Rio de Janeiro

13 restaurantes no Jardim Botânico que você precisa conhecer!

Publicado por
Duda Vetere

O Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, certamente é um dos pólos gastronômicos mais importantes da cidade. É fácil andar pelas ruas do bairro e esbarrar em algum lugar de renome para almoçar, jantar ou apenas tomar um bom vinho ou drinque. Portanto, o You Must Go selecionou 13 restaurantes no Jardim Botânico que você precisa conhecer! Eles vão desde comida vegana até pizza, passando por novidades, como, cozinha de autor e frutos do mar. Depois conta pra gente quais prefere? Aproveite para ler também:

Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço e nos ajude a monetizar o site! 😉 Se tiver alguma dúvida sobre roteiro de viagens, reservas de restaurantes no RJ, em SP ou fora do Brasil, é só mandar um email para contato@youmustgo.com.br

Restaurantes no Jardim Botânico

Arataca

Aberto desde 1955 em Copacabana, o restaurante de comida típica do Pará, ganhou em 2020 uma filial em uma charmosa casa no Jardim Botânico. São 40 lugares no salão e oito na calçada. Enquanto isso, o cardápio oferece diversos destaques, como, por exemplo a casquinha de caranguejo. Entre os principais, vatapá, moqueca de lagosta e ainda, feijoada. Além disso, a casa conta também com um empório de produtos paraenses.

Entrada Arataca

End.: R. Lopes Quintas, 147 – Jardim Botânico

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Casa 201

A nova casa no Jardim Botânico do chef João Paulo Frankenfeld, com ambiente intimista, te leva a uma experiência gastronômica. Com menu degustação com técnicas de cozinha francesa e toque autoral, criativo e afetivo, de oito etapas, é aberto apenas para o jantar. Aliás, o restaurante conta com apenas 20 lugares, portanto, é preciso fazer reserva!

End: Rua Lopes Quintas, 201

Renata Araújo e o chef João Paulo Frankenfeld
Ótimo menu degustação no Jardim Botânico

Ella Pizzaria

A casa do chef Pedro Siqueira e do padeiro Marcos Cerutti, certamente se tornou um point no JB! As pizzas tem massa de fermentação natural, com foco na maturação e receita exclusiva, leve e saudável de base fina e borda alta. No cardápio, sabores originais como, por exemplo: a Polpa, que leva creme azedo, polvo crocante, pancetta defumada, vinagrete de biquinho e rúcula selvagem. Além disso, a carta de drinques é assinada pelo premiado mixologista Alex Mesquita.

Endereço: Rua Pacheco Leão, 102 – Jardim Botânico

Chef Pedro Siqueira
Verdi – pesto da casa, fiore di latte, castanha brasileira laminada

Elena

Em uma das casas mais antigas do Horto, o charmoso bar e restaurante Elena tem clima descontraído, em cinco ambientes distintos divididos em dois andares. O diretor de arte Batman Zavareze instalou projeções na parede, o que deixa o ambiente ainda mais animado! Uma belíssima escada de metal leva ao terraço, o banheiro é certamente o mais original e sexy que você já viu! Sobre o menu asiático, assinado pelo experiente chef Itamar Araújo, destaque positivo para o carpaccio de wagyu com chips de alho, molho de gengibre, cebolinha e crocante de arroz.

Endereço: Rua Pacheco Leão, 758 – Jardim Botânico

Ambiente do Elena
Renata Araújo e o chef Itamar Araújo

Escama

O restaurante de frutos do mar é seguramente um dos melhores do Rio! Com produtos frescos e toque francês, conta com duas cozinhas. Enquanto a fria fica primeiro andar, a quente e aberta está no segundo piso. Além disso, há uma churrasqueira de onde saem por exemplo, os assados na brasa. Finalmente, o cardápio apresenta o famoso Elenco Escama, nele você escolhe as diversas opções de pescado.

Endereço: R. Visc. de Carandaí, 5 – Jardim Botânico

Frutos do mar certamente fresquíssimos no Escama
Arroz de bacalhau

Grado – restaurantes no Jardim Botânico

O excelente italiano fica em um casa super charmosa de dois andares, com direito à cozinha aberta, varanda e jardim de inverno. Portanto, sob o comando do chef Nello Garaventa, o menu oferece uma experiência com couvert, entrada, prato principal e sobremesa por um preço fixo (R$184). São diversas opções para cada etapa, com algumas sugestões do chef. Aposte na berinjela à parmegiana e no tartar de carne. Além disso, atenção ao clássico agnolotti de javalli cacio e pepe. Finalmente, para a sobremesa, crostata rústica de maça assada no forno à lenha e cheesecake queimada, certamente divina!

Endereço: R. Visc. de Carandaí, 31 – Jardim Botânico

Gnocchi com ragu de peito de boi e Amatricciana

Jojo

Sob o comando da chef Joana Carvalho, um bistrô carioca inspirado nos bistrôs franceses, em um ambiente simpático e descontraído, com mesinhas na calçada. No cardápio, cada dia um prato de arroz diferente: camarão, bacalhau, vegetariano…  Além disso, há antipastos deliciosos, bruschettas e saladas, o Jojo oferece ainda chás e sucos, e, é claro, de uma ótima carta de vinhos. A chef Jojo vive viajando e fazendo cursos de culinária fora do Brasil, se reiventando e aprendendo bastante. Ela também é dona do simpático Proa, de frutos do mar, na Gávea.

