Conheça Portillo: estação de esqui no Chile

Publicado por
Renata Araujo

O inverno chegou no hemisfério Sul e é a hora ideal para quem gosta de esquiar passar umas férias em grande estilo, com frio de verdade. Fomos conhecer Portillo, estação de esqui no Chile e a mais antiga da América do Sul, a 164 Kms de Santiago.  Fundada em 1966 e onde esportistas olímpicos já treinaram, ela conseguiu se modernizar sem perder suas características próprias e conta com o charme dos ares de montanha, além de uma paisagem exuberante. E o melhor, mesmo se você não esquia, há o que fazer para se distrair e curtir o frio que não temos no Brasil.

Lugar impressionante

Como funciona Portillo: estação de esqui no Chile

Como é comum acontecer em estações de esqui, Portillo funciona em esquema de ski week. Os preços variam conforme o tipo de hospedagem e a época escolhida, e incluem 7 noites de hospedagem, 7 dias de esqui, 4 refeições por dia e acesso à todas instalações. Quem preferir, pode optar pela “meia semana”, de três ou quatro dias. A estação costuma receber pouco mais de 450 hóspedes por semana e conta com 400 funcionários.

Hotel Portillo
Estação Ski Portillo

Portillo é conhecida por seu ambiente familiar, já que casais e famílias costumam ir todos os anos e acabam virando amigos. A simpatia dos funcionários também ajuda este agradável ambiente, sendo que vários deles trabalham no complexo há décadas.

Muitas crianças em Portillo

A estação de Portillo abre de Junho até Novembro. Não tente ir para lá no verão porque dará com a cara na porta, oops, na montanha. Para fazer reservas, é só clicar aqui.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Localização

Depois de pegar seu voo até Santiago (não deixe de pegar um lugar na janela para ver a dramática paisagem da Cordilheira dos Andes), a viagem até Portillo, estação de esqui no Chile, dura pouco mais de duas horas de carro. A estrada é tranquila e segura, embora em grande parte do trajeto não tenha acostamento. Claro que é preciso dirigir com calma e atenção, além de ficar ligado na previsão do tempo, já que ela corre o risco de fechar por conta de neve forte ou nevoeiro.

Chegando em Santiago… incrível esta paisagem

Saiba o que fazer em Santiago

Em muitos trechos, a velocidade máxima permitida é de 50 km/h, o que sob chuva ou neve já é muita coisa. Ao todo,  32 curvas até chegar lá. Quem sofre de enjoos – como eu – aconselho tomar um remedinho. Fiz isso e não senti quase nada. Vale dizer que a paisagem fica cada vez mais sensacional conforme vamos subindo a Cordilheira. Prepare as câmeras e celulares.

No caminho para Portillo, já começamos a avistar a cordilheira
Na estrada
Espetacular o fim de tarde sobrevoando as cordilheiras

Você pode alugar um carro, caso vá passar alguns dias em Santiago, mas em Portillo não vai precisar dele. Então, se for ficar só lá, vale contratar o transfer do próprio hotel (ptours@skiportillo.com), que sai tanto de Santiago quanto de Mendoza.

Como os carros ficam depois de uma noite de neve

Partindo de Mendoza são 276 km de estradas sinuosas que também podem ficar fechadas devido à variação climáticas ou por conta do volume de caminhões que cruzam a fronteira. Em condições normais, são 4 horas de viagem. Caso resolva alugar um carro, não esqueça de solicitar no momento da locação uma autorização para cruzar a fronteira, senão sua saída da Argentina não será autorizada.

Viña Vik, hotel vinícola de luxo no Chile

A paisagem

O que torno Portillo um lugar especial é sua paisagem! A 3.000 metros de altitude e a apenas 4 quilômetros da fronteira com a Argentina, a estação de esqui no Chile é cercada pela Cordilheira dos Andes e foi abençoado pela natureza com a Laguna del Inca no meio dela, um verdadeiro espetáculo! Quando o sol aparece, o visual fica ainda mais estarrecedor, com a luz batendo no lago e o contraste do céu azul com as montanhas brancas. Difícil desgrudar os olhos dali.

Paisagem incrível mesmo
Começando o dia em Portillo

As refeições

Há apenas um restaurante, onde são oferecidas as quatro refeições incluídas na diária: café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar. O café da manhã é à la carte e conta com pães, ovos, frutas e panquecas. Os pães são deliciosos, produzidos lá mesmo. Para beber, sucos, chás e cafés.

