Categorias: Brasil Gastronomia

A nova carta da Academia da Cachaça

Publicado por
Duda Vetere

A nova carta da Academia da Cachaça, que este ano completa 30 anos, priorizou as cachaças nacionais, com 15 estados sendo representados. Tive o prazer de participar de uma “aula” com a consultora Deise Novakoski na Academia da Cachaça, em um ambiente super agradável no Leblon.

Degustamos algumas cachaças que entraram para a nova carta, com as explicações de Deise e harmonizando com petiscos. A primeira mencionada foi a Tiquira Timbotiba, cachaça do Maranhão e primeira a ser registrada pelo Ministério da Agricultura. Feita com mandioca, vai bem com frutas como lima da pérsia e não combina com limão, o que pude comprovar na caipirinha que Deise nos deu para experimentar.

Em seguida, foi a vez da cachaça Volupia. Usada para frutas mais cítricas, esta cachaça não possui madeira e foi harmonizada com cubinhos de tapioca, uma delícia. A terceira foi a Velha Aroeira, de cor amarela bem clara e com toques de cacau no seu sabor e aroma, que é levemente adocicado. Como Deise disse, “sabe beijo de anjo? Imagino que seja assim”.

Degustamos também a cachaça São Miguel, com madeira envelhecida. No Rio, a chamamos de cerejeira; em Minas, umburana e no Nordeste, amburana. Feita em Quissamã, a cachaça deixa um toque quente e leve de canela na boca. E por ultimo, mas não menos importante, a Weber Haus – reserva especial, com uma garrafa super moderna. Já foi premiada várias vezes no Concours Mondial de Bruxelles e sua origem é do Rio Grande do Sul. Em sua composição, o carvalho e o bálsamo foram as madeiras utilizadas e seu aroma lembra folhas secas e especiarias. Ah, e para harmonizar, um delicioso docinho de canela.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Como a noite foi sobre cachaça, a sobremesa não podia ser diferente: pingadeiro! Um brigadeiro em copinho com cachaça, uma delícia que eu comeria todos os dias. Antes de ir embora, recebi mimos da Academia, como a nova carta de cachaças, com todas as explicações (amei!) e um chinelo da casa super fofo. Quem gosta de apreciar uma boa cachaça, não pode deixar de conferir a nova carta. Parabéns à Academia!

Por Duda Vétere

Fotos: Duda Vétere e Divulgação

Maio de 2015.

Leia mais:

Quadrifoglio, um clássico no Jardim Botânico

Puro, o novo restaurante do chef Pedro Siqueira

Epifania Oriental Contemporâneo no Leme

Massas artesanais Bendita

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

4 horas atrás

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas. Fomos conhecer o…

1 dia atrás

Boka: restaurante descolado em Ipanema

Recém inaugurado no coração do bairro, o Boka é um restaurante descolado em Ipanema, com…

3 dias atrás

19 guias brasileiros pelo mundo

A melhor escolha para conhecer um novo lugar é contratar um guia de turismo local…

4 dias atrás

Comediante Jerry Seinfeld em turnê nos Estados Unidos, Canadá e Austrália

Um dos mais importantes comediantes do mundo, Jerry Seinfeld está em turnê nos Estados Unidos,…

4 dias atrás

Da Brambini: clássico restaurante italiano no Leme

Da Brambini: um clássico com mais de 30 anos no Leme que soube manter a…

7 dias atrás