Exposições em cartaz em Paris

Publicado por

Por Bárbara Ariston 

Caminhar pelas ruas de Paris é como fazer um passeio por um museu a céu aberto: são inúmeros monumentos, obras de arte e ícones da arquitetura. Mas para os apreciadores das artes, a cidade-luz reserva atrações especialíssimas dos mais variados estilos em mais de 200 museus e galerias, com suas coleções permanentes e exposições temporárias da maior qualidade.

Na última semana de maio, tive a sorte de poder visitar uma seleção de mostras fantásticas em cartaz na cidade. O primeiro museu da minha programação foi o Grand Palais, que por si só já é uma atração incrível. O espaço foi erguido em 1900 e abrange diversos espaços culturais. No dia da minha visita, pude escolher entre uma exposição do grande artista brasileiro Candido Portinari, outra do fantástico fotógrafo Robert Mapplethorpe, entre outras. Mas como o tempo era curto e as filas imensas, optei por essas duas, com as quais me identificava mais.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais


A sala dedicada ao mestre Portinari era impressionante. A exposição abrigava os paineis Guerra e Paz, presentes do governo brasileiro para a sede da ONU, em Nova York, em 1956. Durante quatro anos, Portinari trabalhou na produção de quase 200 estudos e maquetes e depois, em mais 9 meses, pintou dois monumentais paineis de 14 metros de altura e uma superfície total de 280 metros quadrados. A montagem é belíssima e só fica em cartaz até 9 de junho.

A exposição do fotógrafo Robert Mapplethorpe, um dos grandes nomes da fotografia de arte, fica mais tempo, até o dia 13 de julho. Apesar de ser mais conhecido por seu trabalho com nus, a exposição apresenta toda a dimensão da obra do artista e sua busca pela perfeição estética através de mais de 200 fotografias, produzidas desde o início da década de 70 até a sua morte prematura em 1989. Também estava em cartaz, e continua até 22 de junho, a sexta edição do Monumenta, com a instalação de 2.500 metros quadrados batizada de “Estranha Cidade”, dos artistas russos Ilya e Emilia Kabakovque.

No dia seguinte, passei pelo Institut du Monde Arabe, que fica num edifício projetado por Jean Nouvel, com sua impressionante fachada de paineis fotossensíveis, que abrem e fecham como diafragmas conforme a intensidade da luz solar. Depois visitei o Musée Rodin, um dos meus favoritos, com seus lindos jardins e as maravilhosas esculturas de Auguste Rodin. Coincidentemente, além da mostra permanente, o museu abrigava uma mostra interessantíssima traçando um paralelo entre o trabalho do artista e o de Mapplethorpe, mesmo fotógrafo em exposição no Grand Palais.

A mostra que eu estava mais ansiosa para conferir era a do grande Henri Cartier Bresson, um dos principais expoentes da fotografia francesa e mundial, no Centre Pompidou. Mas fui meio amadora e fiz a besteira de seguir para lá num domingo chuvoso. Quase caí pra trás quando vi a fila quilométrica na porta do centro cultural. E o pior, a fila não andava.

Neste momento me arrependi de não ter comprado o Museum Pass, como já havia feito em outras viagens a Paris. (Aliás, essa é uma dica preciosíssima: compre o passe com antecedência na internet ou assim que chegar na cidade, nos postos da Paris Convention & Visitors Bureau ou em qualquer loja Fnac. A maior vantagem é o fato de poder furar as filas). Não tive coragem de enfrentar aquelas prováveis horas de espera e fui embora. Resolvi então experimentar uma estratégia diferente. Entrei nos sites dos museus que ainda pretendia ir e comprei os ingressos individualmente.

No dia seguinte, voltei ao Pompidou, que diferentemente de outros museus, abre às segundas-feiras e fecha às terças. Fiquei satisfeita de não precisar encarar a fila para a compra do ingresso, mas ao chegar à sala reservada para a mostra do Bresson, a surpresa: outra fila. Mas desta vez encarei, afinal não teria outra oportunidade. E valeu cada minuto dos 90 gastos ali. Com mais de 350 fotos, a retrospectiva apresenta a potência e a diversidade de suas imagens. Imperdível! Só até 9 de junho. Depois disso, em novembro, o Pompidou organiza a primeira retrospectiva na Europa de Jeff Koons, um dos mais famosos e controversos artistas contemporâneos.

Finalmente, reservei uma tarde para voltar ao Musée d’Orsay. Amo este lugar, a antiga estação de trem Gare d’Orsay, um exemplo da art nouveau e, desde 1986, lar de coleções impressionistas e pós-impressionistas de artistas franceses e mundiais. Naquele dia, meu maior objetivo era checar a exposição Van Gogh/Artaud. A exposição, em cartaz até 6 de julho, é baseada no trabalho do escritor Antonin Artaud sobre o gênio holandês. São mais de 30 quadros de Vincent Van Gogh, além de desenhos e cartas do mestre ao seu irmão.


Enfim, seja qual for o período da estada em Paris, vale a pena dar uma olhada nos guias de programação da semana, como o Pariscope, à venda em bancas de jornal, para não deixar passar mostras maravilhosas como estas. E, obviamente, aproveite para ver ou rever as lindas coleções destes e outros museus e galerias, como o Louvre, o Quai Branly, o Picasso, o Palais de Tokyo, a Maison Euopéenne de la Photographie, a Pinacothèque, o Carnavalet, o Musée de l’Orangerie, o Jeu de Paume…


Fotos: Bárbara Ariston 


Leia também:

Roteiro pelos jardins de Paris

Aix-en-Provence, viagem pelo sul da França

O charme e o glamour da Côte d’Azur

Rouen – uma cidade perto de Paris que vale a visita

Um roteiro pela Alsácia

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por

Posts recentes

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

3 horas atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

13 horas atrás

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas. Fomos conhecer o…

2 dias atrás

Boka: restaurante descolado em Ipanema

Recém inaugurado no coração do bairro, o Boka é um restaurante descolado em Ipanema, com…

3 dias atrás

19 guias brasileiros pelo mundo

A melhor escolha para conhecer um novo lugar é contratar um guia de turismo local…

4 dias atrás

Comediante Jerry Seinfeld em turnê nos Estados Unidos, Canadá e Austrália

Um dos mais importantes comediantes do mundo, Jerry Seinfeld está em turnê nos Estados Unidos,…

5 dias atrás