Café da manhã

Conheça o The Singular, um dos melhores hotéis de Santiago

No almoço e no jantar, o cardápio muda diariamente e são oferecidas umas três opções de pratos diferentes, além de alternativas, como uma massa ou um sanduíche. A culinária é baseada em ingredientes locais, com muitos frutos do mar. A apresentação sempre cuidadosa e a comida bem gostosa, comandada pelo chef Rafael Figueroa. São servidos sempre vinhos locais, como os da marca Alma Viva. O serviço ágil e gentil, de maneira geral.

Pratos bem apresentados e saborosos
Os mais variados pratos: lanches, doces, massas

Na hora do jantar, há dois turnos: 20hs e 21:30. A tradição é que os brasileiros jantem mais cedo e os argentinos, mais tarde. É necessário fazer reserva e os grupos e famílias sentam nas mesmas mesas todos os dias.

Hotel com muitas famílias
Mesas para grandes grupos

O chá da tarde é um charme à parte que faz a gente se sentir na Europa e com algumas guloseimas que valem as calorias. É aquela hora do social que o pessoal se encontra depois de passar o dia todo esquiando.

Hora do chá!

Conheça um dos melhores restaurantes em vinícolas do mundo

A noite de Portillo

Estações de esqui são conhecidas por serem animadas à noite. Em Portillo, não é diferente. O complexo conta com um bar, onde bandas se apresentam diariamente, depois do jantar. O ambiente é bem aconchegante, com muita madeira e pé direito baixo para melhor aquecimento. Moveis de madeira que aquecem o ambiente e combinam com o frio. As janelas são pequenas sem muitas aberturas para o externo, mas o suficiente para apreciarmos a vista.

Decoração bem rústica
Uma banda anima a galera
Um pouco mais do ambiente

No cardápio, drinques tradicionais, cervejas locais e uma carta de vinhos com ótimas opções nacionais.

Nosso grupo
Cerveja da Patagônia

Dicas do que fazer no Atacama

Dependendo do repertório do grupo, o salão vira uma festa e todos vão para a pista, ao som de sucessos dos anos 80, músicas  atuais ou hits latinos, como La Bicicleta (Shakira) e Despacito (Luis Fonsi). Afinal, não podemos esquecer que estamos na América do Sul e o reguetón (gênero musical derivado do reggae jamaicano e do hip hop, nascido no Panamá e em Porto Rico) é um must!

Quando o bar termina, lá para às 23hs, começa o agito na discoteca, ao som de DJ. Em algumas noites são oferecidos karaokês para os mais desinibidos. Fora do hotel, mas ainda no complexo da estação de esqui no Chile, há ainda outro bar chamado “Posada”, onde os funcionários costumam frequentar, assim como os hóspedes do alojamento, que não podem ir nos espaços comuns do hotel. É preciso caminhar uns 10 minutos – no frio congelante – para chegar até lá. Mas vale a pena, o bar costuma ser animado, ao som de DJ e tem uma cara bem local. Você pode incluir todas as despesas na conta do hotel sem precisar levar dinheiro ou cartão.

Os quartos

Portillo conta com 123 quartos, divididos em 7 categorias. Os quartos não são grandes mas são muito aconchegantes. Eles são divididos entre duplos, triplos e familiares, alguns com uma incrível vista para a Laguna del Inca e outros para um bonito vale.

Vista deslumbrante do quarto

A decoração é típica de um hotel na montanha e a cama bem gostosa. A cabeceira é em lambri de madeira com luzes indiretas para dar um clima mais aconchegante e o tapete no piso aquece bastante o ambiente, juntamente com as mantas e almofadas em lã de Carneiro, muito características do Chile. Adorei o banquinho com pele muito fofo! Não há televisão nos quartos, por uma questão de identidade do hotel, assim como acontece em vários hotéis de montanha na América do Sul.

Quarto bem aconchegante
Detalhes do meu quarto

Há vários armários, frigobar, mesa de trabalho, cofre, secador de cabelo e conexão wi-fi à internet. No banheiro, ótimas amenities da marca Damana. O aquecimento às vezes pode ser um pouco exagerado e convém desligá-lo e/ou abrir um pouco a janela. Caso contrário, sofremos com a secura na hora de dormir. Pedi um humidificador e fui prontamente atendida.

