Categorias: Brasil Gastronomia

Novo restaurante popular do melhor chef do mundo, no Rio

Nessa semana, foi aberto o novo restaurante popular do melhor chef do mundo, no Rio. Massimo Bottura, inaugurou o Refettorio Gastromotiva na Lapacom o objetivo de evitar a grande quantidade de desperdício de alimento. Na Olimpíada, o que não é utilizado na Vila Olímpica, será reaproveitado e usado para preparar refeições para a população que vive em situações de risco.

O projeto do Refeittorio

O projeto foi idealizado pelo italiano Massimo Bottura, chef do Osteria Francescana, o primeiro do ranking do “The World’s 50 Best Restaurants”, David Hertz, fundador da ONG Gastromotiva, e a jornalista de gastronomia Alexandra Forbes. Uma iniciativa muito importante para combater a fome, o desperdício e investir ainda mais na educação através da gastronomia. Palmas!

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Todos os dias, chefs convidados como Felipe Bronze, Katia Barbosa e Alex Atala, e jovens aprendizes da Gastromotiva vão criar um cardápio especial a partir dos ingredientes excedentes e bons para consumo dos Jogos Olímpicos. O espaço do refeitório, que foi reformado em apenas 60 dias, tem obras lindas de Vik Muniz, como a reprodução da Santa Ceia, e dos Irmãos Campana, que se voluntariaram para ajudar na cenografia. Todos juntos em prol de um mesmo objetivo, que é o de ajudar o próximo e evitar ainda mais o desperdício de comida.

O futuro

Após os Jogos Paralímpicos, o Refeittorio continuará recebendo doações para oferecer refeições à população em situação de vulnerabilidade social, além de especializar e capacitar novos cozinheiros, padeiros, confeiteiros da Gastromotiva. Por pelo menos dez anos, tempo que a Prefeitura concedeu o terreno à ONG, o Refeittorio vai funcionar naquele endereço.

A inspiração de Massimo veio do Refettorio Ambrosiano, também criado por ele e no mesmo modelo do Rio. Os ingredientes vindos da ExpoMilão 2015 foram utilizados por mais de 65 chefs internacionais.

Que sirva de exemplo para outras ideias como essa!

Por Duda Vétere

Fotos: Divulgação, Duda Vétere, Monique Paoletti, Thais Gagliardi, Julia Assis, Gastromotiva

Agosto de 2016

Leia mais:

Belmond Hotel das Cataratas ganha prêmio Virtuoso

5 hotéis novos no Rio de Janeiro

5 bares em Ipanema

Novidades em Copacabana nas Olimpíadas do Rio

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Lady Gaga e a estreia de “Casa Gucci”

Lady Gaga e a estreia de "Casa Gucci". Assistimos um dos filmes mais aguardados do…

19 horas atrás

Bairro Alto, charmoso hotel boutique em Lisboa

Bairro Alto, charmoso hotel boutique em Lisboa. Todo renovado, o hotel leva o selo Leading…

2 dias atrás

Dicas de espumantes brasileiros para as festas de fim de ano

Dicas de espumantes brasileiros para as festas de fim de ano. O maior orgulho da…

2 dias atrás

You Must Go! é vencedor do Prêmio BLTA de Jornalismo

You Must Go! é vencedor do Prêmio BLTA de Jornalismo. Fomos ganhadores na categoria reportagem…

4 dias atrás

Os melhores restaurantes da América Latina em 2021

Na noite desta segunda-feira, foram anunciados os 50 melhores restaurantes da América Latina! Com transmissão…

4 dias atrás

O sofisticado chá da tarde no Le Bristol, em Paris

O sofisticado chá da tarde no Le Bristol, em Paris. Servido no restaurante Antonia, o…

6 dias atrás