Chef Joana Carvalho
Ambiente do Jojo Café

Katz-Sū

O novo asiático do Jardim Botânico com uma pegada diferente. O chef Bruno Katz abriu um restaurante com clima descontraído e mistura a culinária brasileira, japonesa, coreana e tailandesa. Além disso, a carta de drinques é assinada pelo Daniel Estevan, premiado mixologista. Provamos deliciosas entradas como, por exemplo, o Ceviche Pan Thai e o Atum do Koma e claro, ótimos pratos principais super diferentes e chamativos. Com certeza vale a experiência de ir no Katz-Sū.

End: Rua Von Martius, 325

Renata no Katz-Sū
Ceviche Pan Thai

Malta

O restaurante que finalmente vai celebrar 6 anos de abertura, fica localizado em uma casa de dois andares no Jardim Botânico. Vencedor de diversos prêmios, inclusive o de melhor restaurante de carnes pela Veja Rio Comer & Beber, conta com cortes assados na brasa, de excelente qualidade, preparados pela chef Aline Cury. Além disso, são diversas opções de entradas e petiscos como, por exemplo, steak tartare, croquete de costela e ainda, fraldinha à milanesa. Portanto, um deleite para os carnívoros e que até hoje tem longa fila de espera na porta.

End.: R. Saturnino de Brito, 84 – Jardim Botânico

Renata Araújo no Malta
Há também excelentes sobremesas no Malta

Prana Vegetariano

O tradicional Prana Vegetariano do Cosme Velho tem filial no JB.  A casa reúne no cardápio: sabor, saúde e criatividade em pratos executivos gourmets, como, por exemplo, o falafel com chutney de manga, arroz basmati com lentilha, curry, cebola frita e sunomono. Há também o bolinho de palmito com chutney de manga, para quem preferir. Destaque também para os sucos naturais, o famoso smoothie de Juçai, morango e banana. Finalmente, para sobremesa, o bolinho de cacau recheado com brigadeiro de castanha de caju que certamente é ótima pedida!

Endereço: R. Lopes Quintas, 37 – Jardim Botânico

Falafel, arroz basmati, curry, lentilha com cebola caramelada e sunomono

Quinta da Henriqueta

Já ouviu falar em culinária açoriana? É o que o chef Carlos Gleyson nos apresenta na Quinta da Henriqueta, um autêntico restaurante português no Jardim Botânico. Localizada em um charmoso casarão, a casa apresenta a gastronomia dos Açores, que é rica em sabores e autenticidade, mas pouco conhecida pelos cariocas. Super amplo, o cardápio tem diversos pratos fartos, com inúmeras opções para dividir. O restaurante tem dois andares e preza pelos elementos em madeira e texturas, para proporcionar uma sensação de acolhimento e intimismo aos clientes.

Endereço: Rua Lopes Quintas, 165 – Jardim Botânico

Renata Araújo e o chef Carlos Gleyson
Renata Araújo experimentou a culinária portuguesa
Ambiente interno do restaurante

Nutre Restô

Com comida saudável e sabor caseiro, o Nutre Restô tem ambiente agradável e abre apenas para almoço. Além disso, a casa serve todos os dias uma receita vegetariana com o preço fixo e direito a escolher uma proteína. Algumas opções são, por exemplo: frango com ameixa, sobrecoxa de frango ao molho de laranja, guizado de carne com batatas, e almôndegas de soja. Além disso, para acompanhar, abobrinha ou quiabo na chapa, souflé de espinafre e caponata de berinjela. Por fim, a casa também oferece sucos frescos em garrafinhas especiais e sobremesas feitas por fornecedores do próprio bairro.

Endereço: R. Jardim Botânico 635 loja 101 – Jardim Botânico

Ambiente do Nutre

Portanto, esta foi a nossa lista de 11 restaurantes no Jardim Botânico! Agora, você sabe ainda mais onde comer no Rio. Conhece mais algum? Conta para a gente nos comentários!

Por Duda Vétere e Renata Araújo

Fotos: Duda Vétere, Tomás Rangel, Leo Martins e Divulgação.

Outubro de 2017 (atualizado em Agosto de 2023).

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Magnólia, novo bar em Ipanema resgata a boemia carioca

Na esquina das ruas Redentor e Garcia D’Avila, o Magnólia traz um novo sabor ao…

7 horas atrás

1ª edição da You Must Dance! no Vista Bar, no Jardim Botânico – festa da jornalista Renata Araújo

O primeiro evento dançante do YMG! aberto ao publico foi um sucesso e já estamos…

2 dias atrás

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

6 dias atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

6 dias atrás

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas. Fomos conhecer o…

1 semana atrás

Boka: restaurante descolado em Ipanema

Recém inaugurado no coração do bairro, o Boka é um restaurante descolado em Ipanema, com…

1 semana atrás