Categorias: You Must Stay

Como serão os hotéis do Brasil pós pandemia

Até a descoberta da vacina, nossa vida não será como antes. O uso de máscaras vai continuar sendo obrigatório enquanto o distanciamento social também será capital. Você já leu aqui no YMG como vão ser os restaurantes depois da Covid-19. Portanto, agora chegou a vez de saber como serão os hotéis do Brasil pós-pandemia. Novas medidas de higienização e segurança serão obrigatórias e ainda mais rígidas. Confira o posicionamento de alguns hotéis pelo país! Leia também sobre a nova cartilha de bares e restaurantes do Rio, a reabertura de Miami e o futuro das viagens depois da pandemia.

+10 hotéis perto do Rio para ir de carro depois da Quarentena
+Hotéis de luxo e Coronavírus – novas iniciativas

Como serão os hotéis do Brasil pós pandemia

Carmel Hotéis, Ceará 

Com reabertura prevista para julho, os hotéis passam a adotar protocolos ainda mais rigorosos de higienização, que serão executados de hora em hora nas áreas comuns. Botões de elevador, corrimãos, chaves, entre outros objetos, por exemplo, serão desinfetados sempre que usados. Todo o mobiliário e itens dos quartos serão limpos sempre que possível por colaboradores equipados com máscaras, luvas e óculos de proteção. Os colaboradores, aliás, receberam treinamento especial para atuar de maneira segura e preventiva.

+As novas medidas de cias aéreas durante a pandemia de Covid-19

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

+ A reabertura do Jardim Botânico, no Rio

Procurando um paraíso no Nordeste? Então achou!

Toda a área de alimentos e bebidas teve seus processos revisitados. Os alimentos do buffet de café da manhã, por exemplo, ficarão cobertos e um time ficará dedicado à troca constante dos utensílios, para que não sejam usados por mais de uma pessoa para se servir. As mesas terão uma distância grande entre elas e janelas e portas ficarão abertas durante todo o serviço. Os hóspedes serão orientados a manter distância de, no mínimo, 1,5 metro em todas as áreas comuns. Além disso, situações como check-in e check-out foram revistas para evitar filas e as espreguiçadeiras da piscina, por exemplo, foram distanciadas. As jacuzzis não poderão ser compartilhadas por hóspedes que não sejam da mesma família ou grupo e a academia só poderá ser usada mediante agendamento, como forma de garantir que não haja aglomeração.

Os hotéis vão disponibilizar, também, máscaras, álcool gel, equipamentos para aferição de pressão arterial e temperatura, e oxímetro, além de equipe treinada para auxiliar o hóspede no uso de cada um dos itens.

+Novas medidas de restaurantes e bares no Rio

Casas Brancas, Búzios (RJ)

O hotel boutique da Orla Bardot já está tomando novas medidas de higienização e segurança. O check in, por exemplo, agora vai ser express, para o hóspede não ter que ficar na recepção por muito tempo. Além disso, toda a equipe de limpeza que entra nos quartos, está com roupa apropriada e máscara. Maçanetas e áreas sociais, por exemplo, são higienizadas constantemente. Como são mais de 18 varandas nos quartos, estão sendo montadas mesas maiores nelas, para que os hóspedes possam desfrutar do café da manhã/almoço/jantar dentro do quarto. Na área do restaurante, que está com maior espaçamento entre as mesas, o buffet está descartado por agora. Tudo sairá da cozinha higienizado direto para as mesas e/ou quartos, em bandejas.

+7 documentários imperdíveis para ver em casa

Um charme de hotel em Búzios

Four Seasons, São Paulo (SP)

Para este cenário pós pandemia, a rede Four Seasons vai implementar um novo programa de saúde e segurança, a Lead With Care, em parceria com a Johns Hopkins Medicine International. A medida é baseada na experiência inicial do Four Seasons Hotel New York, que, em questão de dias, foi transformado em um ambiente seguro para hospedar os profissionais da saúde. Cada hotel Four Seasons terá um supervisor de higiene focado na implementação de novos procedimentos. Os quartos serão desinfetados diariamente com produtos aprovados pela EPA (Environmental Protection Agency – Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos) e inspecionados com luz negra.

