disponíveis. O ideal é passar as informações sobre tamanho e peso na hora que fizer sua reserva. O staff fica à disposição para ajudar o hóspede na escolha da melhor roupa e equipamento.
O Valle Nevado conta com serviço de creche gratuita para crianças de 3 a 7 anos, além de oferecer monitores e berçário para que os pais possam desfrutar da neve o tempo todo. As crianças entre 4 e 11 anos podem ter aulas e contam com duas faixas especiais de transporte que facilitam sua experiência na neve.
Além disso, os hotéis estão super bem estruturados para receber os pequenos e oferecem atividades, como kid’s zone, cinema, etc.
Quem não esquia pode pegar o teleférico e ir até o Bajo Zero, uma zona com restaurante, apreciar a vista deslumbrante da Cordilheira e ver os outros esquiarem. Fiz isso e confesso que me diverti!
Além disso, dá para ir à academia, fazer aulas de alongamento e yoga, além de dar um pulo no spa, fazer tratamentos de beleza (ou manicure e pedicure) e massagens terapêuticas.
Vale lembrar que as pistas só ficam abertas até às 17hs. Então, se você está com outras pessoas que esquiam, elas vão ter que voltar a esta hora de qualquer maneira. Aí, é aproveitar a piscina aquecida, o happy hour e depois o jantar, o pub, com música ao vivo e karokê. Atividades não faltam na montanha.
Leia também: como fazer uma mala de inverno.
Se você não está hospedado em Valle Nevado e quer ir apenas passar o dia, também é possível, seja para esquiar ou apenas visitar. Na altura da curva 17, há uma zona de serviço onde é possível comprar um day pass e alugar roupa e equipamento. Ali mesmo, você pega a gôndola que dá acesso às pistas. O espaço de 7.300 metros quadrados conta com escola de neve, vestiário, estacionamento, etc.
Não é preciso pagar para entrar no Valle Nevado, você vai pagar pela aula de esqui, aluguel de equipamento e/ou viagem de teleférico.
Alugar apartamento no Valle Nevado também pode ser uma opção. Inaugurados em 2014, os quatro prédios oferecem apartamentos de 2 a 4 quartos, com 2 banheiros, ideais para famílias que querem curtir a montanha. Eles contam com sauna, jacuzzi, academia, armários e serviço de zeladoria 24h todo o ano e os inquilinos podem desfrutar da mesma infra estrutura de quem está hospedado nos hotéis.
Quem já é fera no esqui pode chegar às pistas de helicóptero, com Heli Ski, baixo a supervisão de guias experientes em montanha e equipamentos de segurança de ultima geração. É possível ter uma visão incrível das geleiras, vulcões ativos e da melhor neve para esquiar. As várias montanhas inexploradas oferecem diversas possibilidades e pistas e os guias podem selecionar de acordo com o nível dos visitantes, com algumas acima dos 4.000 metros de altitudes e descidas de até 2.000 metros.
Valle Nevado abre para visitação durante o verão, mas os hotéis ficam fechados. Então, o passeio tem que ser bate e volta de Santiago. É possível andar de teleférico, fazer cavalgadas, caminhadas, trilhas, andar de bicicleta e almoçar no alto da montanha. A paisagem, obviamente é outra, mas não quer dizer que não seja bonita.
Quem pretende ir a Valle Nevado deve prestar atenção aos horários da estrada. Para evitar engarrafamentos, o trânsito na rota G-21 (estrada de acesso a Valle Nevado) funciona assim: de Segunda a sexta (exceto feriados), subida, durante todo o dia; descida, durante todo dia (`às sextas, em Julho, até às 20h). Sábado, domingo e feriado, subida, das 8h – 14h e descida das 15h – 20h (Sem restrições de 20h às 8h do dia seguinte).
Vale lembrar que a estrada é cheia de curvas, estreita e perigosa – ainda mais com neve. O ideal mesmo é contratar um serviço de transfer até lá. É só entrar em contato com (56) (2) 477 77 05 ou reservas@vallenevado.com
Para mais informações, acesse o site oficial do Valle Nevado.
A blogueira viajou a convite do Valle Nevado, LATAM e usou o GTA Seguro Viagem.
Texto e Fotos por Renata Araujo
Julho de 2016
Leia mais:
5 viagens de inverno na América do Sul
Hotel Intercontinental São Paulo
Três hotéis brasileiros disputam prêmio Virtuoso
5 hotéis de luxo em Buenos Aires
Salvar
Salvar
Salvar
Salvar
Salvar
Salvar
Salvar
Com a reabertura está prevista para 30 de maio, os musicais da Broadway estão fazendo…
Listamos algumas atrações com crianças no Rio para que você possa levar os pequenos para…
Já que a estação mais quente do ano chegou com força, vamos dar dicas de…
Listamos 5 peças online imperdíveis para quem está com saudade de viver a experiência cênica.…
Os spas dos hotéis no Rio são uma ótima opção para fazer tratamentos e relaxar.…
Drinks para o verão no Rio. Afinal, eles são bem gostosos e ajudam a matar…