No primeiro dia em que foi permitida a abertura de bares e restaurantes do Rio, o resultado foi catastrófico. Enquanto os restaurantes tiveram um movimento fraco, os bares da Dias Ferreira, conhecido ponto da boemia carioca, ficaram abarrotados. A maioria das casas seguiram todas as regras exigidas pela prefeitura. Os funcionários usavam máscaras e havia distanciamento entre as mesas. Além disso, muitos deles fecharam às 23h, horário exigido. Entretanto, centenas de pessoas ficaram até altas horas na rua, em frente aos estabelecimentos e a maioria, sem máscara. Portanto, como jornalista, influenciadora e carioca, eu e outros colegas fizemos uma carta aberta ao Rio de Janeiro, em repúdio às aglomerações nos bares. Aproveite para ler também sobre os cuidados com as fake news e novos restaurantes do Troigros no Rio e em São Paulo.

carta aberta ao Rio de Janeiro em repúdio às aglomerações nos bares

Rio, abençoado pela natureza e mal respeitado por seus moradores

Carta aberta ao Rio de Janeiro em repúdio às aglomerações nos bares

View this post on Instagram

Nós, dos perfis de Instagram sobre assuntos relacionados ao Rio de Janeiro, vimos a público reforçar nosso repúdio aos atos inconsequentes de parte da população carioca, que insiste em negligenciar a gravidade da pandemia do coronavírus e naturalizar a morte de milhares de pessoas. Em um momento em que o país reúne mais de 1,5 milhão de infectados e 62 mil mortos, dentre eles mais de 10 mil no Rio de Janeiro, o respeito às normas de segurança é um dever de todo cidadão. Nos solidarizamos com as famílias de cada uma das vítimas, pois perder um ente querido é ser invadido pela mais cortante das dores. Empatia e apoio fazem toda a diferença. É muito triste ver como a nossa cidade vem tratando algo tão sério. Esperamos que o Rio de Janeiro acorde para o que estamos enfrentando e nos colocamos à disposição para ajudar a cidade a se reerguer, com responsabilidade, dentro das recomendações de saúde. @oquefazernorio @ondecomernorio @eorioeraassim @rionossodecadadiarj @riofaciloficial @orionaoesopraia @diariodorio @rioantigo @deolhonorio @riodeboasnoticias @maiorviagem @youmustgoblog @riodejaneirotrip @riocomcriancas @rioderole @orioeocarioca @orioquenaovivi @cariocandonorio

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

A post shared by Renata Araujo Castello Branco (@youmustgoblog) on

Você pode ler aqui a carta aberta ao Rio de Janeiro na íntegra:

“Nós, dos perfis de Instagram sobre assuntos relacionados ao Rio de Janeiro, vimos a público reforçar nosso repúdio aos atos inconsequentes de parte da população carioca, que insiste em negligenciar a gravidade da pandemia do coronavírus. E além disso, naturalizar a morte de milhares de pessoas.

Em um momento em que o país reúne mais de 1,5 milhão de infectados e 62 mil mortos, dentre eles mais de 10 mil no Rio de Janeiro, o respeito às normas de segurança é um dever de todo cidadão.
Nos solidarizamos com as famílias de cada uma das vítimas, pois perder um ente querido é ser invadido pela mais cortante das dores.

Empatia e apoio fazem toda a diferença. É muito triste ver como a nossa cidade vem tratando algo tão sério.
Esperamos que o Rio de Janeiro acorde para o que estamos enfrentando e nos colocamos à disposição para ajudar a cidade a se reerguer, com responsabilidade, dentro das recomendações de saúde.”

@oquefazernorio @ondecomernorio @eorioeraassim @rionossodecadadiarj @riofaciloficial @orionaoesopraia @diariodorio @rioantigo @deolhonorio @riodeboasnoticias @maiorviagem @youmustgoblog @riodejaneirotrip @riocomcriancas @rioderole @orioeocarioca @orioquenaovivi @cariocandonorio

+Tour Virtual pelo Rio de Janeiro

+Guia digital sobre o Brasil

Comunicados em repúdio às aglomerações nos bares

Sind Rio

O Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio fez um comunicado e disse que “é absolutamente contra a aglomeração de pessoas identificada em alguns pontos na noite desta quinta-feira, sobretudo em espaço público, onde bares e restaurantes não exercem controle, conforme registrado no primeiro dia de reabertura dos estabelecimentos.

Isto não corresponde ao trabalho sério e comprometido de todos os empresários que abriram suas portas para receber seus clientes, dentro da legalidade. E além disso, com todos os protocolos ainda mais rígidos de higiene e de distanciamento.

Uma classe inteira não pode ser prejudicada pela falta de cooperação de uma pequena parcela da população, estimulada ainda pela presença ilegal e maciça de ambulantes e bancas de jornal abertas vendendo cervejas sem qualquer fiscalização.”

+Restaurantes que fazem delivery no Rio

ABRASEL RJ

A Associação dos Bares e Restaurantes do Rio também se pronunciou dizendo que o ocorrido  “não reflete a situação da larga maioria dos estabelecimentos do setor, os quais vem cumprindo com rigor o protocolo sanitário do Município do Rio.

As aglomerações verificadas, com diversas pessoas não portando máscaras, são contrárias às diretrizes definidas pelas autoridades sanitárias e não correspondem às recomendações desta Associação aos seus representados no sentido da estrita observância e rigoroso cumprimento do protocolo sanitário local.”

Depoimento à TV Globo

Além disso, ainda tive a oportunidade de dar um depoimento à TV Globo para o RJ1 e no Jornal Hoje. Reitero minha indignação e repúdio às aglomerações nos bares do Rio. Vi uma minoria irresponsável e egoísta na porta dos bares, que, em grande parte, estava respeitando as regras. Você assiste aqui uma cena do reels do instagram e pode ver a matéria na íntegra neste link.

Por Renata Araújo, Julho de 2020

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.