Piscina do Four Seasons SP

Enquanto isso, as áreas comuns serão limpas a cada hora. Especialmente as áreas de circulação frequente, como, por exemplo, balcões de recepção e banheiros públicos. Além disso, todos os quartos vão receber kits Lead With Care com máscaras, desinfetante para as mãos e lenços umedecidos antissépticos descartáveis. Os bares e restaurantes terão sua capacidade reduzida, para garantir espaço adequado e configuração de distanciamento entre as mesas, e os restaurantes que oferecem serviço à la carte terão cardápios digitais. O  serviço de quarto será realizado sem contato, do lado de fora da acomodação, juntamente com o fornecimento de embalagens sustentáveis de utilização única.

L’Hotel Porto Bay, São Paulo (SP)

As novas medidas do Grupo PortoBay estão alinhadas com as recomendações da OMS, das autoridades de saúde nacionais e regionais. Aliás, o hotel tem uma estimativa de reabertura para 15 de Julho. Foi criado o protocolo “Together We Care” que inclui diversas normas na recepção, quartos, áreas comuns e elevadores, piscinas, spa e ginásio. Entre elas, por exemplo, procedimento de controle e desinfeção na entrada do hotel, incluindo bagagem à chegada e controle de temperatura, disponibilização de álcool/gel, toalhetes de papel e máscara e reforço de procedimentos de limpeza e desinfecção diários e de desinfecção ainda mais profunda do quarto entre estadas.

Recepção do L’Hotel

Além disso, espaços comuns limitados a 1 pessoa por 4 m² e controle de utilização simultânea, ocupação limitada a 60% da capacidade nos elevadores, desinfetante à entrada e maior frequência da limpeza, nos restaurantes, a mesa é posta após a chegada do cliente e higienização de mesa e cadeiras após a saída, assim como limite máximo de 4 pessoas por mesa, exceto famílias. As piscinas terão ocupação limitada a 50% da capacidade e as espreguiçadeiras com 2 metros de distância entre si e higienização na mudança entre hóspedes.

Maitei Hotel, Arraial d’Ajuda (BA)

O hotel, que faz parte do Circuito Elegante, tem parceria com a associação para o desenvolvimento de um selo que indica exigências básicas de higiene e segurança. Por exemplo, toda a higienização será feita com álcool 70%, álcool em gel será disponibilizado nas áreas comuns, as mesas terão uma distância média de 2 metros, assim como a opção de café da manhã no quarto. Além disso, todos os colaboradores utilizarão máscaras, respeitando uma distância mínima entre eles e os hóspedes.

Ponta dos Ganchos Exclusive Resort (SC), hotéis do Brasil pós pandemia

A 50 minutos de Florianópolis, o resort atualizou sua cartilha de protocolos de segurança e sanitização para reabrir suas portas aos hóspedes a partir do dia 1° de agosto. O hotel possui um número restrito de acomodações, apenas 25, distanciadas uma das outras – fatores que também vêm sendo considerados para futuras viagens. Além disso, o uso de máscaras, o espaçamento entre as mesas do restaurante e a completa higienização dos veículos de transfer também são medidas que foram adotadas.

Pousada Estrela D’Água, Trancoso (BA)

A pousada elaborou o Manual Pós-Quarentena, com 14 páginas de conteúdo explicativo/didático. De acordo com a proprietária e diretora comercial, Evelyn Gavioli, ”o manual foi desenvolvido com o intuito de conscientização coletiva da equipe de colaboradores da Pousada Estrela D’Água, visando assegurar e garantir a saúde e o bem-estar do nosso efetivo”. No total, são 15 tópicos que abordam diferentes aspectos relacionados à higienização e segurança. Como, por exemplo, o item 1, a Conscientização dos Colaboradores, indica que o Departamento de Pessoal/Recursos Humanos deverá fixar pôsteres e avisos incentivando a lavagem das mãos e o uso e manuseio de máscaras (assim como seu descarte)  no espaço do ponto eletrônico, no refeitório e e na entrada dos banheiros de funcionários. Além disso, deve sinalizar o número máximo de pessoas permitido para garantir o distanciamento social nos ambientes, como refeitório, vestiários, etc.

