Assim como nosso estilo de vida vai mudar depois desta crise do Cononavírus, a maneira como a gente viaja também vai sofrer alterações. Melhor dizendo, já há mudanças acontecendo neste momento, tanto em aeroportos, como durante os voos. As novas medidas de cias aéreas durante a pandemia do Covid-19, incluem, por exemplo, assentos do meio bloqueados. Além disso, a tendência é que os voos domésticos voltem no final de maio, início de junho, mas isso depende do impacto que a covid-19 continuará tendo nos países da região. Aproveite para ler também sobre as mudanças nos Aeroportos do Rio e SP, o cancelamento dos voos e os cuidados com as fake news em tempos de Coronavírus.

+15 séries para você viajar sem sair de casa

As novas medidas de cias aéreas durante a pandemia do Covid-19

Emirates Airlines

Protocolos de check-in e embarque da Emirates, no aeroporto de Dubai, foram adaptados para manter o distanciamento social. Barreiras de proteção foram instaladas em cada balcão de check-in com o intuito de dar segurança adicional aos passageiros e funcionários. Luvas, máscaras e higienizadores para as mãos passaram a ser obrigatórios para todos os funcionários do aeroporto. Além disso, ela foi a primeira cia aérea a começar a testar os passageiros para covid-19 no aeroporto de Dubai. Os passageiros de um voo para a Tunísia foram testados antes do embarque. A parceira da aérea na ação é a Dubai Health Authority, cujos testes dão resultados em dez minutos. Se as outras cias seguirem pelo menos caminho, vai ficar mais fácil a gente pensar no futuro das viagens.

As novas medidas de cias aéreas durante a pandemia do Covid-19

Econômica da Emirates

Recentemente, a companhia aérea divulgou que pretende retomar suas operações em Junho. Portanto, a rota DubaiSão Paulo voltaria a operar a partir do dia 22 de Junho. DubaiRio (GIG) a partir de 02 de Agosto até 31 de Agosto, 4 vezes por semana, depois segue diário.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

American Airlines

A companhia aérea anunciou que metade de todos os assentos do meio já estão sendo bloqueados. Além disso, assim que o embarque estiver completo, os passageiros podem trocar de assento dentro da sua cabine, com algumas restrições. Esta certamente será outra medida adotada pelas cias aéreas no geral. A American Airlines também está com novas datas previstas para a retomada de alguns voos para o Brasil. Nova YorkSão Paulo, no dia 4 de Junho, Nova YorkRio de Janeiro, no dia 17 de Dezembro, MiamiBrasília, dia 25 de Outubro, MiamiRio, 4 de Junho, MiamiSão Paulo, 7 de Maio (1 voo diário), Miami – Manaus, 4 de Junho e Los Angeles São Paulo, dia 25 de Outubro.

Azul Linhas Aéreas

A partir do dia 22 de abril, a companhia aérea vai retomar suas operações em quatro cidades do Brasil: Macapá (AP), Altamira (PA), Santarém (PA) e Boa Vista (RR). Além disso, a companhia também anunciou a inclusão de novos voos diretos em algumas de suas rotas que seguem em plena operação. A empresa adicionou novos voos saindo de Campinas para Recife, Salvador, Florianópolis, Santos Dumont (RJ) e Vitória e entre Recife e Salvador. A Azul também aumentou a capacidade na ligação Recife-Juazeiro do Norte e volta a operar Manaus-Belém.

A Azul Viagens lançou o Bilhete Viagem, pacotes de viagem sem data marcada, para dar mais tempo de planejamento aos clientes. Assim, os viajantes terão a opção de escolher entre diferentes estilos de viagens que poderão ser realizadas até abril do ano que vem. Há a flexibilidade de escolher a data e o destino de uma viagem até 2021 de acordo com a disponibilidade da malha. Incluindo a passagem aérea, a hospedagem e o traslado, os pacotes terão dez cidades diferentes no catálogo e opções de viagem entre 1º de julho e 15 de dezembro deste ano e entre 20 de janeiro e 30 de abril de 2021. São elas: Maceió, Porto Seguro, Porto de Galinhas, Natal, Fortaleza, Salvador, João Pessoa, Gramado, Curitiba ou Foz do Iguaçu.

Delta Airlines

Todos os voos da Delta estão seguindo um processo de embarque back-to-front, ou seja, começando pela traseira até a dianteira da aeronave, para reforçar o distanciamento social. Assim, o processo faz com que os clientes evitem passar um pelos outros para ir até o seu assento. Estas medidas estão em vigor até 31 de maio, e poderão ser ajustadas ou ampliadas dependendo do desenvolvimento da COVID-19. Além disso, a companhia está bloqueando os assentos do meio na cabine principal, Delta Comfort + e Delta Premium Select em todos os voos, reduzindo o número de clientes em cada voo e gerenciando os upgrades gratuitos para clientes Medallion no portão para promover uma experiência de vôo segura.

Etihad Airways

A companhia aérea prorrogou a suspensão de seus voos até 21 de abril como parte dos esforços para conter a pandemia do Covid-19. No entanto, a aérea continuará a operar alguns voos diários para ajudar os cidadãos estrangeiros nos Emirados Árabes Unidos a voltar para casa.

KLM

A companhia aérea holandesa informou que, sempre que possível, trabalha com base nas diretrizes gerais da distância social de 1,5 metro. Portanto, na prática isso significa que, quando a ocupação de uma aeronave é baixa – o que é agora mais comum -, cria-se o maior espaço possível ao redor do passageiro, mantendo alguns assentos vazios.

Dreamliner da KLM no voo Rio-Amsterdã 7

O avião da KLM

Lufthansa

A cia alemã também implementou medidas para auxiliar seus funcionários e passageiros a praticarem o distanciamento social.  Estão bloqueados todos os assentos do meio na classe Econômica e Econômica Premium em voos da Alemanha operados pela Lufthansa e Eurowings. A medida, que já está em vigor, vai até 19 de abril. Ela não é somente uma política interna, mas uma decisão tomada em conjunto ao Ministério Federal do Transporte da Alemanha.

A decisão vale tanto para voos domésticos quanto internacionais. Entretanto, como na Classe Executiva em voos pela Europa já tem o assento do meio bloqueado, isso quer dizer que os passageiros na econômica vão viajar como os de business nesse período. Estas foram algumas novas medidas de cias aéreas!

Por Duda Vétere e Renata Araújo. Abril 2020.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.