Carta aberta ao Rio de Janeiro em repúdio às aglomerações nos bares

No primeiro dia em que foi permitida a abertura de bares e restaurantes do Rio, o resultado foi catastrófico. Enquanto os restaurantes tiveram um movimento fraco, os bares da Dias Ferreira, conhecido ponto da boemia carioca, ficaram abarrotados. A maioria das casas seguiram todas as regras exigidas pela prefeitura. Os funcionários usavam máscaras e havia distanciamento entre as mesas. Além disso, muitos deles fecharam às 23h, horário exigido. Entretanto, centenas de pessoas ficaram até altas horas na rua, em frente aos estabelecimentos e a maioria, sem máscara. Portanto, como jornalista, influenciadora e carioca, eu e outros colegas fizemos uma carta aberta ao Rio de Janeiro, em repúdio às aglomerações nos bares. Aproveite para ler também sobre os cuidados com as fake news e novos restaurantes do Troigros no Rio e em São Paulo.

Rio, abençoado pela natureza e mal respeitado por seus moradores

Carta aberta ao Rio de Janeiro em repúdio às aglomerações nos bares

Você pode ler aqui a carta aberta ao Rio de Janeiro na íntegra:

“Nós, dos perfis de Instagram sobre assuntos relacionados ao Rio de Janeiro, vimos a público reforçar nosso repúdio aos atos inconsequentes de parte da população carioca, que insiste em negligenciar a gravidade da pandemia do coronavírus. E além disso, naturalizar a morte de milhares de pessoas.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Em um momento em que o país reúne mais de 1,5 milhão de infectados e 62 mil mortos, dentre eles mais de 10 mil no Rio de Janeiro, o respeito às normas de segurança é um dever de todo cidadão.
Nos solidarizamos com as famílias de cada uma das vítimas, pois perder um ente querido é ser invadido pela mais cortante das dores.

Empatia e apoio fazem toda a diferença. É muito triste ver como a nossa cidade vem tratando algo tão sério.
Esperamos que o Rio de Janeiro acorde para o que estamos enfrentando e nos colocamos à disposição para ajudar a cidade a se reerguer, com responsabilidade, dentro das recomendações de saúde.”

@oquefazernorio @ondecomernorio @eorioeraassim @rionossodecadadiarj @riofaciloficial @orionaoesopraia @diariodorio @rioantigo @deolhonorio @riodeboasnoticias @maiorviagem @youmustgoblog @riodejaneirotrip @riocomcriancas @rioderole @orioeocarioca @orioquenaovivi @cariocandonorio

+Tour Virtual pelo Rio de Janeiro

+Guia digital sobre o Brasil

Comunicados em repúdio às aglomerações nos bares

Sind Rio

O Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio fez um comunicado e disse que “é absolutamente contra a aglomeração de pessoas identificada em alguns pontos na noite desta quinta-feira, sobretudo em espaço público, onde bares e restaurantes não exercem controle, conforme registrado no primeiro dia de reabertura dos estabelecimentos.

Isto não corresponde ao trabalho sério e comprometido de todos os empresários que abriram suas portas para receber seus clientes, dentro da legalidade. E além disso, com todos os protocolos ainda mais rígidos de higiene e de distanciamento.

Uma classe inteira não pode ser prejudicada pela falta de cooperação de uma pequena parcela da população, estimulada ainda pela presença ilegal e maciça de ambulantes e bancas de jornal abertas vendendo cervejas sem qualquer fiscalização.”

+Restaurantes que fazem delivery no Rio

ABRASEL RJ

A Associação dos Bares e Restaurantes do Rio também se pronunciou dizendo que o ocorrido  “não reflete a situação da larga maioria dos estabelecimentos do setor, os quais vem cumprindo com rigor o protocolo sanitário do Município do Rio.

As aglomerações verificadas, com diversas pessoas não portando máscaras, são contrárias às diretrizes definidas pelas autoridades sanitárias e não correspondem às recomendações desta Associação aos seus representados no sentido da estrita observância e rigoroso cumprimento do protocolo sanitário local.”

Depoimento à TV Globo

Além disso, ainda tive a oportunidade de dar um depoimento à TV Globo para o RJ1 e no Jornal Hoje. Reitero minha indignação e repúdio às aglomerações nos bares do Rio. Vi uma minoria irresponsável e egoísta na porta dos bares, que, em grande parte, estava respeitando as regras. Você assiste aqui uma cena do reels do instagram e pode ver a matéria na íntegra neste link.

Por Renata Araújo, Julho de 2020

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

A Casa do Porco é o 4° melhor restaurante da América Latina

A Casa do Porco foi considerada pelo ranking do Latin America’s 50 Best Restaurants como…

8 horas atrás

O sucesso de “Undoing”, nova série com Nicole Kidman

O sucesso de "The Undoing", nova série com Nicole Kidman, é o tema da coluna…

23 horas atrás

50 passeios para fazer no Rio – um Guia por Renata Araújo

resolvi escrever o guia 50 passeios para fazer no Rio. Nele, divido o conteúdo entre…

2 dias atrás

Bondinho Pão de Açúcar com desconto

Fomos fazer um passeio no Bondinho Pão de Açúcar. O lugar é lindo e tem…

3 dias atrás

Aplicativos conectam viajantes solo

Aplicativos conectam viajantes solo, uma ótima ideia para quem não gosta de viajar só. Você…

5 dias atrás