Como você está lidando com a quarentena? Certamente está sendo um período atípico para todos, até mesmo para quem já trabalhava em home office. Afinal, conciliar trabalho com as tarefas de casa, e filhos (para quem tem) não é fácil. E as redes sociais estão tendo um papel fundamento neste confinamento. São várias lives por dia, muitos posts e stories sem poder sair na rua. Portanto, pedimos para a fotógrafa Lu Mattos dicas de como melhorar suas fotos em casa. Aproveite para ler também sobre as dicas da Itália para enfrentar a quarentena, o cancelamento de viagens e os cuidados com as fake news.

+15 séries para viajar sem sair de casa

Como melhorar suas fotos em casa

Eu sempre gosto de dizer que fotografia é luz, mas também é sensibilidade e criatividade. Entretanto, além disso, certamente existem algumas técnicas que podem ajudar a deixar as fotos ainda melhores. E, pensando nisso, é que hoje vamos falar de algumas dicas simples que podem fazer toda a diferença na sua foto!

+Fiilmes sobre viagem e gastronomia

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

O equipamento

Câmera profissional? Semi profissional? Celular? Independente da sua escolha, configure a câmera para a melhor resolução disponível, mesmo que ocupe um pouco mais de memória. Isso vai permitir que você amplie ou imprima as imagens sem perder qualidade.

Acessórios que podem te ajudar

Alguns acessórios que podem te auxiliar são, por exemplo: tripé (existem uns ótimos para celular, que já vêm com o controle remoto), rebatedor, controle remoto, iluminador/luz contínua (pesquise por ring light ou luz de selfie, alguns possuem um clip para prender no celular) e lanterna comum. Não tem rebatedor? Você pode fazer um caseiro usando qualquer coisa branca (um pano, uma folha de papel ofício) ou um pedaço de papel alumínio para rebater a luz.

Antes de começar

Para exercitar o olhar e buscar inspiração, pesquise imagens sobre o tema que vai fotografar em blogs e se jogue no Instagram e Pinterest. O nosso cérebro guarda tudo o que vemos e, em algum momento as imagens, os filmes que assistiu, as revistas que folheou e até as músicas que ouviu… ahhhh… vão te inspirar!

+Destinos convidam seguidores a fazerem viagens virtuais

A luz

A foto feita com a luz natural é sempre mais bonita. Então procure fazer suas fotos durante o dia, em ambientes bem iluminados! Sempre que possível, opte por ficar de frente para a luz que entra pela janela ou porta da varanda, pois ela será mais uniforme e suave.

como melhorar suas fotos em casa

Luz de Frente

A luz lateral também oferece efeitos interessantes, com mais sombra e volume. Uma maneira de suavizar essas sombras é usando um rebatedor, que vai refletir a luz e preencher a parte que fica mais escura. Mais uma dica para tirar fotos em casa.

Já a posição contra a luz fica perfeita para você fazer silhuetas! Abuse das silhuetas, e lembre-se de sempre manter os braços afastados do corpo para fazer um contorno bem nítido (e guarda essa dica pra usar em ambiente externo, durante aquele pôr do sol deslumbrante, tá?).

Agora, se está pensando em fotos de rosto, eu não recomendo usar a contraluz: você vai ficar mais escura que o fundo e a foto, com pouca qualidade e baixa nitidez. Uma maneira de clarear um pouco é o uso de uma luz contínua ou lanterna para iluminar o rosto.

+Workshop de fotos e vídeos com Renata Araújo e Tomás Rangel

como melhorar suas fotos em casa

Contra Luz

Montando a foto: enquadramento e composição

Composição é a maneira como você organiza a foto. Isso quer dizer o que você inclui e exclui, o que destaca em primeiro plano, o que está no fundo, o equilíbrio das cores e formas, a emoção que você passa. Sua criatividade e sensibilidade que irão transformar uma foto sem graça ou usual em algo impactante e diferente!

Passo a passo

O primeiro passo é fotografar com o olhar. Imagine a foto, faça a imagem na sua cabeça, deixe sua imaginação fluir. Descubra novos ângulos: se abaixe, suba num banco ou muro, olhe em volta, inclua objetos, plantas ou qualquer elemento interessante no local, busque o inusitado. Mas cuidado, uma fotografia com muitos elementos (muitas pessoas, objetos, cores) pode ficar poluída, confusa e perder a graça.

Jogo da velha

Uma dica profissional é não colocar a pessoa ou o objeto principal sempre no meio da foto. Já ouviu falar da regra dos três terços? É bem simples: imagine a tela dividida em 9 retângulos, como um “jogo da velha”. Os quatro pontos onde as linhas se cruzam são os pontos de maior impacto visual na foto. Então, enquadre a pessoa ou o objeto principal seguindo esses pontos. E, para retratos, coloque o olho mais próximo da pessoa em um desses pontos!

como melhorar suas fotos em casa 3

Linhas de grade

Por isso, olhe no manual da sua câmera como configurar essas as linhas de grade – porque facilita muito na hora de fazer a composição. Além disso, contribui para um outro item muito importante: o alinhamento da foto (imagens com o horizonte reto são muito mais interessantes aos olhos, lembre-se sempre disso!)

Atenção aos detalhes

A gente sempre dá aquela olhadinha se o cabelo tá bom e se tem batom no dente, não é mesmo? Então, o que tem atrás de você também é muito importante – varal com roupas, uma planta saindo por trás da sua cabeça, sua filha fugindo do banho, a tv ligada num programa que você não quer mostrar (e aí ela fica clara, com a luz estourada) ou desligada refletindo algo que você também não quer mostrar! Assim como a organização de uma prateleira, a da sua foto é essencial – sempre que vejo uma imagem com aquela prateleira cheia de livros e pastas mal empilhadas, eu só consigo prestar atenção nisso e ainda acho que vão cair em cima de mim!

