7 sugestões do que fazer em Bruxelas | Dicas da Bélgica

Bruxelas é uma cidade charmosa e cheia de história para contar. Em seu território estão 70 museus. Ela é a capital da União Europeia, sede da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e uma das cidades com melhor qualidade de vida do mundo. Reserve no seu roteiro pelo menos três dias e aproveite as nossas 7 sugestões do que fazer em Bruxelas.

Reserve o seu hotel AQUI com a gente.

Bruxelas, uma das melhores cidades para se viver

7 sugestões do que fazer em Bruxelas

1) Comece pela Grand Place

É na Grand Place que Bruxelas pulsa. Ela é uma praça retangular rodeada por belos prédios dos séculos XIV a XVII, que contam a história da cidade. É la que fica a Prefeitura ( Hotel de Ville) e o Museu da Cidade de Bruxelas. A Grand Place é o principal cartão postal da cidade e considerada um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1998. A cada dois anos, no mês de agosto, é montado um tapete com 1800m², todo feito com flores. Esta tradição vem desde 1971 para celebrar a Assunção de Maria.

6 cidades românticas na Europa

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Grand Place, uma das sugestões do que fazer em Bruxelas

A Grand Place é a parte mais central de Bruxelas. Nesta região também estão outros pontos conhecidos como, por exemplo, as estátuas que “urinam”. O Manneken Pis é uma estátua de apenas 30 cm de um menino “urinando”. Por tradição, uma vez por semana ele é vestido com trajes típicos de várias partes do mundo. Essas roupas, mais de 400 atualmente, ficam expostas no Museu da Prefeitura. Além disso, há também a menina que urina (Jeanneke Pis), que fica na Impasse de la Fidélité, e o Zinneke Pis, o cão que urina. Este fica no cruzamento da Rue Saint-Christophe com a Rue des Chartreux.

5 novos musicais em Londres

Estátua do cachorro urinando

2) Comer o chocolate Belga

Junto com a cerveja, o chocolate é uma paixão nacional! Por ano, estima-se que cada cidadão belga consuma 8Kg de chocolate. A Bélgica concorre com a Suíça pelo posto de melhor chocolate do mundo e quem ganha com essa disputa somos nós, chocólatras.

Top 5 passeios em Budapeste

Doces e chocolates de todos os tipos

A Rue de l´Etuve é praticamente uma rua dedicada ao chocolate. Ela fica próxima à estátua Menneken Pis e lá estão diversas marcas como por exemplo Godiva, Leonidas e Nehauaus.

Para os fãs de chocolate, uma das sugestões do que fazer em Bruxelas!

Se você procura pelo melhor chocolate belga, vá a uma das oito lojas Pierre Macolini que existem em Bruxelas. As lojas são sofisticadas, lembrando joalherias, e o sabor do chocolate é inigualável.

Roteiro de três dias em Londres

Luxuosa loja de chocolate

Um programa imperdível é a visita ao Museu do Chocolate (€6). Lá, além de entender o processo de fabricação, o visitante conhece a história do chocolate e o porquê do chocolate belga ser tão diferenciado.

3) Conhecer o Distrito de Laeken

O Distrito de Laeken é famoso por ser a residência oficial da família Real da Bélgica, a Casa Real Belga. As construções neo-góticas da Igreja Notre Dame de Laeken e o Monumento ao Rei Leopoldo são perfeitamente equilibrados com a Torre Japonesa e as Estufas Reais. Esta última, é uma área de 14 mil m² com 20 jardins e só fica aberta ao público por duas ou três semanas entre abril e maio.

Como andar de metrô em Londres

Igreja Notre Dame, sugestões do que fazer em Bruxelas

Detalhes da igreja

Em Laeken também está o Parque Mini-Europa, um dos principais parques de miniatura da Europa. Ele fica em uma área de mais de 24 mil m², com a representação de 310 atrações turísticas de 82 cidades europeias.