Banheiro
Amenities

Os alojamentos

Quem viaja em grupos ou famílias grandes tem a chance de se hospedar nos lodges Octagon e Inca, a alguns metros do hotel principal. No primeiro, há 15 amplos apartamentos com quatro beliches cada e banheiro privativo. Já o segundo é a melhor opção para mochileiros e jovens. que querem uma opção mais econômica. São 20 quartos um pouco menores e podem ser compartilhados, com banheiros comunitários, nos corredores.

Alojamentos

Desde 2013, Portillo conta também com charmosos chalés. São acomodações que oferecem muito conforto e comodidade às famílias ou grupos de amigos e atendem de seis a oito pessoas em dois ou quatro dormitórios. Todas possuem ao menos uma suíte, um quarto com beliche, sala de estar e pelo menos dois banheiros.

Chalés

As pistas de esqui

São 34 pistas para todos os níveis de esquiadores e snowboarders, 14 meios de elevação e uma ampla área fora de pista e 14 teleféricos. São oferecidas aulas de esqui por U$90 a hora. Crianças a partir de 4 anos podem se inscrever. Os instrutores são atenciosos, explicam tudo direitinho e alguns falam até português. Quase todos que tentam esquiar pela primeira vez conseguem – naquela pista facinha para iniciantes, enquanto as criancinhas chilenas e argentinas dão banho na gente, hehe.

Informações sobre as pistas

Vale lembrar que não é possível alugar roupa para esquiar; apenas o equipamento, que estão sempre em ótimas condições de uso, já que são trocados a cada dois anos.

Aluguel de equipamentos

Para os mais corajosos, o hotel ainda oferece a possibilidade de se praticar heliski, uma modalidade ainda mais radical, em que o esquiador é levado de helicóptero até áreas onde pode esquiar fora do circuito convencional. Só de pensar já me deu um frio na espinha.

Com direito a helicóptero!

Portillo é considerada como um dos centros de melhor infraestrutura do continente, atraindo, inclusive, muitos esquiadores americanos. Na temporada passada, o país que mais atraiu visitantes foram os EUA.

Infraestrutura
Portillo

Day Use

Você pode ir a Portillo, estação de esqui no Chile, esquiar por apenas um dia. Mas vale confirmar se o hotel está recebendo visitantes porque pode estar lotado na alta temporada (56-2-361-7000). É possível almoçar no Tio Bob’s (leia abaixo) ou na cafeteria, onde os hóspedes do alojamento almoçam.

Tio Bobs
Vista do Tio Bobs

Ao chegar em Portillo, não deixe de passar na recepção do hotel para comprar seu passe de acesso aos teleféricos, acertar detalhes como aluguel de equipamentos e aulas de esqui ou snowboard.

Aluguel de equipamentos

O restaurante no alto da montanha

Mesmo quem não esquia, pode pegar o teleférico – que funciona entre 13hs e 15hs para não esquiadores, já que ele tem que diminuir um pouco a velocidade na descida – e almoçar no famoso Tio Bob’s, restaurante no alto da montanha. É uma das experiências mais incríveis de Portillo, estação de esqui no Chile. Mas são necessários cuidados especiais. É preciso usar botas de snow board e bastões de neve para ajudar na caminhada de uns 100 metros até o restaurante.

Teleférico
Para pegar o teleférico
Toda paramentada para subir o teleférico e comer no Tio Bobs

Chegando lá, mesas ao ar livre com vistas de tirar o fôlego para a Cordilheira e para o Lago. Durante a viagem de teleférico vemos o hotel lá de cima. Só é preciso tomar cuidado ao fazer fotos, para não derrubarmos a máquina ou o celular, como aconteceu com uma das integrantes do nosso grupo – que depois conseguiu recuperá-lo por sorte. Na volta, a subida requer algum esforço físico, mas nada que não dê para fazer, andando devagar e respeitando seu próprio ritmo.

Mesas do lado de fora
Hotel visto do teleférico
A volta

As atividades

Quem não gosta de esquiar, não precisa se preocupar, porque Portillo, estação de esqui no Chile, oferece uma série de atividades. A academia de ginástica é bem equipada, o único problema é combater os efeitos da altitude que não nos permite fazer esforço físico do jeito que estamos acostumados. Também há uma sala de massagem, onde os tratamentos são pagos à parte.

