Por Renata Araújo

Com tantas opções gastronômicas, é difícil saber onde comemorar o Dia dos Namorados, no Rio.

Como sabemos, este ano o dia dos namorados cai exatame no dia da estreia do Brasil na Copa. Aflição geral para os apaixonados, mas não é por isso que deixaremos de comemorar esta data tão romântica, não é mesmo? Então, seja dia 11, 12, 13 ou qualquer outro da semana, o que vale é aquele jantarzinho a dois para brindar o amor. Preparamos uma seleção de deliciosos – e românticos – restaurantes.

love

O Skylab, no Rio Othon Palace, terá até luz de velas e violino. O chef chef Jean Yves Poirey oferecerá uma sequência de quatro pratos. De entrada, aspargos verdes com presunto cru; macaron com parmesão e hollandaise de baunilha ou aveludado de endívias, katafi de camarões e linhaça tostada.
No primeiro prato, pode-se optar entre souflé de vieiras e creme de ervilhas ou filé de linguado em crosta de Porcini e tiras de crepes com cogumelos.  Para o segundo prato, as opções são: mignon de filé, caramel de pimenta Sichuan e mousseline de batatas doces ou cordornas tandoori e arroz biryani.
Por fim, a sobremesa, preparada especialmente para a data, é o mil folhas de chocolate com framboesas frescas.

skylab

Já a Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa sugere dois cardápios- um no restaurante Paris Gastrô e o outro no salão do primeiro piso, que serão servidos nos dias 11, 12 e 13. O chef Thiago Flores, elaborou, para o Paris Gastrô,  um menu completo. Dentre as opções, estão  mousseline de cenoura com ovas de capelin, brotos e vinagrete de gengibre – como entrada; namorado em crosta de gergelim com sauté de palmito- principal- e, de sobremesa, um Romeu e Julieta elaborado: vol au vent de massa folhada, creme mascarpone, queijo gruyere e goiabada mineira.

paris1
Já no outro salão,o chef Elizeu Ferreira preparou vieira crocante com emulsão de iogurte, para entrada,  mignon com creme de fava e shiitake com perfume de trufa e pistache crocante – como principal, e  marquise (mousse de chocolate, merengue crocante, chantily e frutas vermelhas) de sobremesa. E têm muitas outras opções!

marquise2

No Paris Bar, o mixólogo Alex Mesquita criou um drinque especial, o Amore Mio: conhaque infusionado com uva niagara, suco de abacaxi e um toque de limão.

moremio

A Momo Gelato criou um sabor romântico:  O gelato especialíssimo terá com uma camada de morango ao leite, além de pão de ló com geleia de morango.

Torta de Fragoli

Na Praia do Flamengo, o Alcaparra sugere de entrada salada verde com endívia, cubos de manga, melão, presunto de parma, ao molho de iogurte, casquinha de siri e alcachofra gratinada ao gorgonzola. Para o prato principal, cavaquinha com paglia e fieno ao vôngole, camarões ao champagne com arroz de passas brancas, paleta de cordeiro com purê de batata doce, paupiette de sole – enroladinho de linguado com salmão fresco, ao molho branco com batatas cozidas e medalhão de filé com molho de mostarda em grãos e batata rosti com abobrinha. Para adoçar, morangos flambados com sorvete de macadâmia e torta de amora.

alcaparra

 

O Bar D’Hotel  criou um cardápio diversificado. Entre os pratos da chef Maria Victória, estão vieiras grelhadas com cogumelos e molho de laranja e açafrão, a lagosta grelhada acompanhada de arroz negro e cajus flambado,  o confit de pato com molho de damascos doces simples– creme brulée de baunilha, petit gateau de chocolate quente ou crepe suzete.

bardohotel1

O Cavist  começa com canapé de queijo de cabra com geleia de pimenta em formato de coração como amuse bouche. Continua com , entre as opções, ceviche ou folhado de queijo taleggio com cogumelos frescos trufados, carré de cordeiro com cuscuz marroquino e purê de berinjela.  Por fim, banana caramelada sob farofa de paçoca e doce de leite com sorvete de canela, ou petit gateau de chocolate com pimenta.  O casal ganha uma taça de champanhe diferente,  para brindar ao amor.

