Nesta série de posts especiais de Dia das Mães, já demos dicas de presentes gourmet e destinos pelo mundo ideais para cada estilo de mãe! Mas como será que as chefs brasileiras vão comemorar o Dia das Mães? Vão passar longe da cozinha ou então assumir o fogão junto com a mãe, ou filha? Fomos atrás de algumas grandes chefs do nosso país para saber! O resultado, portanto, você confere abaixo:

?Reserve AQUI o seu hotel pelo melhor preço.

Como as chefs brasileiras vão comemorar o Dia das Mães

Andrea Tinoco, chef do Pato com Laranja

Junto com o seu filho e sócio do Pato com Laranja, Pedro Tinoco, a chef vai fazer um almoço na casa dele! ”O menu já está definido! Tartar de salmão com manga, Bacalhau fresco e o Pudim Búlgaro. Tudo, é claro, do cardápio da casa!”, conta.

Andrea Tinoco

Entre as ruas Aníbal de Mendonça e Visconde de Pirajá, em pleno coração de Ipanema, o Pato com Laranja é um gastrobar com clima descontraído, mesinhas altas na calçada, torneiras de chope e uma ampla carta de drinques. No cardápio, petiscos e pratos mais robustos, como, por exemplo, as receitas que levam o nome da casa: coxa confit de pato, risoto de aspargos e molho de vinho tinto com laranja e o crocante de pato com chutney de laranja!

Alissa Ohara, chef do Azumi

“Não gosto de sair para restaurantes neste dia. Prefiro a tranquilidade do lar. Por isso vou reunir minha mãe, meus filhos, meu marido e meu irmão. Todos juntos no almoço feito pelo meu marido, que é italiano. Ele chega na véspera do Dia das Mães, recheado de guloseimas típicas e pronto para assumir o fogão. Portanto, neste domingo, pedirei para ele preparar uma pasta italiana. Estou em dúvida entre Spaghetti alla chitarra al nero di sepia, Rascatiedri ai funghi porcini secchi ou Gnocchi al gorgonzola, noci e funghi.”

Alissa Ohara

”E como segundo prato, pedirei o  Maiale al agrumi (suíno com cítricos). Tudo regado a vinhos para celebrar! Minha filha está treinando um repertório no piano para tocar para mim. Este é o presente dela. Já o do meu filho não sei ainda, mas sempre digo que não quero nada comprado. Vamos ver…Não teremos funcionários em casa no dia, então todo serviço do almoço ficará por conta dos filhos e marido. Que maravilha!”, celebra Alissa.
Alissa Ohara comanda o super tradicional Azumi, restaurante japonês em Copacabana que completa 30 anos em 2019. Para celebrar esta data, a chef convidou oito chefs renomados e que têm uma história com a casa para criarem pratos especiais no menu Azumi + Chef. Rafael Costa e Silva, do Lasai, Ricardo Lapeyre, do Laguiole, e Nello Garaventa, do Grado, são alguns dos nomes que estarão presentes nestes encontros, que começam dia 7/05 e vão até 25/06.

Denise Guershman, chef do O Escandinavo (SP)

“Domingo, dia 12, logo cedo encontrarei minha mãe. Modelo de mulher forte em minha vida, meu exemplo em cada atitude que toma, minha companheira de bate-papos ao telefone, de viagens, de almoços e jantares em família. Além disso, também vou visitar minha avó Aisey, que é meu modelo de mãe, avó, bisavó, esposa, mulher guerreira, além de ser minha primeira chefe de cozinha não oficial. Depois irei trabalhar no Restaurante Escandinavo, servindo o almoço de Dia das Mães, tendo a companhia do meu filho Pedro, de 20 anos, nesta parte do dia. Ele estuda Economia, mas é meu ajudante no restaurante onde temos passados muitos bons momentos juntos! Após o trabalho, embarcarei para Noruega, onde farei um jantar na Embaixada do Brasil em Oslo. Aliás, será de lá que trarei o presente da minha mãe.”, conta a chef. Certamente um dia bem agitado e animado!

+Restaurantes com menus executivos nos Jardins, em SP

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Chef Denise Guershman

A chef Denise comanda o restaurante intimista O Escandinavo, que tem apenas uma mesona. Ao redor dela, até 20 pessoas podem degustar o menu enxuto, que é renovado a cada 15 dias. Especializada em culinária escandinava, Denise realiza cada processo por trás de tudo que será servido, como, por exemplo, misturar os grãos do verdadeiro pão sueco, curar e defumar peixes, fazer ketchup de beterraba e fermentar a mostarda para os cachorros-quentes noruegueses.

Katia e Bianca Barbosa, mãe e filha, chefs do Aconchego Carioca

Bianca Barbosa seguiu os passos da mãe, Kátia, à frente do Aconchego Carioca e criadora do Bolinho de feijoada. Então, desde pequena acompanhava a mãe na cozinha do restaurante. ”Nosso Dia das Mães desde que me entendo por gente sempre foi trabalhando, no restaurante. Esse ano teremos que fazer um malabarismo para nos encontrar’’. Bianca está no Be+Co, em Botafogo, num pop up com o projeto de comidas autorais Manda. Katia servirá café da manhã no recém inaugurado quiosque do Aconchego Carioca no Leme. ‘’De manhã a Bianca vem tomar café comigo na praia. No fim do dia, eu irei encontrá-la no Manda’, diz Katita.
chefs brasileiras vão comemorar o Dia das Mães 5

Bianca e Katia Barbosa

Referência quando se trata de comida brasileira, Katia e Bianca comandam juntas o Aconchego Carioca. Há mais de 15 anos na Praça da Bandeira, e com endereços também no Leblon, Barra da Tijuca e mais recentemente um quiosque no Leme. O cardápio transborda brasilidade e criatividade, como, por exemplo, os famosos bolinhos de feijoada, recheados de couve e bacon, acompanhado de torresmo e batidinha de limão. Aliás, no Dia das Mães, o quiosque vai oferecer um café da manhã tardio para quem quiser aproveitar o dia na praia! O brunch será servido das 9h às 14h e terá pães, tapioca, bolos, suco de frutas, bebidas quentes e drinques (R$49,90 por pessoa), com bebidas alcoólicas cobradas à parte.

