7 sugestões do que fazer em Bruxelas | Dicas da Bélgica

Publicado por
Duda Vetere

Bruxelas é uma cidade charmosa e cheia de história para contar. Em seu território estão 70 museus. Ela é a capital da União Europeia, sede da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e uma das cidades com melhor qualidade de vida do mundo. Reserve no seu roteiro pelo menos três dias e aproveite as nossas 7 sugestões do que fazer em Bruxelas.

Reserve o seu hotel AQUI com a gente.

7 sugestões do que fazer em Bruxelas

1) Comece pela Grand Place

É na Grand Place que Bruxelas pulsa. Ela é uma praça retangular rodeada por belos prédios dos séculos XIV a XVII, que contam a história da cidade. É la que fica a Prefeitura ( Hotel de Ville) e o Museu da Cidade de Bruxelas. A Grand Place é o principal cartão postal da cidade e considerada um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1998. A cada dois anos, no mês de agosto, é montado um tapete com 1800m², todo feito com flores. Esta tradição vem desde 1971 para celebrar a Assunção de Maria.

6 cidades românticas na Europa

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Grand Place, uma das sugestões do que fazer em Bruxelas

A Grand Place é a parte mais central de Bruxelas. Nesta região também estão outros pontos conhecidos como, por exemplo, as estátuas que “urinam”. O Manneken Pis é uma estátua de apenas 30 cm de um menino “urinando”. Por tradição, uma vez por semana ele é vestido com trajes típicos de várias partes do mundo. Essas roupas, mais de 400 atualmente, ficam expostas no Museu da Prefeitura. Além disso, há também a menina que urina (Jeanneke Pis), que fica na Impasse de la Fidélité, e o Zinneke Pis, o cão que urina. Este fica no cruzamento da Rue Saint-Christophe com a Rue des Chartreux.

5 novos musicais em Londres

Estátua do cachorro urinando

2) Comer o chocolate Belga

Junto com a cerveja, o chocolate é uma paixão nacional! Por ano, estima-se que cada cidadão belga consuma 8Kg de chocolate. A Bélgica concorre com a Suíça pelo posto de melhor chocolate do mundo e quem ganha com essa disputa somos nós, chocólatras.

Top 5 passeios em Budapeste

Doces e chocolates de todos os tipos

A Rue de l´Etuve é praticamente uma rua dedicada ao chocolate. Ela fica próxima à estátua Menneken Pis e lá estão diversas marcas como por exemplo Godiva, Leonidas e Nehauaus.

Para os fãs de chocolate, uma das sugestões do que fazer em Bruxelas!

Se você procura pelo melhor chocolate belga, vá a uma das oito lojas Pierre Macolini que existem em Bruxelas. As lojas são sofisticadas, lembrando joalherias, e o sabor do chocolate é inigualável.

Roteiro de três dias em Londres

Luxuosa loja de chocolate

Um programa imperdível é a visita ao Museu do Chocolate (€6). Lá, além de entender o processo de fabricação, o visitante conhece a história do chocolate e o porquê do chocolate belga ser tão diferenciado.

3) Conhecer o Distrito de Laeken

O Distrito de Laeken é famoso por ser a residência oficial da família Real da Bélgica, a Casa Real Belga. As construções neo-góticas da Igreja Notre Dame de Laeken e o Monumento ao Rei Leopoldo são perfeitamente equilibrados com a Torre Japonesa e as Estufas Reais. Esta última, é uma área de 14 mil m² com 20 jardins e só fica aberta ao público por duas ou três semanas entre abril e maio.

Como andar de metrô em Londres

Igreja Notre Dame, sugestões do que fazer em Bruxelas
Detalhes da igreja

Em Laeken também está o Parque Mini-Europa, um dos principais parques de miniatura da Europa. Ele fica em uma área de mais de 24 mil m², com a representação de 310 atrações turísticas de 82 cidades europeias.

Em frente o Mini- Europa está o Atomium, uma construção de 103 metros de altura que representa um cristal de Ferro. O prédio de arquitetura magnífica foi feito para a Expo 58, a primeira grande exposição após o fim da Segunda Guerra Mundial. De dentro do Atomium é possível ter uma vista panorâmica da região.

Como chegar à Disneyland Paris

Atomium, uma das sugestões do que fazer em Bruxelas
Linda escultura

4) Mergulhar no universo das Histórias em Quadrinhos.

Bruxelas é a capital europeia da chamada Nona Arte. Por lá foram criadas as histórias de Tintim, Lucky Luke, Smurfs e muitos outros. O Centro Belga de Histórias em Quadrinhos (Centre Belge de la Bonde Dessinnée) conta a história de alguns artistas mais importantes do país, como Pierre Culliford, criador dos Smurfs.

Roteiro de 1 dia em Verona

Outro museu dedicado à arte dos quadrinhos é o MOOF (Museum of Original Figures). Ele mostra ao visitante mais de 1000 esculturas de personagens das HQ belgas, como por exemplo, Axtérix e Obélix. O MOOF fica dentro da Galeria Horta, onde em frente fica a estátua de 5m de altura dos Smurfs.

A Comic Strip Trail, nos arredores da Grande Place, é uma região com mais de 50 murais de rua que recriam passagens das famosas Histórias em Quadrinhos e seus personagens.

5) Experimentar a Cerveja Belga

Cerveja na Bélgica é um assunto sério! Atualmente existem 100 cervejarias que produzem 450 tipos diferentes de cervejas, num total de 1200 marcas. No passado, o país chegou a ter mais de 3000 cervejarias. Essa tradição cervejeira o levou à fama mundial quando o assunto é a bebida.