Em frente o Mini- Europa está o Atomium, uma construção de 103 metros de altura que representa um cristal de Ferro. O prédio de arquitetura magnífica foi feito para a Expo 58, a primeira grande exposição após o fim da Segunda Guerra Mundial. De dentro do Atomium é possível ter uma vista panorâmica da região.

Como chegar à Disneyland Paris

Atomium, uma das sugestões do que fazer em Bruxelas

Linda escultura

4) Mergulhar no universo das Histórias em Quadrinhos.

Bruxelas é a capital europeia da chamada Nona Arte. Por lá foram criadas as histórias de Tintim, Lucky Luke, Smurfs e muitos outros. O Centro Belga de Histórias em Quadrinhos (Centre Belge de la Bonde Dessinnée) conta a história de alguns artistas mais importantes do país, como Pierre Culliford, criador dos Smurfs.

Roteiro de 1 dia em Verona

Outro museu dedicado à arte dos quadrinhos é o MOOF (Museum of Original Figures). Ele mostra ao visitante mais de 1000 esculturas de personagens das HQ belgas, como por exemplo, Axtérix e Obélix. O MOOF fica dentro da Galeria Horta, onde em frente fica a estátua de 5m de altura dos Smurfs.

A Comic Strip Trail, nos arredores da Grande Place, é uma região com mais de 50 murais de rua que recriam passagens das famosas Histórias em Quadrinhos e seus personagens.

5) Experimentar a Cerveja Belga

Cerveja na Bélgica é um assunto sério! Atualmente existem 100 cervejarias que produzem 450 tipos diferentes de cervejas, num total de 1200 marcas. No passado, o país chegou a ter mais de 3000 cervejarias. Essa tradição cervejeira o levou à fama mundial quando o assunto é a bebida.

Cerveja e embutidos

As cervejas mais famosas têm seus nomes associados a mosteiros ou abadias. Entre elas estão a Orval, Westmalle e Chimay. Também produzida com a supervisão de um monge trapista, a belga Westvleteren é considerada a melhor cerveja do mundo. Lugares para provar a iguaria não faltam. Uma boa opção é o Delirium Café, um dos lugares mais famosos para se beber cerveja em Bruxelas. Ele fica em um beco próximo à Rue des Bouchers e está no Guinness Book com a maior variedade de cervejas. No cardápio estão 3000 opções: o paraíso dos amantes da cerveja.

Variedade de cervejas

Nos arredores da Grand Place fica o Museu da Cerveja. O prédio era uma antiga cervejaria artesanal do século XVIII. Lá, o visitante conhece o processo de produção da bebida, bem como os ingredientes usados, com direito à degustação de uma cerveja tipicamente belga.

6) Descubra os sabores de Bruxelas

Nem só de chocolate e cerveja vive a Bélgica. Uma visita à área conhecida como “Quartier du Marché aux Poisson” é uma verdadeira incursão à gastronomia belga. É lá que fica a Bolsa de Valores de Bruxelas e o antigo Mercado de Peixe. O mercado não existe mais, mas ficaram muitas peixarias e restaurantes especializados em frutos do mar, com destaque para os mariscos (moules). O ponto de encontro é o “La Mer Du Nord”, uma peixaria/restaurante com opções sempre frescas.

Bairro Marché au Poissons

As agradáveis ruas próximas à Place Saint Catherine, no Bourse, oferecem charmosos cafés. Aproveite para experimentar os tradicionais waffles belgas, com as mais variadas opções de coberturas.

Cafés em ruas charmosas

O charme dos edifícios

Se procura por um restaurante estrelado, o Comme Chez Soi está apenas a 1,3km da Place Saint Catherine. Ele é um dos melhores de Bruxelas e tem duas Estrelas Michelin.

