Hospedagem

Dia Nacional da Botânica: hotéis eco-friendly no Rio e SP

Publicado por
Duda Vetere

Hoje, dia 17, é celebrado o Dia Nacional da Botânica. A data foi criada em homenagem ao naturalista alemão Carl Friedrich Von Martius, que catalogou mais de 22 mil espécies da flora brasileira. Então, esse amor pela preservação inspirou hotéis associados da Roteiros de Charme a cuidarem da riqueza das nossas matas. Aliás, pensando também na importância do turismo sustentável, listamos hotéis eco-friendly no Rio e SP.

+10 Cuidados nos hotéis em tempos de pandemia

+Tendência de viagens pós-Covid: 10 hotéis na natureza

+Agende AQUI o seu passeio

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Dia Nacional da Botânica: hotéis eco-friendly no Rio e SP

Rio de Janeiro

Hotel Rosa dos Ventos – Teresópolis

Na Serra do Rio, o Hotel Rosa dos Ventos criou uma área de Reserva Legal, certificada pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEA). Assim, eles mantém o lugar para que as futuras gerações possam conhecer a mata nativa da região. O programa de preservação ambiental do hotel foi criado em 1972 e, com isso, permitiu a regeneração da flora local. Além disso, Rosa dos Ventos também dispõe para seus hóspedes, e outros amantes do assunto, um guia online. Nele, é possível ver fotos, desenhos, informações sobre a preservação da fauna e flora e como identificá-los em seu habitat natural. E para facilitar, nas trilhas do hotel tem placas com as informações da mata para que o hóspede conheça melhor.

+Cachoeira da Macumba em Itaipava: como chegar

O hotel é cercado de natureza

Pousada Les Roches – Itaipava

A Les Roches já plantou cerca de 2000 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. Elas ficam na encosta do morro e na beira do rio, que fica dentro da propriedade. Então, além de deixar o lugar mais bonito e agradável, também tem um impacto positivo no meio ambiente. Aliás, o hotel mantém um pomar com várias árvores que servem de comida para os pássaros e animais da região.

+Loja Luiz Salvador em Itaipava

Pousada Les Roche

São Paulo – hotéis eco-friendly no Rio e SP

Fazenda Capoava – Itu

O hotel conta com um projeto de recuperação de habitats, restaurando áreas degradadas dentro da propriedade. Com isso o hotel não só preserva a vegetação, bem como agrega na pesquisa sobre animais endêmicos do local. Além disso, em parceria com a ONG SOS Mata Atlântica, a Fazenda Capoava tem outros dois projetos. O primeiro é o “Florestas do Futuro”, que conta com mais de 14 mil mudas de árvores nativas plantadas na área. Já a “Rede das Águas”, monitora e avalia o impacto do reflorestamento sobre a qualidade das águas.

+Delivery em São Paulo.

O lugar é lindo

Paraíso Eco Lodge – Ribeirão Grande

Em Ribeirão Grande, o Paraíso Eco Lodge, apoia diversos projetos sociais na região. Ele também participa dos conselhos de Unidades de Conservação Estaduais e planos de manejo. Sendo assim, permite um posicionamento engajado em sustentabilidade e preservação. Por isso, o hotel é reconhecido como Destino Verde.

+Personalidades revelam os melhores destinos em SP

Conclusão – hotéis eco-friendly no Rio e SP

Criada em 1992, sob inspiração da Eco 92, a Roteiros de Charme vem estabelecendo parcerias com a ONU em projetos voltados para preservar o meio ambiente. Estes hotéis são exemplos disso.

Aqui no YMG!, nós valorizamos demais o turismo sustentável e estamos sempre buscando trazer opções para vocês. Além disso, a editora-chefe, Renata Araújo também faz parte da Green Press, uma rede de diversos jornalistas que falam sobre o turismo consciente. Vale a pena conferir.

Texto por Marina Moraes e Renata Araújo. Abril 2021.

Fotos por Divulgação Roteiros de Charme.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

5 horas atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

15 horas atrás

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas. Fomos conhecer o…

2 dias atrás

Boka: restaurante descolado em Ipanema

Recém inaugurado no coração do bairro, o Boka é um restaurante descolado em Ipanema, com…

3 dias atrás

19 guias brasileiros pelo mundo

A melhor escolha para conhecer um novo lugar é contratar um guia de turismo local…

4 dias atrás

Comediante Jerry Seinfeld em turnê nos Estados Unidos, Canadá e Austrália

Um dos mais importantes comediantes do mundo, Jerry Seinfeld está em turnê nos Estados Unidos,…

5 dias atrás