Outra medida que consta no Manual é que, na portaria, será utilizado o termômetro digital infravermelho para aferir a temperatura de cada pessoa na chegada ao hotel. Já em relação aos hóspedes, eles serão orientados a evitar aglomeração no check in/check out. E será estimulado o pré check out (na véspera) com apresentação prévia da conta de extras e hospedagem. A Sala de Ginástica terá uma lista organizada pela recepção para funcionamento limitado a um hóspede por vez e serão reservados 30 minutos de higienização total do local antes que outro hóspede utilize o espaço.

Txai Resort, Itacaré (BA)

O resort prepara a sua reabertura para o dia 1º de julho, com uma série de novas medidas de segurança. O hóspede poderá solicitar no fechamento da reserva o seu minibar, além de escolher o serviço de quarto que mais se adequa ao seu perfil e informar o seu estado de saúde e histórico de viagens. Além disso, chegando no Aeroporto de Ilhéus, será possível usufruir de uma sala VIP, enquanto um dos funcionários realiza o controle de etiquetagem e sanitização das malas. Também a partir de agora, o check-in será realizado na véspera, através da central de reservas, diminuindo o contato físico no momento da chegada.

+Entrada de brasileiros em Portugal 

Entrada do Spa

O Txai abrirá com uma equipe reduzida e dedicada ao atendimento de cada bangalô, incluindo a distância de 4 metros entre uma acomodação e outra. Para a proteção de todos, a circulação será de no máximo 80 hóspedes em toda a estrutura e o SPA Shamash funcionará com horário agendado e atendimento individual. Certamente, para garantir um ambiente saudável, toda a equipe receberá equipamento de proteção individual, além de ser indispensável a meditação corporal diariamente no início do expediente e na troca dos turnos. A equipe também realizará exames frequentes e os uniformes serão lavados internamente pela equipe de limpeza.

+15 séries pra você viajar sem sair de casa

Circuito Elegante 

A associação que reúne o melhor da hotelaria e gastronomia nacional criou o selo Safe & Clean. O selo será conferido aos estabelecimentos que cumprirem as normas e protocolos obrigatórios descritos no documento, dividido em onze categorias, como, por exemplo, check in e check out, alimentos e bebidas, eventos e acomodação – limpeza e arrumação. O CE vai disponibilizar as equipes de colaboradores, treinamentos online com práticas de higiene e desinfecção, além de realizar auditoria medico-sanitária em seus estabelecimentos chancelados.

Entre as normas, portanto, estão o pré check-in virtual no ato da reserva, a chave/cartão do quarto deve estar desinfetada, sendo colocada em um saquinho biodegradável no balcão da recepção, a ficha de registro deverá ser assinada em formato digital e as malas serão desinfetadas com o uso de lâmpada UVC em local específico antes de entrar no hotel. Além disso, a preparação dos apartamentos deve ser feita em duas etapas, com a correta higienização das mãos entre cada uma delas, e após toda a limpeza, a acomodação deverá ser lacrada para a próxima hospedagem utilizando o selo próprio Clean & Safe, indicando ao hóspede, que após a desinfecção ninguém mais teve acesso a acomodação.

Por Duda Vétere e Renata Araújo. Junho 2020.

Fotos: Renata Araújo e Marcella Maia

 

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Hospedagem de charme em Ipanema: Hotel Arpoador

Estive recentemente naquela que considero a melhor hospedagem de charme em Ipanema: o Hotel Arpoador,…

7 horas atrás

Rio Montreux Jazz Festival – versão online e gratuita

O Rio Montreux Jazz Festival acontecerá neste fim de semana mas em formato online e…

1 dia atrás

Maior evento online de vinhos portugueses no Brasil

Vinhos de Portugal 2020 acontecerá de forma 100% virtual. Veja os detalhes do evento!

2 dias atrás

Único hotel do Brasil com Safari: Portobello Resort

Que tal conhecer o único hotel do Brasil com safari? O Portobello Resort é um…

3 dias atrás

Como é fazer uma trilha na Floresta da Tijuca

A trilha na Floresta da Tijuca é um passeio de imersão na natureza que vale…

4 dias atrás

Bühler: hotel charmoso em Visconde de Mauá

Bühler é um hotel charmoso em Visconde de Mauá. Neste post, você vai descobrir tudo…

5 dias atrás