Dia Nacional da Botânica: hotéis eco-friendly no Rio e SP

Hoje, dia 17, é celebrado o Dia Nacional da Botânica. A data foi criada em homenagem ao naturalista alemão Carl Friedrich Von Martius, que catalogou mais de 22 mil espécies da flora brasileira. Então, esse amor pela preservação inspirou hotéis associados da Roteiros de Charme a cuidarem da riqueza das nossas matas. Aliás, pensando também na importância do turismo sustentável, listamos hotéis eco-friendly no Rio e SP.

+10 Cuidados nos hotéis em tempos de pandemia

+Tendência de viagens pós-Covid: 10 hotéis na natureza

+Agende AQUI o seu passeio

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Dia Nacional da Botânica: hotéis eco-friendly no Rio e SP

Rio de Janeiro

Hotel Rosa dos Ventos – Teresópolis

Na Serra do Rio, o Hotel Rosa dos Ventos criou uma área de Reserva Legal, certificada pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEA). Assim, eles mantém o lugar para que as futuras gerações possam conhecer a mata nativa da região. O programa de preservação ambiental do hotel foi criado em 1972 e, com isso, permitiu a regeneração da flora local. Além disso, Rosa dos Ventos também dispõe para seus hóspedes, e outros amantes do assunto, um guia online. Nele, é possível ver fotos, desenhos, informações sobre a preservação da fauna e flora e como identificá-los em seu habitat natural. E para facilitar, nas trilhas do hotel tem placas com as informações da mata para que o hóspede conheça melhor.

+Cachoeira da Macumba em Itaipava: como chegar

O hotel é cercado de natureza

Pousada Les Roches – Itaipava

A Les Roches já plantou cerca de 2000 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. Elas ficam na encosta do morro e na beira do rio, que fica dentro da propriedade. Então, além de deixar o lugar mais bonito e agradável, também tem um impacto positivo no meio ambiente. Aliás, o hotel mantém um pomar com várias árvores que servem de comida para os pássaros e animais da região.

+Loja Luiz Salvador em Itaipava

Pousada Les Roche

São Paulo – hotéis eco-friendly no Rio e SP

Fazenda Capoava – Itu

O hotel conta com um projeto de recuperação de habitats, restaurando áreas degradadas dentro da propriedade. Com isso o hotel não só preserva a vegetação, bem como agrega na pesquisa sobre animais endêmicos do local. Além disso, em parceria com a ONG SOS Mata Atlântica, a Fazenda Capoava tem outros dois projetos. O primeiro é o “Florestas do Futuro”, que conta com mais de 14 mil mudas de árvores nativas plantadas na área. Já a “Rede das Águas”, monitora e avalia o impacto do reflorestamento sobre a qualidade das águas.

+Delivery em São Paulo.

O lugar é lindo

Paraíso Eco Lodge – Ribeirão Grande

Em Ribeirão Grande, o Paraíso Eco Lodge, apoia diversos projetos sociais na região. Ele também participa dos conselhos de Unidades de Conservação Estaduais e planos de manejo. Sendo assim, permite um posicionamento engajado em sustentabilidade e preservação. Por isso, o hotel é reconhecido como Destino Verde.

+Personalidades revelam os melhores destinos em SP

Conclusão – hotéis eco-friendly no Rio e SP

Criada em 1992, sob inspiração da Eco 92, a Roteiros de Charme vem estabelecendo parcerias com a ONU em projetos voltados para preservar o meio ambiente. Estes hotéis são exemplos disso.

Aqui no YMG!, nós valorizamos demais o turismo sustentável e estamos sempre buscando trazer opções para vocês. Além disso, a editora-chefe, Renata Araújo também faz parte da Green Press, uma rede de diversos jornalistas que falam sobre o turismo consciente. Vale a pena conferir.

Texto por Marina Moraes e Renata Araújo. Abril 2021.

Fotos por Divulgação Roteiros de Charme.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Marina Moraes

Posts recentes

Dia da Europa: 7 destinos que fogem do óbvio

Dia da Europa: 7 destinos que fogem do óbvio. Confira nossas dicas de lugares não…

1 dia atrás

Filmes e programas de TV com Paulo Gustavo

A saída de cena de Paulo Gustavo, aos 42 anos, parou o Brasil nesta última…

2 dias atrás

Ferro e Farinha: nova pizzaria em Botafogo

Comandada pelo chef nova-iorquino radicado no Rio, Sei Shiroma, a Ferro e Farinha é a…

3 dias atrás

Gastrobar em SP tem drinques inspirados nos signos do zodíaco

Para os fãs de astrologia, o São Conrado Itaim, em SP tem drinques inspirados nos…

4 dias atrás

Novidades na França em 2021: arte, hospedagem e gastronomia

Novidades na França em 2021: arte, hospedagem e gastronomia. Confira todos os novos hotéis, restaurantes…

5 dias atrás

5 ótimos restaurantes japoneses em SP

Listamos 5 restaurantes japoneses em SP. Afinal, a metrópole tem a alta gastronomia como um…

6 dias atrás