Categorias: EuropaFrança

Como chegar ao Mont Saint Michel

Publicado por
Duda Vetere

Muita gente se pergunta como chegar ao Mont Saint Michel. Afinal, ele é um dos monumentos mais procurados da França. E nem está tão longe de Paris.

Saiba como chegar até à Casa do Monet, em Giverny

História do Mont Saint Michel

Situado entre a Normandia e a Bretanha, às margens do Rio Couesnon, ele é uma ilha rochosa. No ano de 708, Aubert, o bispo de Avranches  construiu uma abadia em homenagem ao arcanjo Miguel. Essa construção exerceu uma grande influência religiosa nos séculos XII e XIII. Tornou-se então, um local de intensa peregrinação. Em 1874 foi declarado monumento histórico. Desde 1979 faz parte da lista do patrimônio mundial da UNESCO.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Leia aqui sobre uma visita mais recente ao Monte Saint Michel

Como chegar ao Mont Saint Michel

Não é difícil chegar ao Mont Saint Michel. De Paris até o Mont Saint Michel são 360 km. Pode-se chegar ao Mont Saint Michel de ônibus, de carro ou de trem, sendo esta última a minha opção.

Conheça a magia do Natal em Paris

O TGV de Paris  para Rennes sai da Gare Montparnasse. O percurso dura em média 2 horas. Ao chegar a Rennes, ao lado da Gare, encontra-se a Estação Rodoviária onde se pega o ônibus para Mont Saint Michel. O placar de avisos de partidas dos trens mostra os horários de partida dos ônibus. Eles são sincronizados com o TGV. Comprei a passagem de trem, ida e volta aqui no Brasil pelo site da Europe Rail. Cada bilhete no vagão de 2ª classe custou 35 euros (esse preço varia de acordo com a época do ano, dia, horário, etc.).

A passagem de ônibus para Mont Saint Michel pode ser comprada no local e custa 12,70 euros. Existem opções de passeios com retorno no mesmo dia, mas decidi pelo pernoite no local e, sinceramente, não me arrependo.

A viagem de Rennes para o Mont Saint Michel leva 1 hora e durante esse trajeto já começamos a desfrutar da belíssima paisagem da Bretanha. Tudo absolutamente encantador.

Chegada a Mont Saint Michel

Cheguei ao Mont Saint Michel por volta das 12:00 horas e fui direto para o hotel para fazer o check in. Hospedei-me no Hotel Vert, cujas instalações me agradaram muito. Tudo novinho, quarto amplo e confortável, com banheiro e ducha quente deliciosa. Os funcionários do hotel são muito gentis e ao chegar no quarto recebi de presente uma caixinha de caramelos típicos da região e um cartãozinho de boas vindas. Um charme. Reservei o hotel pelo Booking.com (algo que você pode fazer aqui no blog) e a diária custou 79 euros, sem café da manhã, mas este é oferecido pelo hotel pelo preço de 8,20 euros.

Hotel Vert no Mont Saint Michel

O hotel fica nos arredores do Monte e leva-se uns cinco minutos de caminhada até o local. Pode-se também pegar um Shuttle que circula o tempo todo fazendo o trajeto de ida e volta. Optei por caminhar.  Mesmo sendo verão estava frio e ventando bastante. Então fica aqui uma dica: leve roupas de frio em qualquer época de sua viagem. As condições climáticas mudam constantemente no local. Ao chegar estava chovendo, depois de um tempo o sol brilhou e mais tarde o tempo fechou e esfriou ainda mais.

Ensaio Fotográfico em Paris com fotógrafo brasileiro

A Montanha Encantada

A caminhada do hotel até o Mont Saint Michel, desde o início revelou-se mágica. Encontrei cavaleiros montados em seus lindos cavalos e uma paisagem escandalosamente linda.

