Mais uma novidade importante para os viajantes: a partir de 2021 os brasileiros precisarão de visto eletrônico para a Europa. Com o nome de Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem, ETIAS, na sigla em inglês, o documento vai custar 7 euros e poderá ser obtido pela internet.
?Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço.
Aveiro, em Portugal
O objetivo deste novo método é aumentar o controle de entrada de estrangeiros nos países da União Européia. A permissão será exigida para turistas (permanência máxima de 90 dias em um período de seis meses) provenientes de 62 países que não precisam de visto, como é o caso de nós, brasileiros.
Canadá facilita o visto para os brasileiros
Bruges, na Bélgica, é uma das cidades que entrou nesta lista
No formulário eletrônico que deve ser preenchido, além de questões relativas à identidade, o viajante vai precisar informar se já esteve em áreas de conflito, se tem doenças pré-existentes, se possui histórico criminal e que países visitou anteriormente. Basicamente como é feito para tirar o visto dos Estados Unidos, por exemplo. A resposta, positiva ou negativa, tem o prazo máximo de 96 horas após o pedido.
O documento será exigido por todos os países do Espaço Schengen: Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Suíça e Liechtenstein.
Portanto, em 2020, será preciso um visto eletrônico para ir à França!
Ah! Quem viajar para o Reino Unido, que não faz mais parte da União Europeia, não precisará do visto. Além disso, outros países como Turquia, Croácia e Rússia, por exemplo, não exigirão a autorização. Mas, se o voo para lá tiver uma conexão em algum estado Schengen, o documento será necessário.
Dicas para não perder o trem na Europa
O visto eletrônico para a Europa será válido por 3 anos ou até a expiração do passaporte registrado.
Portanto, por mais que ainda falte algum tempo até 2021, agora você já sabe que os brasileiros precisarão de visto eletrônico para a Europa.
Fotos: Renata Araújo
Julho de 2018
Visita à fábrica de biscoitos Kambly, na Suíça
O maior parque de flores do mundo
Onde comer hambúrguer no Rio: roteiro por bairros
Hills, novo rooftop com vista para o Pão de Açúcar, promete virar point entre cariocas…
Las Majadas: sofisticado hotel perto de vinícolas no Chile, s apenas 45 minutos de Santiago…
Clássico Beach Club: café da manhã com vista em Ipanema. Idealizado pelo chef consultor Pedro…
The Slow Bakery, a nova padaria artesanal no Leblon. Tudo é feito na casa e…