+Workshop de vídeos do YMG em SP

Dica de ouro

Sempre deixe uma margem de “respiro”, pra não cortar quando você postar no Instagram. Opte por configurar a câmera do seu celular para a proporção “3:4”, que é a mais próxima do tamanho do Instagram. E, mesmo assim, deixe uma margem em cima para receber o recorte obrigatório das fotos verticais.

 A foto gastronômica

Quando falamos de fotografia de gastronomia, precisamos atentar para os mínimos detalhes. Para que um guardanapo sujo, um copo com mancha de batom, o talher torto ou o prato mal lavado não destruam nossa foto! Uma dica bacana é fazer sempre três fotos, mudando os ângulos entre 90º (aquela bem de cima e preste atenção no alinhamento e sombra do celular, hein?), 45º (a intermediária, meio inclinada, que funciona na maioria dos pratos) e a 0º (a de frente, que fica ótima quando temos camadas no alimento). Uma torta com camadas ou um japonês, vão ficar lindos na foto de frente;

0º grau

A foto com crianças

Quando fotografamos crianças, a dica mais importante é ficar na altura delas… As fotografias mais legais são feitas com o fotógrafo na mesma altura dos olhos do fotografado, sem contar que é uma atitude amorosa e respeitosa com as crianças! Então, evite fotografar de pé, só virando o celular pra baixo – seu pequeno vai ficar achatadinho!

A selfie

Por falar nisso, hora de tratar um tema que todos adoramos e praticamos – a selfie! Cada um sabe o ângulo que gosta mais. No entanto, vejo a maioria das pessoas fotografando de cima pra baixo, porque “emagrece”. Mas, nem sempre emagrece. Algumas vezes, essa técnica pode acabar te achatando, viu? Uma dica super usada por fotógrafos profissionais é levantar um pouco o rosto e colocar a língua suavemente no palato (no céu da boca) porque essa posição de “engolindo a saliva” mexe com os músculos do rosto e dá a impressão de um pescoço mais alongado e queixo mais desenhado.

+Padarias que fazem delivery no Rio

A gargalhada

E que tal testar uma selfie pós gargalhada? Isso mesmo! Dê uma gargalhada, congela esse sorriso e faça a selfie. Ah, pra esse tipo de foto, prefira posicionar a câmera num ângulo mais frontal. Nesse caso, você pode virar o rosto meio de lado também!Em qualquer situação, um detalhe muito importante é a postura! Mantenha os ombros inclinados para trás, mas, sem exageros. Isso vai te deixar mais magra e elegante. Incline o corpo levemente de lado para a câmera, sem chegar a ficar de perfil, ficando com um dos ombros mais próximos de quem está fotografando.

O que fotografar em casa?  

Nossa casa é um cenário incrível para fotos maravilhosas – é o nosso cantinho, tudo tem um significado especial, não é? Então, vamos registrar lindamente nossos momentos em casa!

A família

Os momentos em família, no dia a dia, são a nossa melhor recordação. As gargalhadas, os abraços, os carinhos, as reações espontâneas! Registre tudo isso!

As comidinhas que você prepara

Pra quem adora cozinhar ou pra que está arriscando: registre e faça fotos em casa! Coloque uma louça bonita, faça produção bacana e clique! Lembre-se dos detalhes: louça limpa, nada esquisito no fundo aparecendo, uma boa composição, e o teste de vários ângulos (na dúvida, opte pelo 45º).

Faça um álbum das suas façanhas na cozinha! Eu sigo e uso de inspiração o perfil da Rita Lobo porque além de amar as receitas, adoro a maneira como ela faz a apresentação dos pratos e seus registros.

Objetos do cotidiano

Você pode nem imaginar como as coisas que tem em casa podem render fotos muito legais, criativas e além disso, divertidas! E, acima de tudo, é um exercício maravilhoso de criatividade. Observe o que tem a sua volta.

Autorretrato

Já vou logo dizendo: não é fácil fazer autorretrato. Eu mesma, com experiência em fotografar pessoas, tenho dificuldade. Mas não é impossível, não. É desafiador e o resultado vai te surpreender! Pra essas fotos, recomendo usar tripé e controle remoto pra acionar o celular, ou tripé e celular pra acionar a câmera pelo wifi. Pesquise poses interessantes, faça uma maquiagem bonita e divirta-se!

como melhorar suas fotos em casa8

Conferir e pós-produzir

Faça mais de uma foto modificando um pouco o ângulo – as que você não gostar, é só apagar depois! Além disso, sempre verifique se está tudo certo com a foto, porque um dos cliques pode sair borrado, ou a pessoa clicada pode dar uma piscada…

Os aplicativos

Use aplicativos para tratar e valorizar a imagem, obtendo assim um resultado ainda mais bonito e criativo. Baixe diversos apps e escolha seu favorito (Os que mais uso são o Lightroom e o Snapseed). É nesse momento que você pode acertar aquela foto que ficou um pouquinho torta, recortar para ficar com o enquadramento que você queria, acertar a exposição e cores, ou aplicar aquele seu preset favorito para manter o padrão do seu feed no Instagram.

Faça uma cópia de segurança de suas fotos na nuvem. Ninguém espera por isso, mas o cartão de memória pode estragar ou você pode perder seu telefone… Nossas fotos são os registros de momentos incríveis e ninguém quer perdê-los, né? Estas foram minhas dicas pra você arrasar nas fotos em casa. Espero que tenham sido úteis.

como melhorar suas fotos em casa

Sem edição / Com edição

Texto e fotos por Lu Mattos. Abril 2020.

Fotógrafa de eventos e turismo no Rio de Janeiro @lumattosfotos

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.