É neste fim de semana a 27ª edição do Arte de Portas Abertas em Santa Teresa, bairro bucólico do Rio de Janeiro. Nos dias 15 e 16 de julho, das 10h às 18h, estarão reunidos mais de 50 artistas visuais em 17 ateliês e espaços de cultura. Ótima dica para respirar um pouco de arte, aproveitar a gastronomia do bairro e apreciar uma das mais belas vistas do Rio!

Arte de portas abertas em Santa Teresa

Vista do Hotel Santa Teresa MGallery

Arte de portas abertas em Santa Teresa

Conheça o Casa Marques, hotel boutique em Santa Teresa

Arte de Portas Abertas em Santa Teresa

Esta edição terá exposições coletivas, performances, intervenções e palestras além de oficinas e workshops. A abertura será na sexta feira às 20h no Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo, onde o poeta e escritor Jorge Salomão fará uma leitura performática de sua autoria. Entre os ateliês presentes, estão Flaksman Pini / Vergara, Casa Amarela (que reunirá oito artistas) e Espaço Art’inLoco.

Arte de portas abertas em Santa Teresa

Obra ”Sensações” de Sandra Fioretti, na Casa Amarela

Arte de Portas Abertas em Santa Teresa | Dicas do Rio

Ascensión Chanques – Casa Amarela

Dica de restaurante em Santa Teresa

Nos dias 15 e 16 de julho,  das 10h às 12h, Alexandre Palma comanda a Oficina de Fotografia para Arte-Educadores. Já às 14h:30, Miriam Miranda apresenta a Corações de Nós Marias, com confecções de redes e bonecas. Detalhe para o Museu da Chácara do Céu, que estará com entrada gratuita durante o Arte de Portas Abertas em Santa Teresa, com a exposição Fayga Ostrower – Colecionadores de Fayga.

Arte de Portas Abertas em Santa Teresa

Museu da Chácara do Céu

Arte de portas abertas em Santa Teresa

Bairro de Santa Teresa

Novidades

Nesta 27ª edição, haverá o Encontro com o Meio Fio, no dia 15 de julho, sábado, às 10h. Livres pensadores  estarão ocupando os meios fios das ruas do bairro com seus textos poéticos. O Arte de Portas Abertas conta com recursos locais de Santa Teresa, então todos os estabelecimentos, como lojinhas e restaurantes, também participam do evento com atendimento especial.

Vista de Santa Teresa

Uma boa oportunidade para conhecer bons restaurantes e hotéis, como o Santa Teresa MGallery e o Mama Shelter, que também receberão exposições. No mezanino do Mama Shelter, a exposição terá peças de Jac Carrara, artista que tem ateliê no bairro e prioriza o reaproveitamento de materiais.  Aliás, no mesmo fim de semana, o hotel será palco da primeira edição do Mama Beer Festival, evento de cervejas artesanais. As cervejarias ocuparão os decks dos casarões do Mama Shelter com suas chopeiras e a gastronomia fica por conta do chef Fernando Pavan.

Arte de portas abertas em Santa Teresa | Dicas do Rio

Hotel Mama Shelter

Ou seja, não faltam  cultura e diversão no Arte de Portas Abertas em Santa Teresa! Uma ótima dica pro finde!

Por Duda Vétere

Fotos: Renata Araújo, Helen Pomposelli e Divulgação

Julho de 2017


Leia mais:

Onde comer fondue no Rio de Janeiro

Pesquisa revela os destinos preferidos dos viajantes brasileiros

Um dos melhores restaurantes em vinícolas do mundo

Conheça Portillo, estação de esqui no Chile

 

Salvar

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.