Por conta da pandemia do novo coronavírus, nós, brasileiros, estamos proibidos de entrar em vários destinos, como, por exemplo, os Estados Unidos. Entretanto, diversos lugares já começaram a reabrir suas fronteiras, inclusive para quem vem do Brasil. Certamente esta entrada é liberada mediante o cumprimento de certos procedimentos que variam de país para país, como, por exemplo, checagem de temperatura, testes de Covid-19 e até quarentena de 14 dias. Neste post, veja quais são os países abertos aos brasileiros e as devidas regras. De qualquer forma, acreditamos que, atualmente, viajar para fora do Brasil somente se for caso de extrema necessidade. Aproveite para ler também sobre os hotéis abertos pertos de SP e quando abrem os hotéis perto do Rio.

Países abertos aos brasileiros

Bahamas

A ilha no Caribe reabriu as fronteiras para todos os viajantes e turistas. Porém, antes de chegarem ao destino final, os visitantes devem preencher o formulário de solicitação de visto de saúde para viagem on-line, disponível no site. Este documento deverá ser entregue assim que o turista desembarcar na imigração. Além disso, os visitantes devem enviar para este mesmo site o resultado negativo do teste da Covid-19. Ou seja, todos devem fazer um teste de PCR para o novo coronavírus antes de embarcarem para as Bahamas, e o exame não pode ser realizado com mais de sete dias de antecedência da chegada ao país. Todos os passageiros passarão por testes de temperaturas térmicas. Caso o passageiro apresente sintomas da Covid-19, deverá ser transferido para uma área isolada, para um teste posterior e avaliação médica.

Cuba

O país reabriu parcialmente as fronteiras desde 1º de julho. No momento, os turistas podem visitar apenas partes específicas do país, como, por exemplo, Cayo Largo Del Sur, Cayo Coco, Cayo Guillermo, Cayo Santa María e Cayo Cruz. Além disso, testes para a detecção de Covid-19 são oferecidos sem custos na chegada ao aeroporto.

países abertos aos brasileiros 3

Praias em Cuba

Croácia

No dia 1 de Julho, o país reabriu para turistas de todas as nacionalidades. É preciso responder um formulário com informações médicas e mostrar reserva de hotel para o período de estadia. Portanto, um dos países abertos aos brasileiros.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Dubai

No aeroporto, todos estão sujeitos à triagem térmica. Os passageiros devem apresentar atestado médico comprovando resultado negativo para COVID-19, o qual deve ter sido realizado menos de 96h antes do embarque, e ter seguro-viagem.

países abertos aos brasileiros

Dubai Creek

Egito

Ao desembarcarem, os turistas deverão preencher um cartão de monitoramento com detalhes pessoais, e as temperaturas corporais medidas. Por precaução, todos os estrangeiros deverão permanecer em isolamento por 14 dias. Assim como no Líbano, os turistas que desembarcarem no Egito deverão ter seguro saúde para cobrir eventuais despesas médicas.

As pirâmides de Gizé

Equador

Todos os viajantes devem preencher um formulário de saúde e de imigração ao chegarem, além de apresentar o teste PCR com resultado negativo para a Covid-19, emitido dentro de 72 horas antes da chegada ao país. Caso o turista não tenha o exame previamente feito, será redirecionado e testado assim que chegar. Além disso, sendo necessário, os turistas também estarão sujeitos a uma quarentena de 14 dias no Equador e a acomodação fica por conta do próprio indivíduo.

Líbano

O país está passando por um terrível momento após a trágica explosão que aconteceu em Beirute, com uma onda de protestos ao governo por justiça. Brasileiros e outros passageiros estrangeiros podem entrar, mas passarão por testes para acompanhar sintomas da Covid-19 e também deverão fazer auto-isolamento para evitar a propagação do vírus. Além disso, os passageiros com mais de 12 anos devem ter o teste de PCR com resultado negativo para Covid-19, que deve ser feito dentro de 96 horas antes da viagem. Ao desembarcarem, deverão realizar outro teste (o custo deve ser pago pela companhia aérea), e serão informados dos resultados dos testes dentro de 24 horas após a chegada. É obrigatório ter seguro de viagem.

Maldivas

O arquipélago paradisíaco reabriu para o turismo internacional primeiro as ilhas desabitadas, seguidas pelas ilhas habitadas. Não haverá a cobrança de taxas extras, testes negativos para coronavírus ou quarentena para quem não apresentar sintomas. Certamente o uso de máscara é obrigatório em locais públicos.

México é um dos países abertos aos brasileiros

O país não tem nenhuma restrição de entrada para brasileiros, mas os visitantes que chegarem de países diretamente afetados pela Covid-19 passarão por um processo de triagem. Caso seja necessário, deverão ser colocados em quarentena. Além disso, ao passarem pela imigração, deverão preencher um formulário de identificação de fator de risco ao viajante, o Cuestionario de Identificación de Factores de Riesgo en Viajeros.

Portugal

Todos os passageiros dos voos provenientes do Brasil devem apresentar o teste molecular RT-PCR negativo em relação a covid-19, realizado nas 72 horas que antecedem o voo. Por enquanto, são  permitidas apenas ”viagens essenciais” em voos provenientes do Rio de Janeiro e São Paulo. São consideradas viagens essenciais: por motivos profissionais, de estudo, de reunião familiar, por razões de saúde ou por razões humanitárias e de acordo com o princípio da reciprocidade.

Reino Unido

Os brasileiros estão autorizados a viajar para o Reino Unido, porém devem passar por uma quarentena obrigatória de 14 dias. Além disso, os visitantes devem apresentar na imigração um formulário localizador de passageiros para saúde pública.

República Dominicana

O destino adorado pelos brasileiros no Caribe não exige teste de Covid-19 na chegada, e os passageiros deverão preencher uma declaração de saúde, além de ter a temperatura checada. Os passageiros que apresentarem sintomas ou temperatura acima de 38 °C serão submetidos a um teste rápido e eventual quarentena e tratamento.

Santo Domingo, capital da República Dominicana

Turquia

O país reabriu fronteiras e agora recebe turistas internacionais, incluindo brasileiros. Todos os passageiros são obrigados a preencherem o formulário de localização antes mesmo de adentrarem ao país, assim como devem utilizar máscaras faciais durante todo o tempo no aeroporto, além de voos e locais públicos. Ao desembarcarem, os visitantes estarão sujeitos a uma avaliação médica completa para monitorar possíveis sintomas da Covid-19 e terão as temperaturas verificadas.

Turks and Caicos

O território britânico das ilhas está reaberto para viagens internacionais desde 22 de julho. Turistas estrangeiros serão autorizados a visitar suas mais de 40 ilhas. Atualmente, existe um toque de recolher noturno nas ilha. Desde o dia 5 de junho, comércios e restaurantes foram reabertos.

Texto e fotos por Duda Vétere e Renata Araújo. Agosto 2020

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.