A primeira visão do Monte Saint Michel é impactante e é difícil estabelecer um ponto onde ele fica mais bonito. De perto, de longe, de dentro, de fora, de cima, de baixo, uma vista mais surpreendente que a outra. Um paraíso fotográfico, para aqueles que, como eu, amam fotografar.

Plaza Athénée, o melhor hotel de Paris

O percurso por entre as ruelas reserva muitas surpresas ao longo do caminho. O lugar é impregnado de história e dá para sentir uma energia diferente no ar. A arquitetura é deslumbrante.  No topo da construção, emerge de forma imponente uma escultura do arcanjo Gabriel. Impossível não se emocionar.

Hotel Powers, em Paris, no Triângulo Dourado

A vista do Mont Saint Michel

A vista do alto é igualmente magnífica e podemos perceber a grandiosidade da construção quando lá de cima observamos as pessoas ao longe tão pequeninas. E nesse momento podemos realmente refletir sobre o quão pequenos somos diante do universo.

A energia do Mont Saint Michel

O ponto alto da minha visita ao Mont Saint Michel aconteceu quando na saída da abadia observei as pessoas lavando os pés em uma fonte voltando da caminhada ao redor da construção. Confesso que fiquei na dúvida se me aventurava ou não a contornar o Monte. Afinal, como já disse, estava muito frio e eu desprevenida. Vestia um casaco e uma calça comprida, que eram as minhas únicas roupas de frio. Então perguntei a uma menina que estava secando os pés se valia a pena realizar a caminhada. Ela me respondeu: “olha, eu acho que vir aqui e não fazer isso não faz o menor sentido.” Ela me convenceu. Arregacei as calças, tirei os sapatos e as meias e fui. Para minha surpresa a água estava morna e ao contemplar aquele monumento grandioso, ali, sozinha, com os pés descalços fui invadida por uma sensação de felicidade e emoção. Não sou uma pessoa essencialmente religiosa, mas naquele momento tenho certeza absoluta que ocorreu uma conexão espiritual com uma força superior. O que senti naquela hora foi algo inexplicável e único. Voltei caminhando e cantando (literalmente) para o hotel, desfrutando de um maravilhoso visual do sol se pondo.

Dicas de restaurantes em Paris

As marés

Mais tarde, de longe, pude presenciar a subida da maré. Ao programar sua viagem ao Mont Saint Michel consulte a tábua das marés no site oficial da cidade. Este é um espetáculo à parte. Não consegui ver a abadia iluminada, pois no verão anoitece tarde e suas luzes só são acesas por volta das 23:00 horas.

Fim de ano em Paris

Como sou bastante intolerante a frio e como já disse não levei muitos agasalhos não consegui aguentar. Uma pena! Depois desse dia intenso e absolutamente mágico, procurei um restaurante e para minha decepção, todos estavam fechados (os restaurantes fecham cedo no local). Fui dormir com fome, mas extremamente feliz!

 Agora você já sabe como chegar ao Mont Saint Michel, algo que eu recomendo muito. Sem dúvida, um lugar para se conhecer antes de morrer.

Por Miriam Jordão

Fotos: Miriam Jordão

Leia Também:

O que fazer em Paris

Restaurantes em Paris

Salvar

Salvar

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Tour pela destilaria da Jack Daniel’s perto de Nashville, no Tennessee

Com a mesma produção artesanal desde 1876, o uísque Jack Daniel’s é suavizado gota a…

7 horas atrás

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace. No dia 20…

20 horas atrás

Os preferidos da chef Ariani Malouf, do Mahalo e Mahá, em São Paulo

À frente do Mahalo Mistura Criativa, em Cuiabá, e do Mahá Cozinha Criativa, em São…

2 dias atrás

Grand Ole Opry: mais famosa casa de shows de música country em Nashville

Você sabia que a música country nasceu em Nashville, capital do Tennessee?

3 dias atrás

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta. Reunimos um time fera de jurados,…

6 dias atrás

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP.

6 dias atrás