Categorias: Rio de Janeiro

10 pontos imperdíveis na Lapa, no Centro do Rio

Publicado por
Duda Vetere
 
Lar da boemia no Rio de Janeiro, a Lapa é um bairro com uma variedade de tribos e estilos que retratam a história da cidade e dos cariocas. Nós fomos conferir de perto toda essa boemia presente dia e noite no bairro e selecionamos 10 pontos imperdíveis na Lapa, no Centro do Rio.
 
??Reserve aqui seu hotel no Rio pelo melhor preço.

10 pontos imperdíveis na Lapa

1) Escada Selarón

Decorada por Jorge Selarón, ela se tornou atração pelo seu colorido, fruto da imaginação do artista, que reuniu azulejos e banheiras e construiu no local uma obra de arte. Os 215 degraus, que medem 125 metros de comprimento, são cobertos por mais de dois mil azulejos recolhidos entre mais de 60 países do mundo. Enfim, o local é tão disputado por turistas, que é difícil encontrar um espaço vazio para fotos. Então, a dica é visitar antes das 10h. Depois, as agências de turismo começam a chegar com seus grupos.
 
 
Escadaria Selarón é, certamente, um dos pontos imperdíveis na Lapa

2) Sala Cecília Meireles

A Selarón fica ali do ladinho de outro marco da Lapa, a Sala Cecília Meireles. O nome da poetisa e pianista amadora batiza a sala, projetada para receber concertos de música de câmara em seus 670 lugares. O edifício construído no século XIX já foi hotel e cinema. Além disso, abriga o auditório Guiomar Novaes com 150 lugares, para pequenos concertos e o Espaço Ayres de Andrade, para a realização de coquetéis. 
 
 
Sala Cecília Meirelles

3) Passeio Público

De lá, logo à frente seguimos para o Passeio Público. Os jardins foram inaugurados no século XIX e se transformaram no primeiro parque público das Américas, inspirado no Passeio Público de Lisboa. Ele acabou de passar por uma reforma e em junho de 2017 foi aberto novamente ao público. Ganhou nova pintura, corte de grama, troca de luminárias, plantio de novas mudas e restauração de alguns monumentos.
 
 
Passeio Público

4) Cinelândia

Ao lado do Passeio, fica a Cinelândia, praça que já foi conhecida como a Hollywood brasileira pela quantidade de cinemas que abrigava. Hoje, enfim, resta apenas o clássico Cine Odeon, onde são realizadas pré-estreias e festivais de cinema.

Certamente um clássico!

5) Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Na praça também está localizado o Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Palco de grandes apresentações de balé, óperas e concertos, o Theatro foi inaugurado em 1904, inspirado na Ópera de Paris. Sua construção, que levou quatro anos, gerou polêmica com acusações de favorecimento ao filho do então prefeito Pereira Passos. O prédio está aberto à visitações aos sábados e vale a pena conhecer suas galerias e as pinturas de Eliseu Visconti, Henrique Bernardelli e Rodolfo Amoedo e esculturas de Rodolfo Bernardelli, por exemplo.
 
Theatro Municipal

6) Feira do Lavradio

Do Theatro, com uma pequena caminhada chega-se à feira do Lavradio, que acontece no primeiro sábado de cada mês. O local é ótimo para quem procura artesanato, artigos de antiquários e acessórios descolados. Portanto, a feira enche a rua com suas barracas e apresentações artísticas.
 
Feira do Lavradio

7) Rio Scenarium

Sendo assim, uma vez na Rua do Lavradio, um bom programa é almoçar no Rio Scenarium. Aos sábados tem feijoada com show de samba na casa que reúne em seus salões uma decoração que é um espetáculo. E à noite, o espaço sempre recebe apresentações de samba, MPB, choro, forró e também gafieira. A programação completa está no site.
 

8) Circo Voador

E espetáculos também acontecem no tradicional Circo Voador. A lona do Circo foi levantada em 1982, e o que duraria apenas um mês, como espaço para artistas como, por exemplo, o grupo teatral Asdrubal Trouxe o Trombone, continua até hoje como palco democrático para vários shows e manifestações. Além disso, sua localização é privilegiada, logo embaixo dos famosos Arcos da Lapa.
 
 
Certamente um palco importante do Rio

9) Arcos da Lapa

Um dos cartões postais da cidade. Os Arcos, que funcionavam originalmente como aqueduto, servem hoje de trilho para os charmosos bondinhos, outra atração turística, que sobem para Santa Teresa.
 
Os famosos Arcos da Lapa certamente são pontos imperdíveis na Lapa

10) Bar Brasil

E para acabar a noite, vale uma visita ao Bar Brasil. O tradicional bar da Lapa tem comida alemã, com um delicioso kasseler – carré de porco defumado – e um fantástico apfelstrudel – torta de maçã – servida com chantilly. O bar tem história e a explicação do menu alemão é porque o bar era conhecido como Bar Alemão e teve que mudar de nome com a Segunda Guerra Mundial e, então, a consequente antipatia dos brasileiros pelo regime alemão nazista.

Dica extra:

No Centro do Rio, o bairro conta com diversas opções de hospedagens funcionais, como o Day’s Inn Lapa, que acaba de ser inaugurado. Ou seja, uma ótima opção para quem vem a trabalho, ou simplesmente para passar a noite depois de uma balada.

Quarto do hotel

Portanto, assim é a Lapa, sempre em transformação, sem perder a sua essência boêmia e revolucionária.

Texto e fotos por Fabio Dobbs, do @alemdataca

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Julho de 2018


Leia mais:

Dicas de lugares pet friendly no Rio e arredores

Os 5 melhores sanduíches do Rio

Top 5 restaurantes em Búzios

10 restaurantes na Rua Dias Ferreira, no Leblon

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas. Fomos conhecer o…

13 horas atrás

Boka: restaurante descolado em Ipanema

Recém inaugurado no coração do bairro, o Boka é um restaurante descolado em Ipanema, com…

2 dias atrás

16 guias brasileiros pelo mundo

A melhor escolha para conhecer um novo lugar é contratar um guia de turismo local…

3 dias atrás

Comediante Jerry Seinfeld em turnê nos Estados Unidos, Canadá e Austrália

Um dos mais importantes comediantes do mundo, Jerry Seinfeld está em turnê nos Estados Unidos,…

4 dias atrás

Da Brambini: clássico restaurante italiano no Leme

Da Brambini: um clássico com mais de 30 anos no Leme que soube manter a…

6 dias atrás

Com assinatura do Hard Rock, Hotel Guitarra nos arredores de Miami entrega luxo e diversos programas

Com assinatura da Hard Rock, Hotel Guitarra perto de Miami entrega luxo e diversos programas.…

1 semana atrás