Segundo levantamento da universidade americana Johns Hopkins, já são mais de 3 milhões de casos de Covid-19 no mundo inteiro. No Brasil, estamos entrando no terceiro mês de isolamento social, com mais de 66 mil casos, e ainda sem perspectivas de quando tudo irá melhorar. Neste post, vamos te atualizar sobre como está a situação da quarentena na Europa e nos Estados Unidos. Aproveite também para ler sobre o futuro das viagens pós-pandemia e as novas medidas das cias aéreas!

+Onde comprar máscaras de tecido no Rio

A Quarentena nos Estados Unidos e países da Europa

Alemanha

O país tem o quinto maior número de casos de Covid-19 no mundo, mas registrou poucas mortes graças aos exames precoces e abrangentes. A Alemanha começou o processo de flexibilização gradual de medidas de restrição e isolamento social em 20 de abril e alguns estabelecimentos comerciais e escolas já retomaram parcialmente suas atividades. A partir de quarta-feira (29), o uso da máscara de proteção será obrigatória em todos os estabelecimentos comerciais em Berlim, uma medida já tomada pelas demais regiões do país. Até o momento, a máscara já era usada nos transportes públicos. O governo alemão deve examinar na quinta-feira (31) as próximas etapas da reabertura.

+Viaje em casa através da culinária de diversos países
+10 atrações em Berlim

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Quarentena na Europa - Berlim

Berlim

O relaxamento gradual das restrições no país determina que as regras de distanciamento social sejam mantidas até 3 de maio. A reabertura das escolas está prevista para acontecer a partir do dia 4, dando prioridade a estudantes do último ano. No entanto, creches e universidades continuarão fechadas. Além disso, os cabeleireiros também poderão reabrir nesta etapa. Grandes eventos culturais e esportivos, além de serviços religiosos, só deverão ser liberados em setembro.

Dinamarca

A Dinamarca foi o primeiro país da Europa a autorizar a volta às aulas após a quarentena. Os pequenos negócios, como salões de beleza e autoescolas também voltaram a funcionar. Igrejas ,cinemas e shoppings continuam fechados. Assim como em outros países, os grandes eventos e concentrações de pessoas permanecem vetados, e devem voltar somente em agosto.

+O melhor restaurante de Copenhagen

Espanha

No país que tem mais de 230 mil casos, a quarentena vai até o dia 9 de maio. As indústrias estão retornando à ativa, assim como as construtoras, mas só em locais distantes de áreas residenciais. Além disso, após cinco semanas em casa, as crianças estão podendo sair. Lojas de supérfluos, restaurantes e bares continuam fechados.

+O que fazer em 48 horas em Madri

Quarentena na Europa – Madrid

Estados Unidos

Os Estados Unidos se tornaram o país com mais casos e número de mortos pela Covid-19 nesta pandemia. Um terço de todos os diagnósticos confirmados do novo coronavírus estão no país. No entanto, alguns estados vêm retomando as atividades, mesmo com pedidos do presidente Donald Trump para que a reabertura ocorra de maneira gradual. Nesta semana, o governador de NYC, Andrew Cuomo, disse que o decreto de confinamento domiciliar provavelmente será prorrogado depois de 15 de maio em muitas partes do Estado.

+11 séries de TV passadas em NYC para você matar as saudades da Big Apple

Um clichê imperdível

A Califórnia ordenou em 19 de março o fechamento de todas as atividades consideradas não essenciais. Apenas serviços como, por exemplo, farmácias, mercados e bancos continuam abertos, mas as pessoas podem sair de casa para caminhar — desde que se mantenha distância de 1,82 metro de outros. A abertura de parques e praias é determinada pela autoridade de cada cidade. No entanto, nesta semana, as pessoas voltaram a frequentar as praias do sul, mesmo com as recomendações de quarentena ainda em andamento no país. Enquanto isso, em Miami Beach, as praias permanecem fechadas até junho. Entretanto, algumas praias da Flórida abriram com restrições.