Outros dois carros-chefes da gastronomia belga são as batatas fritas e as omeletes. Na região da Place du Grand Sablon você pode prová-las no Lola, Chez Léon ou no L´Entrée des Artistes, que tem uma das melhores batatas fritas de Bruxelas.

Fachada do Lola

Um clássico: Steak Tartar e fritas

7) Conhecer o Bairro Europeu de Bruxelas

A cidade de Bruxelas é de extrema importância para a Europa: ela é a capital da União Europeia (UE). É no Quartier Européen que fica a sede da Comissão Europeia, no edifício Berlaymont. Ele é um prédio em formato de cruz com 14 andares, projetado pelo arquiteto Lucien Vestel na década de 1960. É lá que ficam o gabinete do presidente e os gabinetes dos 28 comissários que formam a UE.

Edifício Berlaymont

Para conhecê-lo, é preciso agendar a visita com 10 semanas de antecedência pelo menos. As visitas guiadas são gratuitas e é possível escolher qualquer uma das línguas oficiais dos países que fazem parte da UE.

Prédio da UE

O Berlaymont e os demais edifícios formam um complexo político-econômico de 240 mil m². É lá que são tomadas as decisões mais importantes para a Europa. Eles são rodeados pelo Parque de Bruxelas, o Palácio do Cinquentenário e o Parque Leopoldo, três grandes atrações turísticas de Bruxelas. Durante a semana a região é bem movimentada e as visitas ao Berlaymont não podem ser feitas aos sábados, domingos e feriados.

Um verdadeiro complexo uma das sugestões do que fazer em Bruxelas

E para quem estiver em Bruxelas, também vale a pena conhecer Bruges, que fica apenas a uma hora de trem.

Bruges

Onde ficar

  • Sofitel Le Louise – Uma excelente opção de hospedagem, muito bem localizado e considerado um dos melhores da cidade. O hotel 5 estrelas projetado pelo arquiteto francês Antoine Pinto fica na movimentada região da Avenue Louise. Uma área com ótimos restaurantes, lojas de luxo e antiquários. Leia aqui a nossa experiência completa.

Entrada do hotel

Estas foram as nossas sugestões do que fazer em Bruxelas! Seja por seus museus ou por sua gastronomia, passar alguns dias na cidade é sempre muito agradável e enriquecedor. E a boa notícia é que está pertinho de Paris e Amsterdã 🙂

A jornalista Renata Araújo viajou assegurada pela GTA Seguros e  com o chip da Easysim4u.

Por Renata Araujo e Mariane Serra, do @viajar.eh.food

Fotos: Renata Araujo

Abril de 2018


Leia mais:

Belmond Cataratas ganha 5 estrelas no Guia de Viagens Forbes

Como tirar o passaporte de urgência e emergência

Saiba tudo sobre a vacina da febre amarela antes de viajar

Como acumular pontos com o novo Clube Multiplus

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Sobremesas para o Dia do Sorvete no Rio

Sobremesas para o Dia do Sorvete no Rio. A primavera começou, o calor vem se…

11 horas atrás

Sugestões deliciosas para o Dia da Banana

Sugestões deliciosas para o Dia da Banana. Seja na sobremesa ou prato principal, a fruta…

1 dia atrás

Como decorar pratos e bebidas com flores

Como decorar pratos e bebidas com flores. A estação mais florida do ano traz, além…

1 dia atrás

A Casa do Porco na Lanchonete da Cidade, em São Paulo

Uma parceria deliciosa: A Casa do Porco na Lanchonete da Cidade, em São Paulo. O…

2 dias atrás

Brasileiros nos Estados Unidos: restrições suspensas a partir de novembro

Brasileiros nos Estados Unidos: restrições suspensas a partir de novembro. Adultos estrangeiros que estiverem imunizados…

3 dias atrás

Festival gastronômico em Cabo Frio

Festival gastronômico em Cabo Frio: ''Uma viagem pelo mundo". Até o dia 3 de outubro,…

3 dias atrás