Cerveja e embutidos

As cervejas mais famosas têm seus nomes associados a mosteiros ou abadias. Entre elas estão a Orval, Westmalle e Chimay. Também produzida com a supervisão de um monge trapista, a belga Westvleteren é considerada a melhor cerveja do mundo. Lugares para provar a iguaria não faltam. Uma boa opção é o Delirium Café, um dos lugares mais famosos para se beber cerveja em Bruxelas. Ele fica em um beco próximo à Rue des Bouchers e está no Guinness Book com a maior variedade de cervejas. No cardápio estão 3000 opções: o paraíso dos amantes da cerveja.

Variedade de cervejas

Nos arredores da Grand Place fica o Museu da Cerveja. O prédio era uma antiga cervejaria artesanal do século XVIII. Lá, o visitante conhece o processo de produção da bebida, bem como os ingredientes usados, com direito à degustação de uma cerveja tipicamente belga.

6) Descubra os sabores de Bruxelas

Nem só de chocolate e cerveja vive a Bélgica. Uma visita à área conhecida como “Quartier du Marché aux Poisson” é uma verdadeira incursão à gastronomia belga. É lá que fica a Bolsa de Valores de Bruxelas e o antigo Mercado de Peixe. O mercado não existe mais, mas ficaram muitas peixarias e restaurantes especializados em frutos do mar, com destaque para os mariscos (moules). O ponto de encontro é o “La Mer Du Nord”, uma peixaria/restaurante com opções sempre frescas.

Bairro Marché au Poissons

As agradáveis ruas próximas à Place Saint Catherine, no Bourse, oferecem charmosos cafés. Aproveite para experimentar os tradicionais waffles belgas, com as mais variadas opções de coberturas.

Cafés em ruas charmosas
O charme dos edifícios

Se procura por um restaurante estrelado, o Comme Chez Soi está apenas a 1,3km da Place Saint Catherine. Ele é um dos melhores de Bruxelas e tem duas Estrelas Michelin.

Outros dois carros-chefes da gastronomia belga são as batatas fritas e as omeletes. Na região da Place du Grand Sablon você pode prová-las no Lola, Chez Léon ou no L´Entrée des Artistes, que tem uma das melhores batatas fritas de Bruxelas.

Fachada do Lola
Um clássico: Steak Tartar e fritas

7) Conhecer o Bairro Europeu de Bruxelas

A cidade de Bruxelas é de extrema importância para a Europa: ela é a capital da União Europeia (UE). É no Quartier Européen que fica a sede da Comissão Europeia, no edifício Berlaymont. Ele é um prédio em formato de cruz com 14 andares, projetado pelo arquiteto Lucien Vestel na década de 1960. É lá que ficam o gabinete do presidente e os gabinetes dos 28 comissários que formam a UE.

Edifício Berlaymont

Para conhecê-lo, é preciso agendar a visita com 10 semanas de antecedência pelo menos. As visitas guiadas são gratuitas e é possível escolher qualquer uma das línguas oficiais dos países que fazem parte da UE.

Prédio da UE

O Berlaymont e os demais edifícios formam um complexo político-econômico de 240 mil m². É lá que são tomadas as decisões mais importantes para a Europa. Eles são rodeados pelo Parque de Bruxelas, o Palácio do Cinquentenário e o Parque Leopoldo, três grandes atrações turísticas de Bruxelas. Durante a semana a região é bem movimentada e as visitas ao Berlaymont não podem ser feitas aos sábados, domingos e feriados.

Um verdadeiro complexo uma das sugestões do que fazer em Bruxelas

E para quem estiver em Bruxelas, também vale a pena conhecer Bruges, que fica apenas a uma hora de trem.

Bruges

Onde ficar

  • Sofitel Le Louise – Uma excelente opção de hospedagem, muito bem localizado e considerado um dos melhores da cidade. O hotel 5 estrelas projetado pelo arquiteto francês Antoine Pinto fica na movimentada região da Avenue Louise. Uma área com ótimos restaurantes, lojas de luxo e antiquários. Leia aqui a nossa experiência completa.
Entrada do hotel

Estas foram as nossas sugestões do que fazer em Bruxelas! Seja por seus museus ou por sua gastronomia, passar alguns dias na cidade é sempre muito agradável e enriquecedor. E a boa notícia é que está pertinho de Paris e Amsterdã 🙂

A jornalista Renata Araújo viajou assegurada pela GTA Seguros e  com o chip da Easysim4u.

Por Renata Araujo e Mariane Serra, do @viajar.eh.food

Fotos: Renata Araujo

Abril de 2018


Leia mais:

Belmond Cataratas ganha 5 estrelas no Guia de Viagens Forbes

Como tirar o passaporte de urgência e emergência

Saiba tudo sobre a vacina da febre amarela antes de viajar

Como acumular pontos com o novo Clube Multiplus

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Tour pela destilaria da Jack Daniel’s perto de Nashville, no Tennessee

Com a mesma produção artesanal desde 1876, o uísque Jack Daniel’s é suavizado gota a…

13 horas atrás

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace. No dia 20…

1 dia atrás

Os preferidos da chef Ariani Malouf, do Mahalo e Mahá, em São Paulo

À frente do Mahalo Mistura Criativa, em Cuiabá, e do Mahá Cozinha Criativa, em São…

2 dias atrás

Grand Ole Opry: mais famosa casa de shows de música country em Nashville

Você sabia que a música country nasceu em Nashville, capital do Tennessee?

3 dias atrás

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta. Reunimos um time fera de jurados,…

6 dias atrás

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP.

7 dias atrás