cavist

 O chef Pascal Jolly traz romantismo ao Chez L´Ami: waffle- servido com burrata italiana- ostras frescas, ravióli recheado com queijo mussarela, perfumado com raspas de limão siciliano, com leve refogado de lulas, camarões VM e vieiras no próprio caldo do camarão; mousseline de baunilha e canela sobre uma base de pão de mel à la française são alternativas da casa. A sobremesa é também servida com mini milkshake de pistache,e pode-se escolher o mix de mini sobremesas do chef que inclui mini creme brûlèe com banana, profiteroles da casa, o famoso pain perdu francês e uma bola de sorvete de baunilha bourbon em uma coroa de caramelo.
chezlamini

No Deli 43 – Pavelka – a noite será preenchida com fondue de queijo, servido com clássicos da delicatessen petropolitana: salsichinhas de vitela, de frango e brancas, baguetes e pão de leite, tudo da marca Pavelka e produzido artesanalmente.
pavelka

Fiammetta – Para os casais que gostam de massa, ravióli feito com massa artesanal, recheado de mussarela de búfala e servido com molho branco e finas lâminas crocantes de presunto de parma; pizzarelas, feitas com uma massa fina e crocante, de diversos sabores como molho de pelati, mussarela, calabresa e gratinado com parmesão e peito de tacchino; molho de pelati, mussarela, peito de peru, alho poró e queijo catupiry, entre outras.

fiammeeeeta

No Gula Gula, a chef Nanda de Lamare preparou sugestões especiais ,como  melão tartar com presunto de parma, filé mignon com parma, brie derretido, endívia grelhada e pêssegos no balsâmico. Além disso, para adoçar a noite, as opções são gateau de limão siciliano com sorvete de pistache  e tortinha de banana com doce de leite e sorvete de iogurte.
gula

A pousada La Belle Bruna, em Araras, oferece berinjela gratinada, alho confitado, azeitonas e cesta de pães variados, além de fondue de filé mignon, com batatas rosti e quatro molhos: barbecue; mostarda dijon com mel; tártaro com picles caseiros e ketchup picante com goiabada. De sobremesa, escolha entre as opções do cardápio, como o brownie de chocolate com sorvete de creme e limoncello com raspas de laranja em calda; mousse de banana com torrone e calda de caramelo quente; mousse de chocolate envolta em espuma de paçoca e crepe quente de morango com chantilly e amêndoas.

La Belle Bruna_Fondue de carne_foto Rodrigo Azevedo (2)

A Mil Frutas, fabrica sorvetes artesanais, como o clássico Romeu & Julieta.

milfrutas

Quem curte um chinês,  o Mr. Lam presenteia o casal com uma de Veuve Clicquot Brut com o wine dress para levar para casa.

Os chefs Erik Nako e Cristiano Lanna, do Prima Bruschetteria,   começam com bruschetta de salmão defumado, burrata e rúcula. Para o prato principal, risoto de camarão, tomate cereja e pesto. Por fim, uma deliciosa tortinha de mascarpone e bananas caramelizadas com perfume de rosas. Para acompanhar o menu, há criativos drinques criados pelo mixologista uruguaio Fabian Martinez.
Prima Bruschetteria
No Quadrucci, o chef Ronaldo Canha promove uma degustação de entradas, com caponata de berinjela, tartare de filé com creme de ovos trufados, bolinho de risoto ao parmesão e mussarela de búfala com tomatinhos ao pesto. Para o principal,  ravióli de alho poró e cogumelos PortoBello ao molho de manteiga tostada com ervas, abobrinha e pinoli; o cherne grelhado com musseline de baroa e manjericão, acompanhado de palmito gratinado, ou o steak de filé ao demi-glace de tomilho com vegetais salteados, com risoto de taleggio. Para a sobremesa, brownie fondant de chocolate belga, com chantilly e coulis de framboesa.

Quadrucci

O charmoso bistrô Santa Satisfação aposta em fondue de queijo- feito com parmesão, gruyère e mussarela, servido com camarões grelhados e cubinhos de pão no azeite de ervas. Em seguida, medalhão envolto em presunto de Parma ao molho de vinho tinto, servido com risoto de aspargos frescos e tuille de parmesão; namorado grelhado, servido com talharim fresco no azeite de sálvia e frutos do mar ao molho Albert . Já como sobremesa, fondue de chocolate acompanhado por frutas frescas.

santa

O chef Marcos Sodré, do  Sawasdee,  preparou o menu especial Yin Yang: lula recheada de ragu de lombinho de porco de shitake; o Yin – costelas de cordeiro com purê de maçã com gengibre e cinco especiarias, e aspargos grelhados; e o Yang – lombo de cavaquinha com saladinha de repolho roxo e tartar de tomates. Por fim, I Ching, um mil folhas de harumaki com creme inglês ao perfume de masala, morangos marinados e sorvete de canela.

