Rio Gastronomia

Almoço no Proa, com a chef Joana Carvalho

Se você é apaixonado por frutos do mar e ainda não conhece o Proa, coloque na sua lista! O restaurante da chef Joana Carvalho (dona também do Jojo Bistro, no Jardim Botânico), fica no Baixo Gávea, e tem ambiente super descontraído. Daqueles lugares que não dá vontade de ir embora. Com mesas na calçada e um agradável salão, há também o belíssimo bar de drinques e um terraço pra lá de simpático no segundo andar, ideal também para pequenos eventos, com mesas ao ar livre. Portanto, confira abaixo todos os detalhes do nosso almoço no Proa.

Aliás, leia também sobre o Maska, restaurante imperdível em Ipanema.

Almoço no Proa

O restaurante é um antigo sonho da chef Joana, que apaixonada pelo mar, se inspirou em litorais da Ásia, África, Europa e América Central, além do brasileiro, claro, e as culinárias que eles oferecem. “Com esses passeios, fui pegando uma comidinha de cada lugar que eu gostava. É como um passeio de barco pelo litoral do mundo”, conta Joana.

Entrada do Proa

Portanto, o resultado é uma casa extremamente carioca, com uma vibe de barco ou até navio, com frutos do mar de alta qualidade. De fato, fica até difícil de escolher o que pedir!

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

O terraço
Olha que charme!

O cardápio

Reunimos pouquíssimos amigos jornalistas e criadores de conteúdo para esse almoço no Proa: Ana Matoso, do Vibre na Viagem, Juliana Magalhães do Falando de Viagem, Luiz Costa da TV Globo e Rudá Simões, do Panelando. Além da querida Lu Mattos, fotógrafa parceira do YMG, que fez estes lindos registros. Começamos com ostras fresquíssimas de Santa Catarina e clericots bem refrescantes na calçada do Proa.

Ostras e Clericot
Esq para Dir: Juliana, Renata, Luizinho, Ana Lucia, Joana, Rudá, Ana e Duda

Aliás, a carta de drinques praieiros foi criada há apenas 3 meses pela mixologista Paula Diniz (peçam o Blood Mary!) e a excelente carta de vinhos é assinada pela Ana Lucia Carvalho.

Mixologista Paula Diniz
Ana Lucia Carvalho, que também é sócia do Proa

Já no terraço, experimentamos o clássico peruano Pulpo Oliva, com finas fatias de polvo e salsa de azeitonas negras, e os camarões VG grelhados com batata rústica. Estavam divinos! O fish’n chips com maionese da casa, um dos mais pedidos do cardápio, também é uma boa pedida.

Camarão VG
Pulpo Oliva
Fish’n Chips

Completando as entradinhas, provamos o pastel de queijo canastra com molho de goiaba, a salada de batata com camarão e maionese de ervas e limão, o ceviche de cavala, e a panelinha de mexilhões com polvo, lula, camarão, capim limão, manga e maracujá. Ou seja, o paraíso para os amantes de frutos do mar.

Ceviche
Pastel de queijo canastra
Salada de batata
Panelinha

Isto sem falar no principal, a feijoada de frutos do mar, servida somente aos fins de semana. Imperdível!

De fato, um prato incrível!

As sobremesas

Encerramos o nosso almoço no Proa com a torta mousse de chocolate e calda de cupuaçu, o manjar de coco da Tata (mãe da Joana) e o Sorvete Proa de goiaba, feito a partir do Gin Proa.

Torta Mousse
Manjar de Coco
Sorvete Proa

Delivery próprio, (99347-9689) Rappi e IFood. Embalagens de papel compostáveis, ou seja, se dissolvem com o tempo. Praça Santos Dumont, 120 – Gávea.

Por Renata Araújo e Duda Vétere. Julho de 2020.

Fotos: Lu Mattos

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Novo menu de aniversário do Malta Beef Club

Novo menu de aniversário do Malta Beef Club. A premiada casa de carnes no Jardim…

7 horas atrás

Novo espaço da Johnnie Walker em Edimburgo

Acaba de inaugurar o novo espaço da Johnnie Walker em Edimburgo, um marco para a…

1 dia atrás

Semana do Negroni nos bares do Rio e São Paulo

Semana do Negroni nos bares do Rio e São Paulo. Até este domingo, dia 19…

2 dias atrás

Kazuo, novo restaurante asiático no Itaim

Kazuo, novo restaurante asiático no Itaim. Recém-inaugurado, o ex-chef do Mee volta à capital paulista…

2 dias atrás

3 lugares no Rio para beber vinhos naturais e brasileiros

3 lugares no Rio para beber vinhos naturais e brasileiros. Na coluna Enoteca YMG, Bruno…

3 dias atrás

Primeira viagem aos EUA depois de 18 meses

Primeira viagem aos EUA depois de 18 meses.Fui convidada para participar da IPW, (International Pow…

4 dias atrás