Angiologista dá cinco dicas para cuidar das pernas durante a quarentena

Uma das maiores referências no Brasil em angiologia, o mago das varizes Leonardo Stambowsky só tem atendido a emergências na clínica que leva seu nome em Ipanema. O médico, contudo, lembra que durante a quarentena é muito importante que as pessoas se movimentem. “Principalmente os idosos, porque ficar muito tempo deitado aumenta o risco de trombose. É bom que eles levantem pelo menos de duas em duas horas”, diz Stambowsky, que nos enviou cinco dicas para cuidar das pernas durante a quarentena. Aproveite para ler também o relato de uma blogueira de viagem em plena quarentena, no Rio  e 5 dicas de uma psicóloga para enfrentar o isolamento.

+Chefs ensinam receitas fáceis para fazer em casa

Cinco dicas para cuidar das pernas durante a quarentena

1) Evite longos períodos sentado: pernas para baixo acumulam sangue, aumentam a pressão venosa e isso causa dor, varizes e pode levar a uma trombose.
2)  Hidrate-se bem:  pessoas desidratadas ficam com o sangue mais concentrado o que também pode predispor a uma trombose.
3) Levante as pernas acima da linha do coração por cerca de 5 minutos ao menos 4x ao dia: usando a gravidade a nosso favor,  certamente drenamos os líquidos das pernas diminuindo a pressão venosa. Mais uma dica para cuidar das pernas durante a quarentena.
 dicas para cuidar das pernas durante a quarentena

Dr Leonardo Stambowsky dá dicas para cuidar das pernas durante a quarentena

4) Pratique atividade física: a musculatura ativa é uma das principais formas de prevenção de varizes. Além disso, melhora as dores nas pernas provenientes de insuficiência venosa.
5) Evite comer demais e ganhar peso: o sobrepeso é um grande vilão da circulação, portanto, pessoas obesas têm mais chance de ter varizes e trombose.
Finalmente, estas foram as cinco dicas para cuidar das pernas durante a quarentena. Esperamos que tenham sido úteis neste momento de confinamento.
Por Renata Araújo
Abril de 2020

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a Seguro ilimitado e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe:
Escrito por Renata Araujo
Formada pela PUC-RJ, com pós graduação na Universidade Complutense de Madrid, Renata tem mais de 20 anos de experiência como repórter e apresentadora de TV. Começou a carreira na TV Globo e trabalhou oito anos no canal Multishow. Já foi colunista de viagem do programa Estúdio i, da Globonews. Renata virou referência quando se fala em viagem de luxo no Brasil e gastronomia, tanto que é comentarista do programa Hotéis Incríveis da Gsat+, além de ser jurada dos prêmios Comer e Beber, da Veja Rio e do Rio Show. Renata também teve uma coluna diária de turismo e gastronomia na Rádio Alpha FM RJ. A jornalista colabora para as revistas Viaje Mais e Viaje Mais Luxo. Cidadã do mundo, Renata morou nos EUA, Espanha e França. Hoje, está no Rio de Janeiro, mas não para quieta. Com sua vivência em diferentes culturas e paixão por viagens, quis compartilhar seu olhar curioso pelas cidades onde passa dando dicas relevantes para os leitores. Então, vocês vão ver que esses são os tópicos mais abordados por aqui. Espero que gostem!