Quem viaja muito, como eu, tem que ficar muito atento na hora de renovar o passaporte. Certamente estou sempre de olho na data de validade. Porém, aconteceu algo inédito: meu passaporte ficou sem folhas sobressalentes! E pra variar, eu não ia ficar muito tempo no Brasil até a próxima viagem. Ou seja, o que fazer? Neste post vamos saber como tirar o Passaporte de Urgência e o de Emergência e também as diferenças entre eles. Aliás, se precisar de ajuda para viajar, consultoria, dicas, reservas de restaurantes e compra de ingressos, mande um e-mail para contato@youmustgo.com.br
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Você deve solicitar o passaporte de Urgência quando você tem uma viagem marcada e motivos que comprovem a falta de tempo para esperar a emissão regular do documento. Meu passaporte ainda tinha ano de validade. Entretanto, vou viajar para quatro países de uma vez e tive medo de implicarem com a falta de folhas. Portanto, precisei tirar o passaporte de urgência!
Vou para Nova York cobrir o Grammy, a maior premiação da música americana. Com a passagem e o convite do evento em mãos e além disso, minha carteira de jornalista, consegui tirar o passaporte. Ele ficou pronto em três dias, na sede da Polícia Federal no Galeão, Aeroporto Internacional do Rio. Aliás, é único lugar onde a solicitação pode ser feita.
No dia em que dei entrada no passaporte de urgência, esperei bastante. Afinal, estes são considerados casos à parte e portanto, não é possível marcar hora. Entretanto, na hora de pegá-lo, demorou cerca de 1 hora.
Para emitir o passaporte de urgência você deve, primeiramente, preencher o formulário de passaporte comum no site da Polícia Federal. Em seguida, pagar a GRU no valor de R$ 257,25 e além disso, agendar o atendimento. Com o formulário de solicitação em mãos, você deve ir a um posto de emissão de passaportes e levar documentos pessoais, foto 5×7. Ainda são necessários documentos que comprovem a urgência na emissão, que inclui também a passagem aérea.
Ao chegar, procure o funcionário responsável pelo posto e solicite a avaliação. Será entregue um formulário para ser preenchido com o motivo do pedido. Primeiramente, ele será analisado e, caso aceito, será entregue uma guia complementar de pagamento, no valor de R$ 77,17. Além disso, você vai receber um protocolo com a data da retirada. O Passaporte de Urgência normalmente fica pronto em dois ou três dias. Ele também tem a mesma validade do passaporte comum, 10 anos.
Ao contrário do Passaporte de Urgência, o Passaporte de Emergência só é emitido em casos muito específicos. Ou seja, de extrema necessidade, e que não puderam ser previstos. Portanto, viagens de turismo não são válidas. São entendidos como emergência:
– Catástrofes naturais;
– Conflitos armados;
– Viagem imediata por motivo de saúde do requerente, cônjuge ou parente até segundo grau;
– Proteção do patrimônio (que não inclui prejuízos com passagens, hospedagens etc);
– Necessidade de trabalho;
– Interesse da Administração Pública;
– Ou outra situação emergencial que não pôde ser prevista e o adiamento da viagem causaria transtornos graves.
Passagens aéreas não são aceitas como comprovação de emergência. Porém, caso já tenham sido emitidas, é válido levar junto aos documentos. Além disso, pense em outros documentos que mostrem a real necessidade da emissão de um Passaporte de Emergência. Alguns exemplos são: atestado médico, contrato de trabalho, ofícios etc.
Após preencher o formulário específico no site da Polícia Federal e pagar a taxa emergencial de R$ 334,42, o requerente deve ir a um posto de emissão de passaporte. Lá serão colhidos os dados pessoais e a foto.
Finalmente, este passaporte será entregue em 24 horas e só terá validade de um ano. Mas cuidado! Os países membros do Tratado de Schengen não aceitam Passaportes de Emergência. Assim, se tiver indo para a Europa, consulte se o país de destino está na lista. Certamente haverá a necessidade de emitir um outro passaporte no Consulado Brasileiro do país.
Por Renata Araújo – Janeiro de 2018.
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