Holanda

O governo orienta às pessoas a ficarem em casa ao máximo, mas os deixa livres para saírem e espairecer, com cuidado. Portanto, alguns bairros de Amsterdã não parecem viver em épocas de quarentena. Poucos usam máscaras porque o governo determinou que se todos usarem, faltará pra quem realmente precisa.  Escolas começam a reabrir aos poucos em maio. Lojas, feiras livres, consultórios, papelarias, padarias, tudo funciona, com limite de cliente por vez.  Museus, cinemas, bares e restaurantes ainda não tem data. Já os trens entre cidades acabaram de retomar rotas. Grandes eventos e campeonatos não podem até setembro.

França

Após seis semanas de confinamento, os parisienses estão cada vez mais nas ruas. Entretanto, um relaxamento da quarentena preocupa muito as autoridades. O país tem mais de 162 mil infectados com o novo coronavírus. Para que uma segunda onda de contágio seja evitada, é preciso cumprir ao pé da letra as regras de confinamento previstas até seu levantamento progressivo programado para 11 de maio. Para sair de casa é preciso justificar o motivo para as autoridades.

+14 hotéis de luxo em Paris

Quarentena na Europa - Paris

Paris

Itália

Já são cerca de 27 mil óbitos e quase 200 mil casos confirmados desde o início da pandemia. Certamente a Itália foi um dos países mais afetados com a covid-19. Foi programado um plano de três fases: no dia 14 de abril, lojas de roupas infantis, lavanderias e livrarias voltaram a funcionar em algumas regiões, com limite para atendimento de clientes. Além disso, também foram liberadas para operar as lojas de máquinas, serviços hidráulicos, empresas de jardinagem e paisagismo, fábricas de computadores e indústrias de papel e celulose.

A fase 2 será implementada a partir do dia 4 de maio, quando serão liberadas visitas aos familiares e reabertos parques para prática de esportes individuais, desde que respeitada a distância de dois metros.

+Dicas da Itália para enfrentar a quarentena do Coronavírus

Portugal

O país tem um dos melhores cenários europeus. São mais de 24 mil pessoas infectadas e o número de recuperados já supera o de mortos pela doença. O fim do estágio de emergência está previsto para terminar no dia 2 de maio, mas não significa o abrandamento das medidas de prevenção. Tudo indica que as primeiras medidas serão a abertura do pequeno comércio de bairro, cabeleireiros e barbearias no dia 4 de maio, volta às aulas para os alunos do 11º e do 12º anos no dia 18 de maio (os demais alunos mais novos não voltarão neste ano letivo, que termina em junho, regressando às aulas apenas em setembro), e abertura do grande comércio em junho.

+11 restaurantes imperdíveis em Lisboa

Quarentena na Europa - Lisboa

Certamente o Altis tem uma ótima localização!

A abertura da chamada “época balnear” em Portugal está prevista para o dia 1 de junho. O acesso às praias será controlado – algumas podem, inclusive, nem “abrir”. As praias que abrirem vão controlar o acesso, ou seja, a quantidade de gente será avaliada de acordo com a capacidade de cada uma. E será obrigatório manter a distância de segurança de pelo menos 2 metros quadrados entre as chamadas “zonas de sombreamento” (guarda-sóis, toldos etc). Além disso, os hotéis só devem reabrir em julho.

O Turismo de Portugal anunciou recentemente a criação do selo Clean & Safe, que será distribuído pelos estabelecimentos que sigam as normas de limpeza e segurança para a prevenção da disseminação da COVID-19

Reino Unido

Já são mais de 21 mil óbitos no Reino Unido desde que começou a pandemia. Segundo o primeiro-ministro Boris Johnson, que se recuperou da Covid-19, ainda é cedo para aliviar a quarentena, que está em vigor desde 23 de março. Para Johnson, quando estiver claro que a situação no país está sob controle, o governo dará início a uma segunda fase das medidas de distanciamento social.

Hyde Park – Quarentena na Europa

Suíça

No país, a epidemia de coronavírus perdeu força, e então, salões de cabeleireiros, lojas de material de construção, estúdios de tatuagens e consultórios médicos reabriram após seis semanas de fechamento. Além disso, salões de beleza e floriculturas também podem abrir, e pessoas de fora da família imediata podem participar de funerais. Os restaurantes e cafés da Suíça serão reabertos na próxima segunda-feira. Além disso, museus e livrarias também serão autorizados a abrir. O governo também permitirá que escolas primárias e secundárias retomem as aulas.

Por Duda Vétere, Renata Araújo e Malu Neves. Maio 2020.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.