Sawasdee

Na Torta & Cia,  a aposta é a torta “Desejo de Morango”, que leva camadas de pão de ló intercaladas com chantilly e morangos, finalizada com açúcar de confeiteiro.

torta

O restaurante Térèze  oferece duas levíssimas sugestões do chef Pablo Ferreyra: Capuccino de cogumelos Cardonchelos com emulsão de queijo Grana Padano ou Tartar de salmão fresco com maionese chipotle e espuma de coco. De entrada,  Crocante de lagosta cozida com legumes confitados ao azeite de trufas e vinagrete de frutas vermelhas e a Salada de rúcula selvagem com figos poché ao vinagre balsâmico, lascas de queijo parmesão e presunto de parma. Para o principal, Cherne grelhado com palmito pupunha, mini legumes braseados e molho bisque de lagosta e as Costeletas de cordeiro assado com crosta de limão siciliano e nhoque de berinjela ao molho de pistache e manjericão; com granité de framboesa ao perfume de champagne em seguida. Por fim, o Doce carnaval, uma degustação com quatro peças de sobremesa.
tere

O Zazá Bistrô Tropical criou o cardápio “All We Need is Love”, com o chef Pablo Vidal. Escabeche de Polvo e Lula com pickles de melão e azeite de limão siciliano; Paleta de cordeiro desossado e assado por seis horas com especiarias, sobre ravióli recheado de purê de baroa no molho de iogurte trufado, hortelã e amêndoas crocantes e, para finalizar, a deliciosa Devil’s Cake: petit suflê rústico – uma profusão de chocolate meio amargo quase derretido e uma crosta super crocante por fora. Acompanha sorbet de limão siciliano com raspinhas de laranja.

zaza
Já a loja paulistana Pissani, recém-inaugurada no Shopping da Gávea, e a vinícola brasileira Dal Pizzol, fizeram uma parceria. Um kit gourmet foi elaborado especialmente para a data, composta de espumante Dal Pizzol Brut Charmat, para harmonizar com a Sexy Coccocino, uma massa afrodisíaca artesanal salpicada de pimenta roxa, recheada  com queijo pecorino e cereja; molho de frutas vermelhas e um kit de flor de sal com cinco sabores: natural, defumado, tangerina, merlot e café.
pissani

No Albamar, o chef Luiz Incao preparou quatro etapas. Entre as entradas frias, o tradicional coquetel de camarão ao molho golf. Nas entradas quentes, uma das opções é o sorrentine de queijo negro ao molho de shimeji. Para o prato principal,  jambonete de frango recheado com champignons silvestres ao molho de trufas e batatas paillasson, pot-au-feu de cordeiro ao aniz etoile e baby legumes, camarão amoroso com risotinho de limão siciliano, além do duo do amazonas, com os peixes tambaqui e pirarucu, servido com cuscuz de legumes e risotinho de castanha do pará e molho nantua. De sobremesa,  baked alaska, carpaccio de abacaxi com sorvete de canela, cannolo crocante com frutas cristalizadas e sorvete de pistache,tiramisú veneziano, crème brûlée romeu e julieta e mousse de chocolate amargo.

albamar

No afrodisíaco Nam Thai, a culinária tailandesa é perfeita para a comemoração do Dia dos Namorados. O chefe David  Zisman prepara o prato com talharim de arroz frito, amendoim, tamarindo e especiarias. O amendoim além de energético possui uma substância chamada fenilcetilamina, que causa euforia. As especiarias que são base da gastronomia thai, também podem ser usadas para estimular o apetite sexual por produzirem odores estimulantes do apetite e criarem um clima no ambiente. A massa Pad Thai, campeã de vendas no Nam Thai, é um exemplo

Peito de pato grelhado com moho de tamarindo_Nam Thai   talharim

 

Para quem quer comemorar em grande estilo, o Fasano al Marer oferece menu especial . O chef Paolo Lavezzini criou para a data deliciosas vieras grelhadas com purê de batata roxa e bottarga da terra (R$ 68). Para primeiro prato, massa fresca preparada com pimenta doce, creme de ervilha e lagosta (R$ 106). O segundo prato é uma sugestão que vem a calhar: namorado com funghi e batatas (R$92). Parfait de frutas cítricas e hortelã com framboesa e balsâmico adoçam o paladar do casal (R$ 34).

Screen Shot 2014-06-11 at 12.45.27 PM

Fotos: Divulgação

 

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.