News

50 passeios para fazer no Rio – um Guia por Renata Araújo

Publicado por
Renata Araujo

Sou jornalista, filha e neta de cariocas. Já morei em três países diferentes e apesar de rodar o mundo, continuo apaixonada pela minha cidade. Em um ano em que as viagens estão restritas e temos que olhar para o nosso próprio país, resolvi escrever o guia 50 passeios para fazer no Rio, a convite da Editora Europa. Nele, divido o conteúdo entre atrações (museus, parques, praias, etc), hotéis, bares e restaurantes. Uma curadoria feita a dedo por mim, Renata Araújo, e pela minha equipe. Fomos em cada um dos lugares citados no livro para te ajudar a aproveitar da melhor maneira esta cidade que continua esplêndida, seja você turista ou morador! Portanto, leia o post até o final e anime-se a comprar este charmoso roteiro pela cidade.

+Compre o guia aqui e receba na sua casa!

Prefácio de 50 passeios para fazer no Rio

Sabemos o quanto o prefácio de um livro é importante, afinal, ele é o chamativo para o que está por vir. E tenho a honra de ter um amigo querido e talentoso, como o ator e roteirista Lucio Mauro Filho que assumiu esse papel. Segundo ele, “Renata Araújo é uma cidadã do mundo, já morou em vários países e talvez por isso tenha uma curiosidade inesgotável em descobrir novos lugares e melhor ainda, poder divulgá-los para os amantes do turismo. Ela tem pouso fixo numa das cidades mais bonitas do planeta, o Rio de Janeiro e claro que essa carioca tem as melhores dicas para curtir a Cidade Maravilhosa em grande estilo“.

Ator e roterista Lucio Mauro Filho

O Lucinho certamente sabe das coisas, hein? Depois dessa, você precisa ler este guia de 50 passeios para fazer no Rio, não acha?

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

+10 hotéis para o fim de ano no Rio

As atrações

Difícil foi a tarefa de escolher apenas 50 coisas para fazer no Rio, mas trabalho de jornalista é assim. Objetividade e organização são fundamentais. Portanto, neste roteiro sobre o Rio de Janeiro, resolvi dividi-lo entre atrações (parques, praias, museus e centro culturais), hotéis, bares e restaurantes.

Parque Lage é um dos lugares que está no Guia

Para facilitar a vida do leitor e fazer com que ele não perca tempo se deslocando entre pontos muito distantes em um mesmo dia, os passeios foram separados por áreas (Região Portuária, Centro, Zona Sul, Zona Oeste/Barra e Zona Norte). Assim, você consegue matar várias atrações em um só dia.

Renata Araújo na linda paisagem da Cidade Maravilhosa

Por exemplo, se você está na Região Portuária, pode ir no estonteante Museu do Amanhã, um projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, no MAR (Museu de Arte do Rio) e ainda conhecer o Mural das Etnias, só para citar alguns dos 50 passeios para fazer no Rio.

Museu de Arte do Rio

Claro que os pontos turísticos mais famosos do Rio, como, por exemplo, o Pão de Açúcar também estão lá, com todos seus encantos e informações, como os novos protocolos.

Bondinho do Pão de Açúcar

+7 atrações no Rio com crianças

Dicas atualizadas por Renata Araújo

Certamente, não poderia deixar de fora as novidades desta cidade que tanto adoro. Portanto, quando falo de cultura, além dos tradicionais, MAM (Museu de Arte Moderna) e CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), estão lá dois lugares recentes sensacionais: a Casa Roberto Marinho e a Casa Firjan, ambos imóveis antigos restaurados e com ótimo acervo.

MAM Rio

+Destinos para ir de carro perto do Rio

A gastronomia no guia de 50 passeios para fazer no Rio

Como amante da boa mesa, foi uma trabalho árduo escolher apenas 25 bares e restaurantes no Rio de Janeiro. Mas tentei juntar comida de qualidade, com ambiente agradável e sobretudo, como vista! Portanto, você vê no livro casas premiadas, como o Malta Beef Club, que tantas vezes foi nomeado melhor restaurante de carne do Rio, assim como, a Camolese, que tem um espaço ao ar livre sensacional, além do visual para o Cristo Redentor, outra atração do guia, claro!

Certamente a Casa Camolese tinha que estar no Guia

Certamente novidades tinham que ser apresentadas aos turistas, por isso, incluí o Kitchen, novo asiático na Marina da Glória e também o Proa, bar de frutos do mar na Gávea, assim como, o Rainha, nova casa do chef premiado Pedro de Artagão no Leblon.

Varanda do Kitchen, asiático na Marina

+Novos restaurantes de Claude Troigros no Rio e em São Paulo

A hotelaria no Rio de Janeiro

Os hotéis na Cidade Maravilhosa nunca estiveram tão em alta! Já que agora são as viagens domésticas as mais disputadas, que brasileiro não quer ser carioca por uns dias ? E até mesmo nós, moradores, estamos adorando as staycations, ou seja, férias na própria cidade. Portanto, listei tanto os hotéis de luxo, como o Belmond Copacabana Palace e o Fasano, com o recém inaugurado Gero, como os hotéis boutique charmosos, como o Miramar, em Copacabana e o Arpoador, o hotel mais perto da praia no Rio. E certamente, o Fairmont, o único hotel da rede canadense na América do Sul, está lá com todos seus atrativos. Lembrando, que todos os hotéis mencionados neste roteiro foram testados e aprovados por mim! O guia de 50 passeios para fazer no Rio é extremamente pessoal e apresenta meu olhar jornalístico e curioso sobre a cidade.

Durante a hospedagem no Hotel Belmond Copacabana Palace

+11 melhores restaurantes de Copacabana

Onde comprar o livro

Neste momento, o Guia de 50 passeios para fazer no Rio está disponível em pré venda no site da Editora Europa. E em breve, ele estará também no site da Amazon e nas principais livrarias de todo o Brasil. Portanto, se você acompanha o You Must Go!, conhece bem meu trabalho e sabe da minha adoração pela cidade, garanta logo o seu exemplar e não hesite em me contar o que achou. Vou adorar saber sua opinião.

O Guia está disponível em pré venda

Texto: Renata Araújo, Dezembro 2020

Fotos: Renata Araújo e Lu Mattos

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Tour pela destilaria da Jack Daniel’s perto de Nashville, no Tennessee

Com a mesma produção artesanal desde 1876, o uísque Jack Daniel’s é suavizado gota a…

1 dia atrás

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace. No dia 20…

2 dias atrás

Os preferidos da chef Ariani Malouf, do Mahalo e Mahá, em São Paulo

À frente do Mahalo Mistura Criativa, em Cuiabá, e do Mahá Cozinha Criativa, em São…

3 dias atrás

Grand Ole Opry: mais famosa casa de shows de música country em Nashville

Você sabia que a música country nasceu em Nashville, capital do Tennessee?

4 dias atrás

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta. Reunimos um time fera de jurados,…

7 dias atrás

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP.

1 semana atrás