Categorias: VídeosYou Must See!

A estreia do novo filme de Vincent Cassel

Na coluna You Must See! desta semana, Guilherme Scarpa fala sobre a estreia do novo filme de Vincent Cassel. “Mais que Especiais” aborda a questão do autismo e chega aos cinemas. Além disso, de quebra, ele lista outras produções sobre inclusão imperdíveis.

+5 comédias imperdíveis

+Os indicados ao Globo de Ouro 2021

A estreia do novo filme de Vincent Cassel

Nesses tempos de intensa intolerância, cancelamentos, caça às bruxas e extremismos, é sempre um bálsamo quando um filme chega para combater todas essas questões com uma tacada só. Assim é “Mais que especiais”, o novo filme de Vincent Cassel, que leva a direção da dupla Olivier Nakache e Éric Toledano. A produção encerrou o Festival de Cannes em 2019, teve exibições no Festival Varilux e também no Festival de Cinema Judaico. Agora, entra em cartaz com distribuição da California Filmes. 

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

O novo filme de Vincent Cassel

O longa conta a história de dois amigos – detalhe: um é muçulmano (Reda Kateb) e o outro, judeu (Vincent Cassel) -, que dedicam suas vidas a ajudar casos dados como impossíveis de autismo. Sem um pingo de pieguismo, a abordagem do roteiro é extremamente delicada. Entretanto, ela põe em xeque a forma totalmente desumana com a qual diversas instituições lidam com as pessoas que têm autismo. 

O longa “Mais que Especiais” está em cartaz em salas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Recife, Florianópolis, Santos e Niterói.

+A representante brasileira no Festival de Berlim 2021

Então, ambientada em Paris, a trama faz um grande alerta contra o isolamento que, normalmente, é recomendado por médicos para casos de autismo em que a criança ou o adolescente apresenta comportamento violento ou tem imensa dificuldade de responder a estímulos de realidade. 

Portanto, esses pacientes, impossíveis de serem cuidados pelos pais, parentes e muitas vezes por instituições especializadas, vão parar no centro de tratamento comandado por Bruno. Por isso, o personagem de Vincent Cassel, passa a ser perseguido por autoridades.

Ele não tem uma clínica oficializada, entretanto, é lá que verdadeiros milagres acontecem. Com boa vontade, amor, paciência e sem julgamentos, um mundo melhor se constrói na tela, inspira e you must see! 

+Os motivos do sucesso de “Bridgerton”

Sendo assim, listo aqui outros quatro filmes sobre inclusão imperdíveis. Eles tratam também sem pieguice, com leveza e humanidade, outras questões. 

Filmes sobre inclusão

Colegas (Netflix)

O assunto aqui é a Síndrome de Down. Então, com bastante humor e graça, Marcelo Galvão conduz a direção do longa estrelado por Breno Viola, que também é exímio judoca. Melhor Filme no Festival de Gramado de 2012, a produção inspirada em road movies como “Thelma e Louise” e “Pequena Miss Sunshine” narra a fuga de três amigos do instituto para pessoas com Síndrome de Down em que vivem. Então, eles roubam o carro do jardineiro, vivido por Lima Duarte, e partem para a estrada, causando, assim, as maiores confusões. Pura magia.

O judoca Breno Viola é, então, o protagonista do road movie “Colegas”

Mentes que Brilham (Amazon Prime/ MGM Channel)

Revi dias atrás o primeiro longa dirigido por Jodie Foster, de 1991, mesmo ano em que a atriz estrelou o premiado “O Silêncio dos Inocentes”. Na trama, ela interpreta a mãe de um menino superdotado, considerado genial aos 7 anos. Um pouco desajeitada, mas muito amorosa, a personagem trata o menino de forma convencional, às vezes ignorando o motivo que faz dele muito especial. No entanto, com a dificuldade do filho em fazer amigos, ela aceita enviá-lo para uma experiência com outras crianças e adolescentes com intelecto bem mais desenvolvido que o nosso. Extremamente tocante, leve, para refletir. 

“Mentes que Brilham” conta a história de menino com inteligência acima da média

+O fim da série “Mundo Sombrio de Sabrina”

Uma Lição de Amor (Globoplay)

 Todo embalado por versões de músicas dos Beatles – eu tenho o CD até hoje -, o longa estrelado por Sean Penn conta a história de um homem que tem deficiência intelectual. Ele é pai da menina Lucy, de 7 anos, e passa a ser confrontado por uma assistente social, papel de Michelle Pfeiffer, que o considera incapaz de cuidar dela. Então, a partir daí, muitos lenços de papel são recomendados para auxiliar na projeção, que cai, sim, no melodrama, nesta abordagem da diretora Jessie Nelson. 

Sean Penn vive um homem com deficiência intelectual em “Uma Lição de Amor”

Extraordinário (Telecine)

Auggie (Jacob Tremblay) é um garoto que nasceu com uma deformidade facial e precisou passar por 27 cirurgias plásticas. Por fim, aos 10 anos, ele começa a frequentar uma escola tradicional e conviver com crianças da sua idade. Sendo assim, enfrenta bullying e desprezo dos colegas em função de sua timidez e aparência. Essa batalha, que tira o sono de seus pais, os ótimos Owen Wilson e Julia Roberts, começa a mudar graças ao carisma, inteligência e doçura do menino, que passa por uma grande transformação, agora interna. Sem dúvida, é lindo demais o filme dirigido por Stephen Chbosky.

Cena do filme “Extraordinário”, com Julia Robert

+10 filmes imperdíveis do Disney Plus

Texto por Guilherme Scarpa. Fevereiro 2021.

Fotos por Carole Bethuel e reprodução.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Guilherme Scarpa

Posts recentes

Filmes e musicais para celebrar os 80 anos de Roberto Carlos

Na coluna You Must See! desta semana, Guilherme Scarpa fala sobre filmes e musicais para…

7 horas atrás

Reabertura da Tailândia: novas medidas para turistas

A reabertura da Tailândia aconteceu em dezembro de 2020. Mas agora o país tem novas…

1 dia atrás

Dia Mundial do Café: 10 doces e bebidas para aproveitar a data

Dia Mundial do Café: 10 doces e bebidas para aproveitar a data. Neste 14 de…

2 dias atrás

Delivery de hambúrguer no Rio: descubra os melhores

Delivery de hambúrguer no Rio: descubra os melhores. Opções para todos os gostos!

3 dias atrás

Baguete francesa pode virar Patrimônio da Unesco

A Baguete francesa é candidata para se tornar Patrimômio Cultural Imaterial pela Unesco. O item…

4 dias atrás

9 Deliveries imperdíveis em São Paulo

Deliveries imperdíveis em São Paulo para você não deixar de pedir. Lista feita pela digital…

5 dias atrás