+Janeiro, novo hotel de luxo no Leblon

Heaven Delhaye, chef do Chez Heaven Bistrot

A chef Heaven vai passar o Dia das Mães juntinho com a sua, e trabalhando! Ela e a mãe Marie Jeanne Juliette estarão recebendo as famílias no Chez Heaven Bistrot, no Vogue Square, Barra da Tijuca. ”Meus pais são peças fundamentais na casa: meu pai, o enólogo português Alexandre Mendes escolhe as bebidas no salão, e minha mãe atua como sous chef”, conta a chef. Ou seja, sucesso garantido nas receitas de família no cardápio!

+Novo Gurumê no Shopping Rio Sul, em Botafogo

Heaven e sua mãe

A chef Heaven Delhaye, semifinalista do reality MasterChef: Profissionais, comanda seu próprio bistrot na Barra da Tijuca. Nascida em Petrópolis, região serrana do Rio, Heaven é filha de mãe francesa. Portanto, é daí que vem seu interesse e influência por fazer uma fusão da gastronomia francesa com a brasileira. Para o Dia das Mães, elas sugerem as endívias recheadas com queijo de cabra bruleé com laranja Bahia, amêndoas douradas e brotos de flores orgânicas, e o tradicional Espaguete carbonara, finalizado à mesa, flambado ao cognac no Parmesão Grand Mestri, com farofa de brioche e gema de ovo caipira.

Morena Leite, chef do Capim Santo

“Vou passar o dia no mar. Vou visitar a minha mãe em Trancoso, e no domingo em si passar o dia num passeio de barco em Salvador com a minha filha, Manu.”
chefs brasileiras vão comemorar o Dia das Mães

Chef Morena Leite

Morena Leite é uma chef brasileira conhecida por mesclar técnicas francesas com ingredientes típicos do Brasil. No seu Restaurante Capim Santo, com casas em Trancoso, São Paulo e Rio de Janeiro, podemos encontrar no cardápio diversos pratos com estas combinações. Como, por exemplo, o nhoque de mandioquinha recheado com brie e mel de abelha Jataí ao molho de sálvia. Além disso, a chef também tem o Restaurante Santinho em três espaços culturais em SP: no Instituto Tomie Ohtake, Theatro Municipal e no Museu da Casa Brasileira.

Paula Prandini, chef do Empório Jardim e Stuzzi

”Passarei com a minha mãe, na casa dela, fazendo o que ela mais gosta de comer: spaghetti ao molho de tomate, alho laminado e manjericão. Portanto, vamos ficar em casa, com bons vinhos, e uma bela travessa de salada de folhas com pinoli (que ela ama). Vamos conversar, fazer bagunça na cozinha, cozinhar com vinho na mão, ligar para a minha avó de 87 anos que mora em SP”, diz Paula.

+7 coxinhas nos restaurantes do Rio que você precisa provar

Paula Prandini

Paula Prandini é uma das chefs do Empório Jardim, certamente um dos melhores lugares para tomar café da manhã no Rio! Além da matriz no Jardim Botânico, há também uma loja na Gávea, no IMS, e em Ipanema. A chef também comanda o Stuzzi Bar, no Leblon e em Copacabana, com uma cozinha que mescla a comida de botequim com a tradicional culinária italiana. O resultado, por exemplo, é a famosa coxinha com massa de polenta com molho de queijo frâiche, mostarda e ceboulette.

Renata Vanzetto, chef do Marakuthai, Ema, Matilda, MeGusta e Muquifo (SP)

“Neste Dia das Mães, vamos para Ilhabela, eu, meu marido e o Ziggy, comemorar junto com a minha avó, tias e mãe. Como de costume, preparamos uma fartura de comida com muitos pratos nostálgicos. Minha família é muito grande, tem sempre um Camargo em cada canto do mundo. Mas, nesse dia, todos fazem um esforço para nos reunirmos e celebrar com muitas sobremesas e risadas! Minha avó tem sete filhos, 26 netos e 13 bisnetos. Então, falamos que o Dia das Mães foi feito exclusivamente pra ela”, conta Renata.

+7 restaurantes novos em São Paulo

dia das mães de chefs brasileiras

Renata Vanzetto

Com 30 anos, a chef Renata Vanzetto comanda um grupo de nove estabelecimentos em São Paulo! São eles: os restaurantes contemporâneos, com uma leve inspiração tailandesa, Marakuthai Itaim e Jardins, e a matriz em Ilhabela, o espaço de eventos Casa Marakuthai, o bar MeGusta,  o restaurante autoral Ema, o Matilda Lanches, inaugurado em fevereiro de 2018 e o mais recente negócio, o restaurante Muquifo, com receitas de família e com cara de casa de vó!

+O novo restaurante Nobu, em São Paulo

Por Renata Araújo e Duda Vétere. Maio 2019.

Fotos: Beto Roma, Juliana Matos, Tiago Maziero, Rio ArtCom

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.