Categorias: EuropaPortugal

Como se mudar para Portugal – dicas de assessoria de imigração

Morar em Portugal com a família tornou-se o plano de cada vez mais brasileiros. A forte herança portuguesa, somada ao reflorescer do país europeu, colocou a Terrinha nos holofotes. São imigrantes dos perfis mais variados, como por exemplo, jovens que vão estudar, famílias que procuram uma melhor qualidade de vida e até aposentados que aproveitam a oportunidade de morar em Portugal com a renda que recebem no Brasil. Mas como se mudar para Portugal? Certamente tudo fica mais fácil contratando uma empresa de assessoria de migração, como a Lisboa à Beça. A empresa foi fundada pelos jornalistas luso-brasileiros Flávia Motta e Leonardo Mesquita, cariocas que se mudaram do Rio de Janeiro para Lisboa em 2014 e vivenciaram as dificuldades de se estabelecer em um novo país. Afinal, são diversas etapas!

Portanto, junto com parceiros, eles te ajudam desde a solicitação de visto ou cidadania até decoração da nova casa e montagem de móveis. Saiba mais no post abaixo! Aproveite para ler também brasileiros contando como é morar em Portugal e as regras para entrarmos no país durante a pandemia.

Como se mudar para Portugal com assessoria

“Nós temos cidadania portuguesa e isso foi, sem dúvida, um grande facilitador para nossa entrada no país. E só. Todo o restante foi tão desafiador para a gente quanto é para qualquer estrangeiro em Portugal. Fazer contrato de aluguel, solicitar documentos, abrir conta em banco, entender a cultura local: tudo isso descobrimos sozinhos, na base do erro e do acerto. Teríamos poupado tempo, dinheiro e aborrecimentos se tivéssemos quem nos orientasse. Por isso decidimos fazer pelos outros o que não fizeram por nós”, contam Flávia e Leonardo.

+10 dicas de sobrevivência em Portugal

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Flavia e Leonardo

À frente da Lisboa à Beça, Flávia e Leonardo oferecem apoio para busca de moradia (compra ou aluguel de imóvel em Portugal); contratação de serviços essenciais, como água, luz e internet; assessoria escolar e uma série de outros serviços, que vão do transfer no aeroporto ao abastecimento da despensa.

+5 destinos para conhecer em Portugal 

“Cada família contrata o que atende às suas necessidades, mas nós quisemos oferecer o máximo possível para uma transição tranquila. Para que nesse momento de mudança, as pessoas possam chegar na sua nova casa com as preocupações principais resolvidas. Então a gente marca uma primeira conversa, para entender o contexto familiar e acaba sempre dando informações importantes. Esse primeiro contato é fundamental para deixarmos claro o nosso comprometimento com o projeto de migração de cada um”, explicam.

Tipos de vistos para brasileiros

Felizmente, o governo português oferece uma série de vistos que possibilitam aos brasileiros mudar para Portugal legalmente. Ou seja, a cidadania portuguesa está longe de ser a única opção possível para quem quer morar em Portugal com a família. Bem assessorada, uma família brasileira encontra várias opções de visto para fazer a migração para Portugal. Ultrapassada essa primeira etapa, porém, uma mudança de país envolve outros desafios para os quais convém estar preparado.

+11 restaurantes imperdíveis em Lisboa

As ruelas de Lisboa

Depois do visto, em geral, a maior preocupação de quem muda de país é a casa. Onde morar? Como comprar um imóvel? Como alugar um apartamento em Portugal? Essas são algumas questões frequentes, que causam bastante insegurança numa família em processo de migração. Para resolver essa e outras questões existem empresas especializadas em serviços de relocation, que fazem o acompanhamento de estrangeiros em todas as etapas da mudança para Portugal, como a Lisboa à Beça.

Consultoria para os primeiros planos e inserção cultural

A vivência de Flávia e Leonardo – que aterrissaram em Lisboa antes da nova onda de imigração de famílias brasileiras e viram muita gente chegar e voltar para o Brasil – fez com que eles desenvolvessem também uma consultoria de migração e um programa de inserção cultural. O primeiro é um contato inicial, com troca de informações, indicado para quem está no início do planejamento da mudança. O segundo é um workshop sobre cultura portuguesa, para facilitar a adaptação dos recém-chegados.

“Ao longo desses seis anos, vimos muitas famílias terem problemas de adaptação. Ou porque criaram expectativas irreais para Portugal ou porque sofreram choques culturais. Portugal tem semelhanças, mas não é o Brasil. Se você vem preparado e familiarizado com esses novos códigos sociais, tem maior chance de ser feliz e se sentir em casa. Imigrar é reaprender a viver e a gente se dispõe a ajudar nos primeiros passos.”

Por Renata Araújo. Outubro 2020.
Fotos: Flavia, Leonardo e Renata Araújo

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

A Casa do Porco é o 4° melhor restaurante da América Latina

A Casa do Porco foi considerada pelo ranking do Latin America’s 50 Best Restaurants como…

21 horas atrás

O sucesso de “Undoing”, nova série com Nicole Kidman

O sucesso de "The Undoing", nova série com Nicole Kidman, é o tema da coluna…

1 dia atrás

50 passeios para fazer no Rio – um Guia por Renata Araújo

resolvi escrever o guia 50 passeios para fazer no Rio. Nele, divido o conteúdo entre…

2 dias atrás

Bondinho Pão de Açúcar com desconto

Fomos fazer um passeio no Bondinho Pão de Açúcar. O lugar é lindo e tem…

3 dias atrás

Aplicativos conectam viajantes solo

Aplicativos conectam viajantes solo, uma ótima ideia para quem não gosta de viajar só. Você…

5 dias atrás