À frente de dois restaurantes em Paris e escolhida para inaugurar um terceiro no Museu do Louvre após as Olimpíadas, a chef Alessandra Montagne desembarca no Brasil para fazer dois jantares em São Paulo e um na Bahia, em agosto. Aliás, o You Must Go! já esteve no Nosso, um dos restaurantes comandado por Montagne, que está há 25 anos na capital francesa e foi até homenageada pelo presidente Emmanuel Macron. No Brasil, a chef carioca vai assinar dois jantares no Vista Ibirapuera, no rooftop do prédio do Museu de Arte Contemporânea (MAC), nos dias 14 e 15 de agosto. Na Bahia, no dia 24 de agosto, o Barracuda Hotel & Villas, em Itacaré, vai receber a chef para preparar um jantar franco-brasileiro. Quer saber mais detalhes sobre a passagem de Alessandra Montagne no Brasil? Então, leia até o final!
Aliás, se você tem planos de viajar para o Brasil, não esqueça de conferir aqui nossa seleção dos melhores hotéis e de reservar com o Booking, nosso parceiro! Não muda nada e desta maneira você consegue nos ajudar a monetizar nosso trabalho.
A chef brasileira Alessandra Montagne desembarca em São Paulo com toda a equipe do Nosso, em Paris, para realizar dois jantares (R$ 990) no Vista Ibirapuera, um dos principais cartões postais da cidade. Aliás, a noite terá um menu de 5 etapas harmonizado com vinhos brasileiros e franceses, champanhe e um coquetel. Assim, entre os membros do time do Nosso, estão o chef executivo brasileiro Luiz Gustavo Galvão, conhecido como Canadá, os chefs de partida Sandra Sfeir (libanesa), Luís Morato (brasileiro) e Anna Kazachek (russa), além dos sommeliers Aurélien Gil-Artagnan (brasileiro naturalizado francês) e Matthieu Di Nacera (francês).
Batizados de “Nosso no Vista”, os jantares acontecerão nos dias 14 e 15 de agosto, com um menu inteiramente composto por criações que fizeram a fama da brasileira na capital francesa, como o creme de cogumelo Paris, com pickles e caramelo de cogumelo, e a lagosta com mucilagem do cacau, pimenta de cheiro e coentro e praliné salgado de caju com yuzu. As receitas, portanto, serão harmonizadas com vinhos franceses e brasileiros de alto nível. Por isso, no serviço e na cozinha, a equipe do Nosso se juntará à brigada do Vista para replicar a experiência do restaurante em Paris.
Os baianos também terão a oportunidade de conhecer o trabalho de Alessandra Montagne no Brasil. No dia 24 de agosto, o Barracuda Hotel & Villas, localizado em Itacaré, vai receber a chef para preparar um jantar franco-brasileiro (R$ 360) inspirado nos ingredientes regionais da Bahia, com 4 etapas. Ao lado do chef Fernando Luz, que comanda o restaurante do hotel, Montagne preparou opções, como a focaccia de cenoura e bottarga, o badejo maturado com carambola e o pernil de cordeiro confit e canjiquinha.
Para começar a noite, os chefs oferecerão uns petiscos de dar água na boca. Que tal uma tartelette de beterraba, ameixa seca, ricota e dill ou o sourdough da casa com enguia defumada e creme de agrião? Para completar, um brioche da fazenda de Poté com manteiga caseira.
Aproveite para ler:
Como entrada, um creme de cogumelo Paris, trigo sarraceno, pickles de cogumelo, caramelo de cogumelo, pó de salsinha e shimeji branco.
Nos pratos principais, uma lagosta levemente cozida, acompanhada de mucilagem do cacau com pimenta de cheiro e coentro, e praliné salgado de caju com yuzu. Em seguida, um shot de melancia com pimentão vermelho e crumble de azeitona preta e salicórnia para limpar o paladar.
O segundo prato principal é um filé mignon de vitela com purê de abóbora com cravo, pickles de abóbora, crispy de repolho, trufa negra e rôti de vitela.
Antes da sobremesa, uma refrescante de espuma de limão verde com cardamomo verde, sorvete e pickles de marmelo. Para encerrar, portanto, uma baba cachaça de morango com creme de tomilho e sabugueiro e morangos frescos.
Alessandra nasceu na comunidade do Vidigal, na Zona Sul do Rio, e chegou a morar com a avó em Poté, uma pequena cidade de Minas Gerais. Assim, em 1999, decidiu fugir da vida problemática que vivia no Brasil e, com 22 anos, começar uma nova fase em Paris, onde já morava sua mãe. Chegou na Europa com pouca estrutura, mas batalhou para se reinventar.
Alessandra, então, começou a aprender francês e a trabalhar com profissões fora do mundo gastronômico. Em 2008, aos 30 anos, resolveu se inscrever na escola culinária Jean Drouant. Fez estágios com os chefs William Ledeuil, do Ze Kitchen Galerie, e Adeline Gattard, do Yam’Tcha. Entretanto, seus grandes mentores são os premiados Alain Ducasse e Yannick Alléno.
Incentivada por amigos, acabou por cursar gastronomia e ingressou na área. Seu primeiro restaurante, o Tempero, fez sucesso imediato, com filas que dobravam o quarteirão. O burburinho chamou a atenção do lendário chef Alain Ducasse, que se apaixonou pela comida de Alessandra e a apadrinhou.
Hoje, portanto, ela está à frente do Tempero e do gastronômico Nosso, onde pratica uma cozinha de desperdício zero, muita técnica e com toques brasileiros.
Vista Ibirapuera
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 – 8o andar (cobertura do MAC USP) – Vila Mariana
Barracuda Hotel & Villas
Endereço: Rua Pedro Longo, 600 – Itacaré, Bahia
Fotos: Renata Araújo e divulgação
Julho de 2024
Visitar bibliotecas é um passeio indispensável no seu roteiro de viagem. Venha conferir o Top…
Com 33 hectares e uma área com mais de 250 mil metros quadrados, este resort…
Premiado diversas vezes como o melhor café da manhã do Rio, o Emporio Jardim abre…
Os novos espumantes da Salton, marca referência na bebida no Brasil, foram lançados em um…
Bogotá é uma cidade a ser observada por quem busca experiências gastronômicas excepcionais, já que…
Organizei um Happy Hour na minha casa para o Lançamento da You Must Dance no…