Hora da massagem!

Ao lado, há um salão de beleza, para quem precisa cortar o cabelo de última hora ou quem sabe, fazer as unhas, rs.
Todos os dias às 18:45 são oferecidas aulas de yoga. Mas atenção, o horário de começar é militar, ou seja, extremamente pontual, já que a professora, suíça, é extremamente rígida. Também há sessões de cinema e várias programações infantis, como quadra de basquete, salão de jogos e parede de escalada, além do kids club.

Salão de jogos

As piscinas aquecidas

As piscinas aquecidas são umas das grandes atrações de Portillo, a estação de esqui no Chile. Pode parecer maluquice – pelo menos foi esta reação que vi em vários seguidores no stories do @youmustgoblog- mas mergulhar na água quentinha quando está menos 10 graus lá fora é uma sensação deliciosa e extremamente relaxante. Na verdade, a gente só fica uns 30 segundos no frio e assim que mergulhamos já esquecemos o gelo que está lá fora. O único problema são as orelhas e o cabelo que insistem em congelar. Mas aí a gente dá um mergulhinho e resolve logo o problema. São três piscinas ao todo, com temperaturas que variam de 32 a 38 graus. Para completar, elas estão justamente de frente para a Cordilheira, o que nos faz levitar de tanta beleza.

Delícia entrar nessa água quentinha!
Piscinas de Portillo
Nada mal a vista da piscina!

Preços

Os preços na estação de esqui variam conforme a categoria de quarto e época do ano. Para saber os detalhes, tanto da hospedagem, como do aluguel de equipamento, clique aqui.

Promoções para quem fica uma semana

Os hóspedes que optarem por estadas de no mínimo 7 noites em Portillo, estação de esqui no Chile, ganham uma noite gratuita em hotel de luxo em Santiago. A oferta é válida de 29 de julho a 2 de setembro. E os hotéis parceiros são os excelentes Grand Hyatt ou Ritz-Carlton Santiago, ou similar, em apartamento duplo ou single, com café da manhã incluído. A oferta é válida para a reserva no programa Ski Week e não inclui hospedagem nos lodges Octagon e Inca, apenas no Hotel Portillo e nos chalés. A noite gratuita de hospedagem em Santiago pode ser usada imediatamente antes ou depois da estada em Portillo. Uma boa pedida, hein?

Que tal um vinho com essa vista?

Opinião pessoal

Quem me acompanha sabe como sou urbana e adoro cidades grandes. Também prefiro calor ao frio e minha relação com a natureza é estreitamente com a praia. Mas tenho tenho que confessar que Portillo, estação de esqui no Chile, me conquistou. A paisagem é deslumbrante e o hotel muito aconchegante! Foi uma viagem a trabalho, mas que me deu imenso prazer e que mesmo sem esquiar, consegui me divertir. Fui muito bem recebida e adorei a experiência! Que venham outras viagens de neve para me desafiar.

Amei conhecer Portillo!

Por Renata Araújo

Fotos: Renata Araújo e Divulgação

Julho de 2017

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Boka: restaurante descolado em Ipanema

Recém inaugurado no coração do bairro, o Boka é um restaurante descolado em Ipanema, com…

13 horas atrás

16 guias brasileiros pelo mundo

A melhor escolha para conhecer um novo lugar é contratar um guia de turismo local…

1 dia atrás

Comediante Jerry Seinfeld em turnê nos Estados Unidos, Canadá e Austrália

Um dos mais importantes comediantes do mundo, Jerry Seinfeld está em turnê nos Estados Unidos,…

2 dias atrás

Da Brambini: clássico restaurante italiano no Leme

Da Brambini: um clássico com mais de 30 anos no Leme que soube manter a…

4 dias atrás

Com assinatura do Hard Rock, Hotel Guitarra nos arredores de Miami entrega luxo e diversos programas

Com assinatura da Hard Rock, Hotel Guitarra perto de Miami entrega luxo e diversos programas.…

6 dias atrás

Onde tomar café da manhã em Nova York

Opções variadas em diferentes pontos da cidade de onde tomar café da manhã em Nova…

6 dias atrás